Aprenda Fazer 6 Litros de Detergente Com Menos de 5 Reais

Kinax

Essa vida de adulto não é nada fácil. Além da gente ter que limpar a casa, lavar roupa e dar um fim em toda louça suja que está caindo para fora da pia, ainda temos que gastar dinheiro para fazer tudo isso!

Mas uma boa maneira de resolver esse probleminha é gastando menos no mercado, fazendo os seus próprios produtos de limpeza em casa!


Você vai precisar de:

  • 1 barra de Sabão em pedra (200 gramas, com glicerina e do mais baratinho);
  • 500 ml de detergente líquido;
  • 100 ml de vinagre de álcool;
  • 3 colheres de bicarbonato de sódio;
  • 3 colheres de sal;
  • 3 colheres de açúcar;
  • 1 balde (10 litros, para dissolver os ingredientes).

Como Fazer:

Corte a barra de sabão em fatias bem fininhas. Em uma panela, coloque-as e um litro de água. Leve ao fogo para que derreta por completo.

Transfira a mistura já com tudo derretido para um balde. Adicione o vinagre e mexa para misturar bem.

Para potencializar o poder de limpeza e de brilho, coloque as 3 colheres de bicarbonato de sódio aos poucos, sempre mexendo entre uma colherada e outra.

A mistura vai dar uma leve engrossada, quase como um creme. Adicione as 3 colheres de sal, que servem para limpar e conservar o produto – que poderá ser utilizado no prazo de 1 ano.

Acrescente também as colheres de açúcar, sempre mexendo bem. Elas ajudarão a dar uma hidratada na mão, evitando que elas ressequem. Mexa bem até que tudo esteja bem diluído.


Nessa mistura, coloque os 500 ml do detergente. Misture tudo muito bem e deixe o produto descansando por no minimo 12 horas.


Após o tempo de descanso, o detergente ficará denso. Com ajuda de um garfo ou até mesmo do liquidificador, bata todo esse creme que se formou, misturando tudo muito bem.

Acrescente então 1 litro de água e bata novamente. A mistura deve ter atingido cerca de 3 litros. Agora você deve completar até atingir o total de 6 litros. Ou seja, adicione mais 3 litros de água.

Agora é só transferir a mistura em vasilhames menores para facilitar na hora de usar e pronto! Lembre-se de dar uma chacoalhada no recipiente antes do uso.

Problemas Durante o Preparo e Como Resolvê-los

Se ficar muito grosso: Acrescente mais água até atingir a textura desejada. Mas não exagere, o produto pode perder sua eficácia.

Se ficar muito fino: Se o produto ficou muito ralo vá colocando mais sal na mistura até que ela engrosse.

Parece que talhou: Se a mistura ficar com aspecto de talhada, ou seja, com uns pedacinhos de sabão, é preciso bater mais. A parte final de bater bem a mistura é muito importante, por isso recomenda até o uso do liquidificador.


Não faz espuma: Mesmo se o detergente caseiro não estiver fazendo muita espuma, não se preocupe. Verifique se ele está fazendo a limpeza de forma correta, mesmo sem espumar. Espuma e limpeza não estão relacionadas.

Fonte: https://www.almanaquesos.com

[relfake id="1"]