Como Fazer Água Sanitária – O Jeito Mais Fácil de Todos

Kinax

Ao aprender Como Fazer Água Sanitária em casa, você vai economizar muito na compra de produtos e ainda usar esse item para diversos tipos de limpeza doméstica. Confira todos os detalhes no nosso post e deixe sua casa brilhando com essa receita super fácil.

Passo a Passo de Como Fazer Água Sanitária

Como Fazer Água Sanitária

Veja Como Fazer Água Sanitária em casa é simples e anote o passo a passo.


Passo 1: Comprar os Itens Necessários

O primeiro passo de Como Fazer Água Sanitária é adquirir os itens necessários para fazer a mistura. Você vai precisar de:

  • 6 litros de água;
  • 1 litro de hipoclorito de sódio;
  • 1 Galão plástico com tampa com capacidade para 8 litros;
  • Um cabo plástico com cerca de 60 cm (para fazer a mistura).

O hipoclorito é facilmente encontrado em lojas de produtos de limpeza, lojas de materiais para construção e lojas especializadas em piscinas.

O valor é bastante acessível, em torno de 15 reais o galão de 5 litros.

Passo 2: Misturar os Ingredientes

No galão plástico, despejar toda a água. Logo depois, ir adicionando a quantidade de hipoclorito aos poucos, mexendo sempre para diluir bem.

Mexer por mais 3 minutos, fechar o galão e pronto, sua água sanitária estará prontinha para uso.

Obs.: o galão deve ser guardado em um local fresco e ficar longe do alcance de crianças e animais domésticos.
Você pode dividir o conteúdo de 7 litros (que rende essa receita) em recipientes menores de 1 ou 2 litros e também em frascos borrifadores menores.

Limpeza Doméstica Com Água Sanitária

Depois de aprender Como Fazer Água Sanitária, vejamos todas as situações de limpeza doméstica nas quais você pode usá-la e deixar sua casa brilhando.


  • Limpeza de pisos e azulejos;
  • Limpeza e desinfecção de pias do banheiro e vasos sanitários;
  • Remoção do limo ou mofo presente nos azulejos e paredes;
  • Limpeza de fogões, armários e eletrodomésticos brancos.

Como Limpar a Casa com Água Sanitária

Essa receita de Como Fazer Água Sanitária em casa fica pronta para uso, ou seja, basta que você misture-a com um pouco de água no momento de usar ou aplique pura em locais de sujeiras mais difíceis, como por exemplo, no limo que fica entre os azulejos.


Vamos ver como fazer a limpeza com água sanitária em diversas situações:

Pisos e azulejos

Usar a água sanitária combinada com detergente para lavar os pisos e azulejos. Deixar essa mistura agindo por cerca de 10 minutos, enxaguar logo em seguida, remover a água e finalizar com um pano seco.

Pia do Banheiro

Em um recipiente, misturar a água sanitária com um pouquinho de água e, com uma esponja, passar a mistura por toda superfície da pia, especialmente aquelas com maior sujidade, em volta da torneira, sobre a torneira etc. Enxaguar bem e pronto.

Vasos Sanitários

Despejar a água sanitária por toda parte interna do vaso sanitário e deixar agir por 5 minutos. Depois, misturar um pouco de água sanitária com água e, com uma esponja, aplicar por toda superfície exterior do vaso (bordas, tampa, assento, base etc.).

Deixar agir por 2 minutos, enxaguar bem todo o vaso sanitário e estará pronto, bem desinfetado e limpo.

Remoção do Limo ou mofo

Colocar a água sanitária em um frasco borrifador e borrifar diretamente nos locais atingidos pelo limo ou mofo, seja paredes, pisos ou azulejos. Deixar agir por 10 minutos, enxaguar bem e pronto.

Fogões, Armários e Eletrodomésticos Brancos

Em um frasco borrifador, colocar um pouco de água e a água sanitária. Borrifar essa mistura em um pano úmido e macio. Passar o pano nas superfícies do fogão (principalmente nas partes brancas), nos armários e nos eletrodomésticos brancos, esfregando um pouco nas partes amareladas ou com sujidades.


Finalizar com outro pano macio e úmido (apenas com água).

Aprendeu Como Fazer Água Sanitária? Use essa receita e economize bastante na próxima compra de produtos de limpeza.