Aprenda Como Esterilizar Vidros e Potes Para Reutilizar

Kinax

Aprender Como Esterilizar Vidros e Potes é essencial para quem deseja reutilizar o material para armazenar outros alimentos.

As embalagens plásticas são muito populares, mas o vidro sem dúvida alguma é um material muito melhor, mais higiênico, durável e ecológico.


As embalagens de vidro têm sido muito reutilizadas para acondicionar alimentos artesanais, como as conservas e até utilizados como objetos de decoração em festas.

A prática da reutilização é ecologicamente correta, assim como o descarte adequado dela.

Como Esterilizar Vidros

O mais importante é entender que após higienizar corretamente e retirar os rótulos, é preciso saber Como Esterilizar Vidros e Potes corretamente antes de usar os recipientes novamente para evitar a contaminação.

Quer aprender como se faz? Vamos lá!

Por Que Esterilizar Vidros e Potes?

O processo de esterilização correto é fundamental para a conservação adequada dos alimentos e evitar a contaminação de bactérias que aceleram o processo de decomposição do alimento e podem prejudicar a saúde de quem ingerí-los.

Todo alimento tem sua duração, e quando essa validade termina, os alimentos iniciam um processo de decomposição e estragam.

Por isso, os alimentos passam por diferentes processos para manter a qualidade por mais tempo.

Assim, caso você reutilize as embalagens de vidro para armazenar outros alimentos, é necessário seguir algumas regras para que enzimas naturais do alimento e microrganismos “indesejáveis” não alterem a composição deles, causando o seu apodrecimento ou a contaminação de quem ingeri-los.

Uma dessas regras é a esterilização dos recipientes! E para tanto, é preciso seguir alguns passos para saber Como Esterilizar Vidros e Potes da forma correta.

Como Esterilizar Vidros e Potes

Antes de escolher qualquer um dos métodos de esterilização, retire os rótulos e a cola grudada no vidro, lave com detergente e água quente, principalmente a rosca da tampa onde acumula sujeira mais difícil de retirar.


Descarte os recipientes rachados, lascados ou enferrujados. E enxágue bem para remover todo o detergente. Por fim, deixe escorrendo sobre a bancada forrada com papel-toalha.


Como Esterilizar Vidros e Potes em Banho Maria

Como Esterilizar Vidro

Forre o fundo de uma panela com um pano de algodão novo e limpo. Depois que fizer isso pela primeira vez, separe a panela e o pano somente para essa finalidade.

Passe os vidros e potes antes na água quente para não rachar com o choque térmico da fervura. Coloque tudo dentro da panela e cubra completamente com água, deixando ferver por 15 minutos.

Coloque outro pano entre os potes para evitar o choque entre eles durante a agitação da fervura.

Por fim, retire tudo com a ajuda de uma pinça de cozinha e deixe escorrendo sobre a bancada forrada de papel-toalha. Não use pano de prato para secar e nem tente manuseá-los com as mãos. Repita o mesmo procedimento com as tampas, apenas fervendo por 5 minutos.

Como Esterilizar Vidros e Potes no Forno

Coloque os vidros e tampas sobre uma assadeira virados com a boca para cima. Leve ao forno baixo (110°C a 140 ºC) por cerca de 15 minutos. Não aumente a temperatura para não rachar.

Como Esterilizar Vidros e Potes na Máquina de Lavar

Na máquina de lavar, coloque os vidros e tampas no ciclo quente protegidos com panos limpos para evitar o choque entre eles com o tambor. Não coloque para centrifugar. Retire-os com uma pinça de cozinha e deixe esfriando na bancada da cozinha em papel toalha.

Como Esterilizar Vidro

Como Esterilizar Vidros e Potes no Micro-ondas


No microondas, coloque 4 colheres de sopa de água dentro dos vidros, e leve ao micro-ondas por 2 minutos. Não coloque vidros com tampa metálica. Retire-os com uma pinça de cozinha e deixe esfriando na bancada da cozinha em papel toalha.

Cuidado: Depois de esterilizado, o vidro pode estourar em contato com uma superfície muito gelada ou muito quente. Portanto, deixe-os esfriar antes de usar.