12 Passos de Como Dar Banho em Gato e Deixar Seu Bichano Limpinho

Kinax

Você tem um felino em casa e deseja saber Como Dar Banho em Gato? Não é uma tarefa fácil mesmo. Os gatos costumam ter verdadeira aversão à água, portanto, vamos ensinar aqui o método correto de Como Dar Banho em Gato, que é preferível que seja feito  a seco, ok?

1 º Passo: Banho a seco

Como mencionamos, prefira dar um banho a seco no seu bichano. Isso porque a maioria dos gatos se sentirão muito mal se você colocá-lo embaixo do chuveiro, como fazem com os cachorros. Ainda você corre o risco de se machucar com as unhas do gato, pois a maioria tende a fugir da água.


Existem produtos para banho a seco. São lencinhos umedecidos, como aqueles para bebês, e soluções em spray, que limpam os pelos e a pele dos bichanos.

2 º Passo: Corte as Unhas do Bichano

Como Dar Banho Em Gato - Cortar as Unhas

Recomenda-se que no dia anterior de dar o banho a seco no gato, você corte as suas unhas. O corte, obviamente, deve ser feito com um cortador especial e o realizado apenas nas pontinhas das unhas do felino.

Aqueles gatos mais rebeldes podem exigir que você vista luvas de borracha para você não sair arranhada.

Não ultrapasse uma linha clarinha branca que há em cada unha do gato, pois pode machucá-lo. Para cima dessa linha já há vasos sanguíneos e você pode corta-los, ferindo o animal e até fazendo suas unhas sangrarem.

3 º Passo: Escove Antes

Não deixe para escovar os pelo do gato somente quando aprender Como Dar Banho em Gato. Escove o bichinho antes do banho a seco. Isso porque que você passar o lencinho e o spray em pelos embolados criarão uma confusão, estressará ainda mais o gato e você pode nem conseguir dar banho no bichano.

4 º Passo: Deixe-o Calmo

Como estamos recomendando, tudo o que puder se preparado antes do banho, melhor. Aproveite um tempo que você tenha disponível para acariciar o animal, brincar e deixá-lo dormir, além de evitar que ele perceba que você está com os materiais usados para dar o banho, pois isso o deixará já ansioso, estressado ou com medo.

5 º Passo: Inspire Tranquilidade

Como no passo  anterior, mantenha a sua tranquilidade. Relaxe, acaricie o animal nas parte em que ele mais gosta e simule que tudo isso é algo normal.

6 º Passo: Vá Devagar

Inicie e banho sempre devagar e nunca envie em baixo d’água. Comece borrifando a solução para ganho seco pelo pescoço. E vá borrifando o banho seco em geral, menos no focinho, pois além de deixar o bichano muito estressado, o líquido pode atingir os seus olhos.

7 ª Passo:  Use Produtos Para Gato

Não passe spray com produtos para pessoas ou destinado a outros animais. Eles podem conter substâncias que façam mal ao gato ou que não o limpe realmente.

Além de saber Como Dar Banho em Gato, saiba que o animal irá se lamber depois, como de costume e poderá ingerir produtos tóxicos, se você não utilizar no procedimento itens feitos especialmente para eles.

8 º Passo: Lencinhos Umedecidos

Como Dar Banho Em Gato

No caso dos lencinhos umedecidos, você pode usar aqueles feitos para bebês mesmo, pois eles contêm fórmulas super leves e não causam alergia.


Bom, depois que você borrifou a solução para banho seco, passe lencinhos umedecidos, esfregando levemente, para o produto penetrar mais nos pelos e pele o gatinho. Não esqueça das partes íntimas do bichano, como o ânus.


9 º Passo: Produtos Anti pulgas

Se você usa algum produto anti pulgas, aplique no Gato após limpá-lo com os lencinhos umedecidos. Tente se rápido, pois a essas alturas o bichano já deve estar querendo se livrar de você.

10 º Passo: Secador?

A maioria dos gatos não aceitará ser seco por um secador. Para retirar a umidade que possa ter ficado na pele do animal, passe uma toalha ou pano seco por todo seu corpo.

Isso é importante, pois deixar o gato com o pelo ou a pele umedecidos, pode deixá-lo exposto à friagem e, até mesmo, se tornar um ambiente para o desenvolvimento de fungos.

11 º Passo: Limpe as Orelhas e a Parte Externa do Ouvido

Gatos costumam acumular sujeiras facilmente nessas regiões. Com um cotonete ou pedaço de algodão embebidos no spray para banho seco, limpe as orelhas e a parte externa dos ouvidos.

Nunca enfie o conete dentro do ouvido do animal. Pronto, o seu gato estará limpinho com esses passos de Como Dar Banho em Gato.

12 º Passo: Escove Novamente

Como Dar Banho Em Gato - Escovar

Assim que você completar todos os passos de Como Dar Banho em Gato, procure escovar com delicadeza os pelos do animal. E depois, deixe-o livre. Provavelmente ele passará um tempo escondido, se lambendo.

Afinal Porque Gatos têm Tanto Medo de Tomar Banho?

O gatos domésticos devem esse verdadeiro pavor de água ao seu ancestral, que viera do norte da África. De acordo com pesquisadores, o habitat natural dos felinos era árido e isso impediu que eles desenvolvem a habilidade de se banhar com água, como fazem muitas outras espécies de animais.

Os gatos também têm hábitos noturnos e a estarem molhados atrapalha as suas habilidades de caça, adaptada a escuridão, desde que seus pelos estejam secos.

Para evitar perderem suas capacidades de caça e defesa, o gato entende que tomar banho com água seria como perder a sua forma de se proteger dos inimigos.

Apesar da falta de intimidade entre os bichanos e a água, o famoso banho de gato, que ele mesmo se aplica, lambendo-se cuidadosamente, pode ser complementado com banhos convencionais quando necessário, contanto que o animal seja acostumado ao contato com a água desde filhote.

Como Dar Banho em Gato. Pet Shop?

Há gatos que não demonstram esse pavor de água, embora sejam a minoria. Mas se o seu for um desses, você pode não seguir nossos passos de Como Dar Banho em Gato e levá-lo banhar-se em Pet Shops.

Porém, se como a maioria dos bichanos, o seu gato tem medo de água, siga sim os passos de Como Dar Banho em Gato, procedendo com o banho a seco.

Qual a Frequência dos Banhos no Gato?

Como Dar Banho Em Gato em pet Shop


Os bichanos se limpam sozinhos, se lambendo. A língua dos felinos possuem cerdas que captam a sujeira. O banho seco, então, pode ser cado apenas a cada 15 dias e um mais caprichado a cada 2 meses. Isso vale para gatos que não saem na rua.

Os  bichanos que passeiam fora e casa necessitam de banhos caprichados a cada 15 dias e uma passada de lenço umedecido 1 vez na semana, ok?

[relfake id="1"]