Aprenda Como Desentupir Pia Sem Precisar de Química Forte Nem Encanador

Seja em qualquer cômodo da casa, os canos tendem a dar certos problemas regularmente. Saber Como Desentupir Pia pode ser uma forma de economia e de resolver a questão com mais facilidade.

A pia do banheiro é frequentemente entupida por causa do cabelo e dos resíduos de pasta de dente, a da cozinha por gordura de todos os tipos. No entanto, não fique preocupada. Não há necessidade de pagar centenas de reais a um encanador para retirar toda a sujeira que não deixa a água descer.

Nesse artigo, veremos dicas econômicas de Como Desentupir Pia naturalmente. Esses métodos são realmente eficazes para desobstruir seu encanamento facilmente sem usar produtos químicos.

Como Desentupir Pia Sem Precisar de Química Forte Nem Encanador

Como Desentupir Pia

Limpe o Sifão

Primeiro, há o método clássico de desmontar o sifão. Coloque um par de luvas, tome coragem e com as duas mãos, desparafuse o sifão, tomando o cuidado em posicionar um balde embaixo para não alagar o local.

Em seguida, remova qualquer resíduo que entope o sifão e limpe-o com um punhado de sabão para ter a certeza de que não terá problemas. Essa é uma prática simples e eficaz. Deve ser a sua primeira tentativa.


Use Bicarbonato de Sódio e Vinagre

Em um recipiente, misture 200 gramas de bicarbonato de sódio, 20 ml de vinagre branco e 200 gramas de sal grosso. Jogue a mistura na pia entupida. Obviamente, a água estagnada descerá rapidamente após esse processo.


Deixe agindo por pelo menos 30 minutos antes de jogar 1 litro de água fervente. Esta poção mágica dissolve toda a gordura acumulada na pia.

Use um Cabide

Seus canos estão entupidos? Você não pode usar mais seu banheiro ou sua cozinha? Não entre em pânico! Você nem precisa do encanador, basta um simples desentupidor! Não tem um desses em casa? Não fique apreensiva!

Nós explicamos a você como fazer um desentupidor caseiro usando um simples cabide de metal. Confira!

Pegue um cabide de metal. Desdobre completamente. Faça um gancho no final para pegar os resíduos no tubo. Molde uma alça dobrando a outra extremidade.

O resultado de Como Desentupir Pia dessa forma é, de fato, uma dica prática e econômica para desbloquear a passagem dos canos e sem o auxílio de ninguém.

Somente Água Fervendo Ajuda em Alguns Casos

Saiba Como Desentupir Pia

Canos entupidos ou água que evacua com dificuldade, acontece o tempo todo em nossas casas, não é mesmo? Seja na pia do banheiro, da sua área de serviço ou da cozinha, a história é a mesma.

Mas antes de enlouquecer, comprar produtos químicos, ou contratar um encanador, experimente um método que custa apenas alguns litros de água fervente. Parece até brincadeira, no entanto, é bem eficiente.

Ferva a água em uma chaleira elétrica ou em uma panela grande (cerca de 2 litros). Despeje a água fervente na pia par desbloquear os canos. O resultado agora é uma fluidez no quem tem que descer.

A água fervente dissolverá todas as partículas que entopem o encanamento, o que deve permitir que a água volte a fluir normalmente.

Uma dica bônus: Se a água fervente não dissolver tudo na primeira tentativa, repita o processo várias vezes para remover o resíduo remanescente ainda preso nos tubos.

É recomendável que se faça isso uma vez por mês para evitar surpresas desagradáveis. De tempos em tempos, é sempre bom usar o vinagre branco e bicarbonato de sódio, como sugerimos acima, a fim de tornar essa outra dica ainda mais eficaz.

Mangueira de Jardim

Você sabia que tem Como Desentupir Pia com uma mangueira de jardim? Ela funciona muito bem para ser utilizada. É simples. Basta empurrar a mangueira para dentro do cano. Abra toda a torneira e deixe a água descer com pressão.

No entanto, esse método requer certo cuidado, pois a pressão da água deve ser mediana. Se for forte demais poderá romper com o encanamento, caso ele seja velho ou de má qualidade.

Use Uma Ventosa

Como Desentupir Pia Com Ventosa

Há sempre um momento no qual a pia entope, mas mais uma vez vamos dizer para não entrar em pânico. Uma solução muito prática para desbloquear o seu encanamento é o uso da boa e velha ventosa.

Dependendo do caso, aquelas que vendem em lojas de produtos para casa, provavelmente não resolverão o problema, mas vale a tentativa mesmo assim.

Para isso, pegue uma ventosa. Posicione-a bem no centro do dreno da pia. Mexa para baixo e para cima com a ventosa, pois isso desentupirá as laterais.

Para que a sucção seja eficaz, considere o bloqueio temporário das outras aberturas do tubo. Use um pano úmido, por exemplo.

E então? Gostou das nossas dicas? Conhece outras? Se sim, diga-nos nos comentários. Convidamos você a compartilhar esse artigo em suas redes sociais também para que mais pessoas possam lê-lo e descobrirem Como Desentupir Pia naturalmente.