Como Fazer Difusor – Ideias Para Aromatizar Ambientes

Kinax

Você sabia que há Como Fazer Difusor de ambientes em casa? E o melhor: de forma simples e com ingredientes e materiais fáceis de serem encontrados no mercado.

O difusor, além de funcionar como um lindo elemento de decoração, ele espalha aromas super agradáveis pelo ambiente em que é acomodado. Infelizmente, não é fácil encontrar instruções de Como Fazer Difusor caseiro.


Portanto, pesquisamos, testamos e trazemos, a seguir, o passo a passo e as explicações sobre Como Fazer Difusor em casa e perfumar ambientes diversos.

Como Fazer Difusor – Ideias Perfumadas

Como Fazer Difusor

O difusor caseiro pode dar um toque especial à sala da sua casa, banheiros e lavabos, escritórios e outros ambientes. Vamos aprender?

Como Fazer Difusor Fácil

Esse difusor é super fácil de fazer, além de barato e muito funcional, pois aromatiza realmente o ar do ambiente. Para confeccioná-lo, você precisará apenas de:

  • 100 ml de álcool de cereais;
  • 50 ml de essência para aromatizadores a escolher;
  • 100 ml de água;
  • 1 frasco com capacidade para 250 ml (ou seja, pequeno);
  • 5 palitos para algodão doce ou para churrasco.

O modo de preparo de difusor para ambientes também é simples. No frasco, você irá adicionar, primeiramente, a água. Em seguida, coloque o álcool de cerais e a essência escolhida.

Misture todo (pode ser com um dos palitos). Pronto! Basta colocar os palitos dentro dessa mistura. A madeira das varetas será umidificada pela mistura e o aroma se propagará, suavemente, pelo ambiente.

Vale optar por um frasco bonito, para ajudar completar a decoração do ambiente.

Difusor Com Amaciante

Como Fazer Difusor

Eis mais uma dica caseira super simples e proveitosa de Como Fazer Difusor para perfumar ambientes. Esse método usa como aroma o amaciante de roupas. Isso mesmo!

Para esse difusor, você deverá providenciar:

  • 250 ml de álcool gel;
  • 200 ml de água;
  • 50 ml de amaciante de roupas;
  • 1 recipiente com capacidade para pelo menos 300 ml;
  • 4 varetas de churrasco ou de algodão doce.

Para preparar o processo também é muito simples. Primeiro, você coloca a água no recipiente escolhido. Em seguida misture o álcool gel e depois, o amaciante de roupas.

Por fim, coloque as varetas embebidas e acomode o difusor onde achar melhor. Esse difusor é muito bom para deixar aquele cheirinho de limpeza no banheiro;

Como Fazer Difusor Contra Maus Odores

Como Fazer Difusor

Além de dar um perfume delicioso aos ambientes, é possível fazer um difusor que perfume a casa e ainda elimine odores ruins, como: tabaco, cheiro de animais, entre outros.

Para isso, você precisará de:

  • 1 recipiente com capacidade para 250 ml;
  • 100 ml de água;
  • 50 ml de álcool gel;
  • 25 ml de essência cítrica ou amaciante de roupas;
  • 50 ml de vinagre (de preferência branco);
  • 5 palitos de madeira.

Misture a água e o álcool no recipiente escolhido. Depois, acrescente a essência (ou o amaciante de roupas). Por fim, coloque o vinagre.

Disponha os palitos na mistura e deixe o difusor perto de onde provem o odor que você deseja eliminar.

O ideal é usar vinagre branco, pois ele tem maior poder de absorver e neutralizar cheiros desagradáveis.

Além disso, vale trocar os palitos a cada 2 dias e refazer a mistura de 1 a 2 vezes por semana, para que os cheiros desagradáveis absorvidos pelos palitos de madeira não permaneçam circulando no ambiente.


Difusor Caseiro Com Pulverizador

Como Fazer Difusor


Aqui já estamos falando de uma dica sobre Como Fazer Difusor caseiro usando um pulverizador.

Para quem não sabe, um pulverizador é um aparelho que funciona ligado na energia ou com pilhas e que exala vapor, como aqueles vaporizadores para tratar problemas respiratórios.

Pulverizadores pequenos podem se encontrados em lojas de construção, de decoração, de utilidades domésticas e pela internet.

O preço, em geral, é acessível e você terá um aparelho que durará muito tempo.

Para preparar esse difusor você precisará de:

  • 1 aparelho pequeno de pulverização (uso doméstico);
  • Água (quantidade indicada para o aparelho);
  • 15 ml de essência a gosto;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Para montar o seu difusor caseiro, você deve colocar a quantidade de água indicada para o pulverizador que você irá usar.

Em seguida, misture o bicarbonato de sódio. Agite ou mexa bem esses ingredientes.

Agora, adicione a essência escolhida e misture bem. Basta ligar o pulverizador, que o vapor será expelido com um cheirinho todo especial.

Assim que a quantidade feita terminar, pode repetir. Mas, se você quiser usar uma essência diferente, lave o difusor com um pouco de vinagre branco. Isso evita que os aromas se misturem.

O passo seguinte é colocar as duas colheres de bicarbonato de sódio. Agite bem até que os dois ingredientes estejam bem misturados.

Logo depois, coloque algumas gotas da essência da sua preferência. Misture novamente.

Dicas Para o Aproveitar Melhor a Aromatização

Como Fazer Difusor

Além de ensinarmos Como Fazer Difusor em casa, aqui você vai ter dicas para aproveitar melhor a aromatização dos ambientes, ou seja, para que o produto dure mais tempo ou o aroma fique mais marcante. Veja:

  • Trocar as varetas (ou palitos) a cada 3 dias para o aroma “renovar”.
  • Usar a mistura feita para o difusor por uns 10 dias, depois disso, trocar.
  • Antes de usar o difusor caseiro, deixe a mistura tampada por cerca de 7 dias. Isso fará com que o aroma apure mais e se fixe nas varetas.

E as Essências?


Não basta apenas saber Como Fazer Difusor, é fundamental que o aroma seja escolhido de acordo com o ambiente em que esse aromatizador será colocado. Por exemplo:

Agora, se você quer uma ajudinha na escolha da essência, aí vão algumas dicas bastante úteis:

  •  Para sala de estar e outras ambientes onde se costuma receber as pessoas, o ideal é escolher essências alegres, energizantes e que contribuam para harmonizar, como capim limão, cidreira, bambu e assim por diante.
  • No banheiro, dê preferência às essências bactericidas, que remetem a limpeza e ao frescor, como alecrim, limão e bergamota.
  • Perfumes cítricos e refrescantes, como o de maracujá, que remetam naturalmente às frutas e ao outros alimentos, são boas opções de difusor de ambiente para a cozinha. Aromas de ervas especiais também combinam bem com essa cômodo da casa e ainda ajudam a abrir o apetite e a estimular a digestão.
  • Nos quartos, por se tratarem de ambientes que precisam transmitir calmaria e tranquilidade para não espantar seu sono, a essência do difusor de ambiente precisa remeter a tranquilidade e bem-estar, além de relaxar e induzir o sono, como a camomila. Mas, claro, também são uma boa pedida essências afrodisíacas, como baunilha e patchouly.
  • No caso do escritório, devido à sobriedade do ambiente, o ideal são essências que atraiam prosperidade, como as de canela e de outras especiarias. Agora, se você quiser estimular a concentração, dê preferência a aromas revigorantes, como o de flor de laranjeira.