Como Fazer Brócolis Verdinho, Gostoso e Nutritivo

Kinax

O brócolis é um alimento com muitas propriedades, pois contém bastante vitaminas, nutrientes, fibra e antioxidante. Para conseguir ingerir todos os benefícios do vegetal é preciso saber Como Fazer Brócolis da maneira correta. Nesse artigo vamos revelar todos os segredinhos…

Como Fazer Brócolis Com Muito Sabor

Como Fazer Brócolis

Um dos vegetais mais saudáveis e gostosos ​​que existem é, sem dúvida, o brócolis. O que acontece é que na maioria das vezes não sabemos Como Fazer Brócolis corretamente e isso torna a sua aparência feia e seu gosto ruim. Há muitas maneiras de preparar esse vegetal e todas elas são deliciosas.


Mostraremos as melhores receitas com brócolis, o que atrairá adultos e crianças a comerem essa maravilha. A melhor época para prepará-los são os meses próprios da estação deste vegetal, mas eles podem ser feitos o ano todo se você quiser.

Além disso, todas as preparações são muito saudáveis ​​porque, de fato, entre as propriedades do brócolis, há um alto potencial antioxidante. Então vá em frente e saiba mais detalhadamente Como Fazer Brócolis para que fique incrível em qualquer refeição.

Mas já adiantamos que este vegetal tem um gosto melhor se permanecer “al dente” e se não tiver sido cozido em excesso, pois além do sabor, suas propriedades nutricionais também são preservadas.

A maneira mais fácil de fazer isso é cozinhar com outros legumes, como cenoura ou batata. Embora também seja delicioso refogado com alho, em uma sopa ou acompanhado de um molho de nozes.

Agora que você sabe algo mais sobre Como Fazer Brócolis para aproveitar ao máximo, recomendamos que preste bastante atenção nas dicas que vamos dar e desfrute de alguns pratos muito apetitosos.

O Tempo de Cozimento do Brócolis

Tempo de Cozimento do brócolis

Embora antes afirmarmos que o brócolis preparado cozido deve ser “al dente”, a verdade é que o tempo de cozimento depende muito dos gostos de quem está comendo.

A razão é que há pessoas que vão gostar mais de uma textura molenga, e outras com o vegetal mais tenro ao paladar. Naturalmente, quanto mais tempo você cozinhar o brócolis, mais suas fantásticas propriedades e nutrientes serão perdidos.

O tempo de cozimento também depende do método utilizado. Então, por exemplo, se quisermos aferventá-lo, é melhor não exceder 7 minutos.

Contudo, no cozimento, 5 minutos seria o máximo. Se quisermos preparar no forno, o tempo será mais longo, cerca de meia hora. Já escaldado, com um minuto teremos mais do que suficiente.

O Truque do Brócolis no Micro-Ondas

Se você tiver que cozinhar brócolis para comer sozinho ou como parte de uma de suas receitas favoritas, tente fazer no micro-ondas.

É uma maneira muito rápida e prática. Para isso, coloque o brócolis cortado em um prato, cubra deixe em potência máxima por 5 minutos.

O Truque do Brócolis Verde

Vegetais verdes, como brócolis, perdem rapidamente a cor quando cozidos. Para evitar isso, você pode usar uma caçarola grande com muita água.

Adicione um pouco de bicarbonato de sódio e cozinhe. Mas neste caso, tenha em mente que os vegetais vão amolecer um pouco além do devido.


Brócolis Gratinado, Um Prato Mais Apetitoso

Como Fazer brócolis gratinado


Existem muitas receitas de Como Fazer Brócolis, mas talvez o mais saboroso de todos seja brócolis gratinado. Certamente, se em sua família há alguém que não gosta deste vegetal, com este prato vai mudar sua mente.

Além disso, não tem nenhum tipo de complicação nem demora para prepará-lo.

Ingredientes:

  • Brócolis;
  • 1 cebola;
  • Tiras de bacon;
  • 200 g de mussarela;
  • 1 xícara de leite;
  • 300 gramas de frango picado;
  • 1 caixa de creme de leite;
  • Água;
  • Sal a gosto.

Como Fazer:

Primeiro você tem que limpar o brócolis e cortá-lo em pedaços para cozinhar. Em seguida, aqueça uma caçarola com bastante água e sal.

Quando levantar fervura, adicione o vegetal picado. Ao chegar no ponto de cozimento que for mais conveniente, remova e drene.

Pré-aqueça o forno a 180 ° C. Em um fio de óleo, frite em uma cebola e algumas tiras de bacon. Acrescente o frango picado em pequenos pedacinhos e refogue.

Assim que dourar, despeje o leite, a mussarela para derreter e o creme de leite. Verifique o sal e deixe ferver por alguns minutos.

Adicione em seguida o brócolis e misture. Coloque em uma forma, levando para assar por 10 minutos. A melhor maneira de Como Fazer Brócolis e agradar a todos é essa.

Receita Brócolis Assado Com Gergelim e Parmesão

Ingredientes:

  • 1 brócolis;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 colher de casca de limão ralado;
  • 1 colher de suco de limão;
  • 2 colheres de queijo parmesão ralado;
  • 3 colheres de sementes de gergelim torrado;
  • Azeite extra virgem;
  • Sal e pimenta;
  • 200 ml de caldo de legumes dissolvido em água.

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 220º C. Cubra uma forma com papel manteiga. Corte os brócolis, lave-os e seque. Misture em seguida com alho, óleo e tempere. Coloque na forma, regue com o caldo de legumes, levando ao forno por 15 minutos.

Misture o suco e casca de limão com o azeite e o queijo. Assim que tirar os brócolis do forno, jogue essa mistura neles e salpique o gergelim.

Receita de Arroz Com Brócolis

Como Fazer Brócolis Com Arroz

Se você não quiser servir o vegetal como salada ou prato único, tem Como Fazer Brócolis incrementado em outras receitas. Que tal no arroz? Fica delicioso e nutritivo. Confira!

Ingredientes:

  • 150 gramas de alho-poró;
  • 100 gramas de azeite;
  • 150 gramas de presunto;
  • 300 gramas de arroz;
  • 600 ml de caldo de legumes dissolvido;
  • Sal;
  • Açafrão a gosto;
  • 300 gramas de brócolis.

Modo de Preparo:

Lave o alho-poró, retirando as folhas externas. Remova as raízes e faça um corte longitudinal no topo. Passe o vegetal pela água.

Com um dedo, separe as duas metades do alho-poró para que o líquido possa limpar os restos de areia que podem ter na ponta. Em seguida, corte em pequenos pedaços.

Coloque uma caçarola para aquecer em fogo baixo com um fio de azeite. Adicione o alho-poró e deixe refogar. Quando ele já estiver cozido, acrescente o presunto.

Misture o arroz e dê uma leve refogada até que comece a tomar o sabor dos outros ingredientes.

Quando o arroz estiver douradinho, acrescente o caldo de legumes e deixe ferver em fogo alto. Tempere com sal e açafrão. Quando o arroz começar a secar, tampe e deixe em fogo baixo para terminar o cozimento.

Enquanto isso, lave bem o brócolis e ferva com água e sal. Quando as hastes estiverem macias, escorra e reserve. Coloque uma panela larga para aquecer em fogo alto com um fio de azeite.


Adicione o arroz já cozido e o brócolis, refogando alguns instantes, pouco antes de servir o prato.

Gostou das receitinhas de Como Fazer Brócolis? Que tal compartilhar o artigo em suas redes sociais?

[relfake id="1"]