Aprenda Como Fazer Adubo Orgânico e Fortaleça Sua Horta Organicamente

Kinax

Que tal adubar a sua horta com produtos orgânicos? Mas você sabe Como Fazer Adubo Orgânico?

Fique por aqui e se surpreenda. Há diversos elementos naturais que servem para dar aquele “up” na sua horta ou plantação. Confira a seguir o que pode ser usado no processo de Como Fazer Adubo Orgânico


Como Fazer Adubo Orgânico

Como Fazer Adubo Orgânico

Os métodos de Como Fazer Adubo Orgânico devem ser simples e baratos. A ideia é fazer através de técnicas simples, em que você possa reaproveitar matéria orgânica que é descartada. Acompanhe o que você pode utilizar nesse processo:

Urtigas

Para adubar a sua plantação, as urtigas ajudam bastante os vegetais, árvores e plantas em geral a crescerem de forma mais saudável e rápida. Para fazer o adubo com esse elemento, providencie um balde de água e deixe as urtigas de molho por 7 dias.

Depois desse período de pausa, coe a mistura e molhe a sua horta com a água que sobrar. Só tenha cuidado ao manusear as urtigas, pois elas podem causar coceiras ou até machucar as suas mãos. Dessa forma, use luvas.

Minhocas

As minhocas são os melhores animais para o processo de Como Fazer Adubo Orgânico. Isso porque elas andam entre a terra, fazendo-a ficar com orifícios, que facilitam a drenagem e a entrada de oxigênio na plantação.

Para fazer esse adubo, compre minhocas vivas em lojas especializadas em plantação e coloque-as na terra.

Mix de Nutrientes

Alguns elementos como o cobre, o ferro, o molibdênio e outros nutrem plantas, árvores e vegetais. E você pode fazer esse adubo orgânico em casa mesmo.

Adquira pílulas desses nutrientes e as triture com água no liquidificador. Recomenda-se adquirir pílulas em pó, pois fica mais fácil de misturá-las com água. Você abre as pílulas e despeja o seu conteúdo.

Logo após triturar esses nutrientes, molhe a terra com ele. Além de nutrir a horta, eles ainda evitam a invasão de insetos e outros agentes nocivos à plantação.

Restos de Peixes

Parece estranha essa forma de Como Fazer Adubo Orgânico, não é? Mas os restos de peixes são repletos de vitaminas e nutrientes que darão mais força a sua horta.

Para isso, ferva os restos de peixe, como a cabeça e o rabo em água, por cerca de 30 minutos. Depois desse tempo, coe e mantenha o recipiente tampado. Quando amornar, pode regar a sua plantação com a água que sobrou.

Não coloque os restos de peixe diretamente na terra, pois eles tendem a apodrecer com o tempo e atrair insetos. Caso você queira usar as partes do peixe, enterre-as em buracos com, pelo menos, 60 cm da superfície da terra.

Borra de Café

Como Fazer Adubo Orgânico Borra de café

Outra maneira de Como Fazer Adubo Orgânico com materiais fáceis de se conseguir. A borra de café estimula o crescimento das plantas, além de ajudar a afastar invasores.

Para fazer esse adubo junte cerca de 3 xícaras de chá de borra de café. Misture a borra em um pouco de água, formando uma pasta amolecida. Faça buracos diversos na terra de apenas 10 cm de profundidade e enterre essa mistura.

Casca de Banana

As cascas de banana também são ótimos elementos para o procedimento de Como Fazer Adubo Orgânico adubar naturalmente a sua plantação. Isso porque elas possuem fósforo, potássio e cálcio – que nutrem as plantas.

Você sabe  Como Fazer Adubo Orgânico com cascas de bananas? É simples. Você irá enterrar as cascas da fruta a cerca de 20 ou 30 cm da superfície. Cubra com bastante terra.

Outra maneira é ferver as cascas e deixar apurando por 2 dias. Depois desse prazo, você enterra as cascas e ainda usa a água em que elas ficaram repousando para molhar a terra.


Crustáceos

Outra maneira de Como Fazer Adubo Orgânico. Quando você for preparar crustáceos para fazer algum prato, guarde as cascas, cabeças e rabos do camarão, lagosta, caranguejo e outros. Faça buracos na terra de cerca de 30 cm de profundidade e enterre os restos dos crustáceos.


