Como Fazer Banana Passa –Simples e Fácil

Kinax

Muita gente acha que Como Fazer Banana Passa em casa é algo dificílimo. Mas não… o processo realmente requer alguns cuidados e atenção. No entanto, até mesmo as pessoas que não têm muitas habilidades na cozinha podem preparar bananas passas em casa mesmo. Incrível, não é mesmo?

Assim, pesquisamos e testamos diversos procedimento de Como Fazer Banana Passa e apresentamos, a seguir, o melhor e mais prático! Assim, você faz essa delícia na sua casa e ainda prepara receitas com banana passa para agradar e surpreender a família e os amigos.


Curioso? Então, fique por aqui e saiba Como Fazer Banana Passa na sua casa e outras receitas com esse ingrediente de dar água na boca! Vamos começar?

Como Fazer Banana Passa

Como Fazer Banana Passa

A receita a seguir de Como Fazer Banana Passa é uma das mais simples para você mesmo preparar em casa tudo em casa. No entanto, é importante seguir todos os passos corretamente, certo? Caso contrário, o resultado não será o ideal e o pior: você poderá desperdiçar as frutas.

Primeiramente, é recomendado providenciar bananas em estado bom para consumo, ou seja, maduras, porém não muito amolecidas, ok? Além disso, uma dica é usar bananas nanicas.

Esse procedimento de Como Fazer Banana Passa pode ser feito em fornos convencionais mesmo. E para isso, você deve providenciar as bananas e suco de limão.

Os passos a serem seguidos são: Descasque as bananas e depois corte-as em rodelas. Coloque as bananas cortadas em uma assadeira forrada com papel manteiga ou vegetal.

Por cima das frutas, despeje uma fina camada do suco de limão. O forno deve ser preaquecido a cerca de 50º C e quando ele atingir tal temperatura, desligue-o. Coloque a assadeira com as bananas dentro do forno, mantendo-o entreaberto. As frutas irão absorver o calor.

Deixe as frutas dentro do forno entre aberto por cerca de 24 h, para que elas desidratem.  Depois desse tempo, retire a assadeira do forno e espere as frutas esfriarem.

Passe as bananas para um recipiente com tampa, de preferência de vidro e mantenha-o fechado por 1 semana, em um local fresco (mas não no refrigerador, ok?)

Como Fazer Banana Passa Inteira

Como Fazer Banana Passa Inteira

Agora que você já sabe Como Fazer Banana Passa em casa, saiba que é possível deixar a fruta inteira, ao invés de cortá-la em rodela. Mas, nesse caso, a receita é um pouco diferente. 

Para fazer a banana passa inteira, você irá descascar a fruta normalmente e cobri-la com suco de limão. Porém, durante o período que a fruta permanece no processo de desidratação, que leva cerca de 24 h, você deverá virar a banana a cada 6 horas (aproximadamente). Caso, contrário, a banana pode acabar cozinhando e não desidratando.

Isso serve também para bananas cortadas ao meio, no sentido do comprimento.


Receita De Pão Com Banana Passa

Receita De Pão Com Banana Passa

Que tal seguir os passos de Como Fazer Banana Passa e preparar, com ela, um delicioso e diferente pão? Para essa receita, você deverá providenciar os seguintes ingredientes:


  • 8 bananas passas médias cortadas em rodelas;
  • 150 g de margarina ou manteiga sem sal;
  • 1 xícara e ½ (de chá) de açúcar cristal;
  • 2 pitadas de sal;
  • 1 xícara e 1/4 (de chá) de farinha de trigo ou integral;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1 colher de sopa rasa de essência de baunilha; 
  • 3 ovos.

Modo de Preparo:

Em um recipiente, acrescente a farinha, o fermento, a canela e misture bem Reserve. Em seguida, adicione um ovo inteiro por vez e continue com a batedeira funcionado, até obter um creme grosso.

À mistura acima, acrescente a essência de baunilha e deixe bater mais um pouco. Agora, junte a mistura reservada com os ingredientes em pó. Continue batendo tudo até obter uma mistura homogênea.

 Providencie um refratário que possa ir ao forno de sua preferência, untando com um pouco de margarina ou manteiga e farinha.

Distribua, então, a massa do pão no refratário e coloque as rodelas da banana passa misturando com uma espátula. Leve a receita ao forno médio preaquecido por cerca de 20 minutos. Retire o pão do forno e espere esfriar para remover da assadeira.

Brigadeiro Com Banana Passa

Brigadeiro Com Banana Passa

Além da receita acima, inove na cozinha e experimente fazer o brigadeiro com banana passa! Para isso, veja a seguir os ingredientes necessário:

  • 4 bananas passas cortadas em rodelas picadas;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 xícara de chá de creme de leite sem soro;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  •  4 colheres de sopa cheias de leite em pó.

Leve ao fogo baixo as rodelas picadas de banana passa, o leite condensado, o leite em pó e a manteiga. Mexa sem parar até que a mistura ganhe o ponto “fundo de panela”.

Então, desligue o fogo e acrescente o creme de leite, misturando delicadamente até obter uma pasta homogênea. Espere esfriar, enrole os brigadeiros e passe em leite em pó, granulado de chocolate branco ou cocô ralado.

Chips De Banana Passa

Chips De Banana Passa

Vamos aproveitar a receita de Como Fazer Banana Passa em casa e preparar chips deliciosos e crocantes para tira-gosto? Confira os ingredientes necessários:

  • 5 bananas passas cortadas em rodelas bem finas;
  • 1 xícara de chá de água;
  • Suco de 2 limões;
  • Sal ou açúcar.

Para preparar, depois de fazer a banana passa, providencie um pote e misture a água com o suco dos limões. Mergulhe as rodelas finas da banana passa rapidamente nesse líquido.


Em uma grelha, distribua as rodelas de banana, sem colocar uma por cima da outra, certo? Deixe as bananas passas na grelha por cerca de 2 h. Enquanto isso, já conferindo a textura, ou seja, se elas estão ficando crocantes.

Com as bananas ainda na grelha, salpique sal ou açúcar. E quando estiverem em ponto de chips, pode retirar as frutas da grelha e deixar que esfriem. Atenção, durante esse período em que as frutas estiverem grelhando, vire-as, para que os dois lados das rodelas fiquem iguais.