Como Espantar Formigas – 16 Truques Caseiros e Naturais

Kinax

Conheça vários truques caseiros de Como Espantar Formigas da sua casa, horta e jardim.  Existem inúmeros produtos naturais que podem te ajudar nessa missão.

Como é de conhecimento de todos, as formigas estão em todo lugar. Até mesmo quem mora em apartamento sofre com esses insetos. Elas estão sempre por cima da mesa, da pia, microondas, armários.


Isso ocorre porque a espécie urbana de formigas é onívora e se alimenta proteínas e açúcares. Além disso, elas possuem patas moles e cheias de pelo, o que garante aderência às superfícies verticais.

Portanto, se você sofre com a invasão das formigas em seu lar, e não quer usar produtos tóxicos, confira uma seleção de dicas de Como Espantar Formigas com produtos naturais e que não são agressivos.

Como Espantar Formigas de Dentro da Casa

Como Espantar Formigas de Dentro da Casa

1 – Cravo e Canela

Uma dica eficiente de Como Espantar Formigas sem muito esforço, é usar cravo da índia e/ou canela. Basta você encher um pote pequeno e sem tampa com estas especiarias, e depois colocar no local onde as formigas costumam se alojar.

Você pode usar também, um saquinho de tule. Troque as especiarias a cada duas semanas, para manter o cheiro com eficiência. É importante lembrar que, essa solução espanta as formigas sem matá-las.

2 – Alho

Esta é uma solução super natural de Como Espantar Formigas e manter sua casa protegida. Faça uma mistura de água e alho.

Para isso, coloque água em uma panela, adicione vários dentes de alho, deixe em repouso por 24 horas, coe a solução e aplique diretamente sobre o ninho ou onde tiver formigas.

3 – Cascas de Frutas Cítricas

As frutas cítricas são excelentes formas de Como Espantar Formigas. Por isso, se o seu açucareiro estiver sempre cheio de formigas, coloque um pedaço de casca de laranja ou limão dentro dele.

Outra dica, é colocar as cascas em locais estratégicos dentro de sua casa, sempre próximo aos cantos, poi o aroma irá afastar as formigas.

4 – Vinagre

Como Espantar Formigas - Vinagre

Todos sabem que o vinagre é um dos principais aliados na hora da limpeza. Mas, dentre suas diversas funções, ele também afasta e elimina formigas de maneira natural.

Para isso, após a limpeza da casa, borrife uma solução de vinagre branco com água no piso, próximo às portas, janelas e bancadas.

5 – Detergente, Pimenta e Café

Essa é uma das formas mais baratas de Como Espantar Formigas. Além de não contaminar o ambiente, é muito eficaz.

Coloque 100 ml de detergente e 100 ml de água dentro de um copo, misture e coloque em um borrifador ou seringa.

Depois, aplique nos cantos e frestas da casa, e também nos possíveis locais onde as formigas costumam passar.

Depois que você passar a solução de detergente nas frestas e cantos, coloque pimenta caiena nesses buracos. Mas, só faça isso senão tiver crianças e animais domésticos, pois eles podem acabar ingerindo a pimenta.

Portanto, se tiver crianças e animais de estimação, use borra de café, para evitar acidentes.

6 – Suco de Limão

Derrame suco de limão nas bordas das janelas e também nas portas que ficam expostas ao ar livre. Porém, o suco deve ser espremido na hora, sem nenhuma mistura.

O cheiro forte do limão vai incomodar as formigas, fazendo com que elas não entrem nos locais.


7 – Vaselina

Passe vaselina ao redor das fruteiras, potes de água, recipientes onde tem comida para seu animalzinho de estimação e vasilhas que ficam fora da geladeira e que são capazes de atrair formigas.


8 – Bicarbonato de Sódio

Como Espantar Formigas - Bicarbonato e Açúcar

O bicarbonato de sódio também é uma excelente alternativa de Como Espantar Formigas.

Coloque um pouco de bicarbonato com açúcar dentro de tampinhas plásticas e espalhe por todos os cômodos da casa.

O açúcar serve para atrair os insetos, o bicarbonato atrapalha o equilíbrio delas, causando a morte das formigas.

9 – Óleo de Hortelã Pimenta

Borrife óleo de hortelã pimenta ao redor da pia, contornos de janelas, portas e deixe secar. Além do cheirinho da casa ficar uma delícia, as formigas não vão entrar em sua residência.

10 – Giz

Outra técnica de Como Espantar Formigas que funciona bem, é o uso de giz branco. Elas não gosta muito de cruzar em linhas de giz, por isso, desenhe uma barreira com giz em lugares específicos da sua casa.

Essa dica é eficaz pelo fato de o giz ser composto de carbonato de cálcio, o que impede que as formigas entrem em sua residência.

11 – Sal

Espalhe sal nas portas e janelas da sua casa. As formigas não gostam de sal, por isso, ele irá impedir que elas entrem.  Outra solução, é fazer uma salmora e borrifar nas áreas e frestas onde as formigas possam surgir.

Como Espantar Formigas Das Plantas e Jardim

Como Espantar Formigas das Plantas

12 – Graxa

Amarre um pedaço de pano com graxa no tronco das árvores do seu quintal. Assim, suas plantas ficarão protegidas das formigas.

Faça essa técnica em baldes plásticos ou lata. É só passar graxa ao redor desses recipientes. Isso é um obstáculo e evitará que as formigas ataquem, pois irão ficar grudadas na graxa.

13 – Plantas Repelentes

Cultive em sua horta e/ou jardim plantas com ações repelente, como por exemplo: alho, cebolinha, hortelã, coentro, lavanda, losna, citronela. O cultivo dessas plantas evitam o aparecimento de formigas.

14 –  Farinha de Milho

Misture um pouco de açúcar com farinha de milho e espalhe próximo ao formigueiro, plantas e no caminho onde elas costumam passar. A farinha fará com que a digestão das formigas seja dificultada e elas moram em poucos dias.

15 – Gergelim

O gergelim é tóxico para o fungo que serve de alimento para as formigas. por isso, espalhe essas sementes no jardim, nos canteiros e no caminho das formigas. Ao se alimentar, elas irão morrer. Evite colocar diretamente no formigueiro, e sim, em áreas próximas.

16 – Talco

Como Espantar Formigas das Plantas - Talco


Outra técnica muito eficiente de Como Espantar Formigas da horta e jardim, é espalhar um pouco de talco no local. Esse pó não permite que os insetos se aproximem.

Evite o Uso de Substâncias Químicas

Os produtos químicos possuem substâncias tóxicas e que fazem mal à saúde. Isso pode se propagar pelo ar e pelos alimentos contaminados . Por isso, evite o uso. Opte por produtos naturais e que não são prejudiciais a sua saúde e de sua família.