A sua plantação ficará mais nutrida, pois as cascas desses animais contêm grandes níveis de nitrogênio e de fósforo.

Chá de Aparas

Boa forma de manter sua horta mais forte e protegida de invasores, pois a aparas é uma planta com bastante nitrogênio. Para fazer, providencie um balde com 5 l de água e ferva as aparas por cerca de 30 minutos. Mantenha o recipiente tampado por 3 dias.

Depois do período de pausa, pode molhar a terra da sua plantação com essa água. Não precisa coar, pois as folhas também dão nutrientes para a terra.

Consólidas

Planta chamada também de confrei, ela é fonte de potássio, magnésio, fósforo, vitaminas e minerais. Também é uma boa maneira de Como Fazer Adubo Orgânico.

E para fazer esse adubo, ferva 5 litros de água com 3 punhados da planta. Deixe fervendo por cerca de 30 minutos e a mistura tampada por 1 dia.

Após essa pausa, regue a sua horta com essa infusão. Também não há necessidade de coar o chá, pois as folhas de consolidas ajudam na fortificação da terra.

Grama

Como Fazer Adubo Orgânico com Grama

Modo facílimo de Como Fazer Adubo Orgânico. Quando for aparar a Grama do jardim ou mesmo da horta, não jogue a grama cortada fora. Distribua ela pela plantação. Essas folhas são fonte rica de nutrientes diversos.

Cinzas de Madeira

As cinzas de madeira são ricas em fosfato, potássio e minerais diversos. Assim, nutre a horta e dá força às plantas. Também aumenta a resistência da plantação, que fica protegida da invasão de agentes nocivos, como insetos e parasitas.

Misture duas colheres de sopa para ½ xícara de água e regue a sua plantação com essa mistura. Faça o procedimento todos os meses. As cinzas de madeira podem ser adquiridas em lojas que vendem produtos para plantação.

Cascas de Ovos

Outro método de Como Fazer Adubo Orgânico com coisas que você, provavelmente, joga no lixo. Junte uma quantidade considerável de casca de ovos, como de uns 10 ovos, aproximadamente. Lave bem quando for guarda-las.

A casca de ovo faz o papel de fertilizante em hortas, pois é fonte rica de potássio e cálcio, além de espantar larvas que estragam os vegetais.

Para adubar sua plantação, lave muito bem as casas dos ovos e triture-as com um pouquinho de água, até obter um creme ralo. Faça buracos de apenas 10 cm em diversos locais da horta, despeje a mistura e cobra de terra.

Algumas pessoas distribuem as cascas de ovos quebradas em pequenos pedaços e jogam por cima da terra, esse método também é válido, mas enterrar dá mais resultados benéficos para a plantação.

Esterco Animal

Eis outro jeito de Como Fazer Adubo Orgânico e deixar a sua horta muito mais fortalecida. Use fezes de animais como cavalos e vacas. Caso você não tenha esses animais em casa, o segredo é comprar esse tipo de adubo em casas especializadas em plantas.

Trata-se de um dos adubos mais eficazes para plantações.

Compostagem

Como Fazer Adubo Orgânico-Compostagem

Método bastante usado de Como Fazer Adubo Orgânico, principalmente em hortas que ficam em regiões urbanas. A compostagem se trata de realizar uma mistura de alimentos e substâncias diversas nutritivas, como palha, folhas secas e grama.

Para cada 2 punhados desses elementos, use 1 litro de água e bata no liquidificador até virar um líquido homogêneo. Não precisa de pausa. Logo depois, você já pode regar a terra da sua horta com essa mistura.

Você terá uma plantação nutrida e mais fortalecida.

Qual a Frequência da Adubação?


Finalizando, agora que já temos diversas receitas de Como Fazer Adubo Orgânico, é importante nutrir a sua horta com frequência, já que não adianta fazer o processo apenas uma vez.

Para uma horta nutrida e forte, escolha um dos métodos e faça a adubação uma vez por mês ou a cada 15 dias. Pode misturar as receitas.