Como Desentupir Ralo – Acabe com Esse Problema

Kinax

Quem nunca passou pelo sufoco de não saber Como Desentupir Ralo e acabou tendo de pagar pelo serviço? Os ralos têm a função de impedir que alguns elementos caiam no encanamento da instalação hidráulica e, assim, com o tempo, acumulam muitos tipos de resíduos e ficam entupidos.

O resultado disso você deve saber, não é? Toda a água que deveria passar pelo ralo acaba ficando retida, o que pode até causar transbordo no local.


Como Desentupir Ralo

Como Desentupir Ralo – Pia, Tanque e Banheiro

Para ajudar nessas situações, selecionados métodos simples de Como Desentupir Ralo de diversos lugares. Dessa forma, você mesmo pode resolver o problema quando ele acontecer. Vamos conferir?

Como Desentupir Ralo Da Pia Da Cozinha

O ralo da pia da cozinha é um dos que entope com mais frequência, em especial, na casa de quem usa muito a copa. São restos de alimentos, em geral, que, com o passar do tempo, se fixam e obstruem a passagem da água que sai da torneira.

Mas, há uma formas bastantes simples e eficazes de Como Desentupir Ralo de pia de cozinha.

Bicarbonado de Sódio Com Vinagre

Como Desentupir Ralo Da Pia Da Cozinha

Uma delas é colocar sobre o ralo cerca de 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Aguarde uns minutinhos e despeje devagar 1 xícara de chá vinagre de qualquer tipo. Esse procedimento fará com que levante uma espuma.

Espere cerca de 30 minutos e irá perceber que um odor um tanto desagradável sairá do ralo. Quando isso ocorrer, jogue 1 litro ou mais de água fervente no ralo.

Coca Cola

Mais uma dica é usar refrigerantes, de preferência à base de cola. Vá despejando a bebida pelo ralo e aguarde alguns minutos. Faça o teste para ver se o ralo desentupiu realmente.

Soda Cáustica

Outro método é para casos onde o ralo está bem entupido (isso você percebe devido ao mau odor forte que exala). Prepare cerca de 5 litros de soda cáustica (água + soda), de acordo com as instruções da embalagem.

Vá despejando esse líquido aos poucos pelo ralo. Mas, tenha cuidado ao preparar a soda cáustica e ao manuseá-la. Nunca mexa nessa substância com as mãos desprotegidos ou sem o uso de uma ferramenta, como pedaço de madeira.

Atenção também para que a soda não respingue em seu corpo e, muito menos, nos olhos. Se puder, use luvas, uma roupa que lhe proteja (principalmente os braços) e óculos.

Vale ressaltar que esses procedimentos são válidos também para desentupir ralos de pias de banheiros e lavabos.

Como Desentupir Ralo De Tanque

Como Desentupir Ralo Do Tanque

O ralo do tanque da lavanderia também pode entupir, devido a fiapos e outros resíduos provenientes de tecidos. Você pode até usar as técnicas citadas anteriormente, mas há uma dica mais eficaz para tanques.


Para fazer esse processo, providencie 3 pedaços de arames flexíveis e trance-os (como se fosse fazer uma trança de cabelo). Faça uma espécie de gancho em uma das pontas dessa trança.


Em seguida, introduza o gancho feito com os arames no cano da pia do tanque e vá rodando até perceber algo que esteja obstruindo o encanamento, que causou o entupimento do ralo.

Sempre que perceber algo, puxe levemente a trança de arames para cima e confira se há algum resíduo nela e jogue fora. Faça um teste para conferir se o ralo desentupiu.

Caso o entupimento persista, é provável que tenha mais resíduos no encanamento. Repita o procedimento até se livrar totalmente do problema.

Ao detectar obstrução, nunca force os arames para baixo, pois você poderá piorar o problema. Sempre traga a trança de arames para cima (fora).

Como Desentupir Ralo De Banheiro

Como Desentupir Ralo Do Banheiro

Ralo entupido no banheiro também é comum, ainda mais se o chuveiro é usado por muitas pessoas. Fios de cabelo e pelos acabam obstruindo a passagem de água e o seu box pode virar uma lagoa!

Para resolver esse problema tão incômodo uma das formas é, primeiramente, retirar a tampa do ralo. Em seguida, providencie uma chave de fenda longa e desparafuse a entrada do cano, que é fácil de localizar, em geral.

Caso o ambiente esteja escuro, ilumine com uma lanterna ou vela para visualizar fios de cabelos, pelos ou outros resíduos. Basta, então, com uma luva nas mãos ou mesmo um saco plástico, remover esses elementos.

Mas, se fios de cabelos ou pelos não estiverem na superfície, você não conseguirá vê-los para retirar. Nesse caso, será preciso usar algo que dissolva esses elementos e a passagem seja desobstruída, desentupindo o ralo.

Prepare cerca de 5 litros de soda cáustica, de acordo com as instruções do fabricante. Retire a tampa do ralo e despeje dentro dele.

Aguarde cerca de 40 minutos e faça um teste, para conferir se a água do chuveiro passou a descer normalmente. Mas atenção, para não ter contato com restos da soda cáustica, lave bem o piso do banheiro com sabão em pó ou detergente e algumas colheres de bicarbonato de sódio, para neutralizar a ação da soda.

Ainda assim, aguarde cerca de 1 hora para usar o chuveiro. Caso o problema persista, o recomendado é contratar um profissional.

Os métodos também podem ser usados para ralos entupidos de pias de banheiro. Isso porque muitas pessoas costumam se pentear ou depilar nesses locais.

Evitando Que Ralos Entupam

Evitando Que Ralos Entupam

As dicas sobre Como Desentupir Ralo são extremamente úteis. Ainda mais se você se deparar com o problema no meio da noite ou em um domingo e feriado (quando é mais difícil recorrer a um profissional). No entanto, não custa nada tomar alguns cuidados para evitar que os ralos da sua casa entupam, não acha?

A seguir, veja o que pode ser feito para evitar esse transtorno de ralos entupidos:

  • Remova bem a gordura e os restos de alimentos das louças antes de lavá-las. Passe guardanapos nas peças mais sujas. Isso evita que gorduras e pedacinhos de comida acabem se acumulando no ralo;
  • Procure não pentear os cabelos debaixo do chuveiro, pois aumenta a chance dos fios caírem e se fixarem no ralo;
  • Quando for se depilar, remova os pelos com um algodão, antes de se enxaguar no chuveiro. Isso evita que excesso de pelos parem no ralo do banheiro;
  • Evite pentear os cabelos ou mesmo se depilar durante na pia do banheiro, pois os fios podem ficar retidos no ralo;
  • Nunca despeje óleos ou outros tipos de gordura pelo ralo. Coloque em uma vasilha, vede-a e jogue no lixo;
  • De tempos em tempos confira se os ralos da sua casa estão permitindo o escoamento perfeito de água. Percebendo algo de errado, já tome providências. Não espere o entupimento piorar.