Como Fazer Horta em Apartamento e Aproveitar o Espaço

Kinax

Plantar nossa própria comida, além de ser excelente para nossa saúde, nos permite contribuir diretamente para proteger o meio ambiente, combater as mudanças climáticas e o aquecimento global. Nesse artigo, vamos mostrar passo a passo Como Fazer Horta Em Apartamento e aproveitar o espaço que tiver.

Montar um pequeno jardim ou um local onde possa cultivar suas hortaliças dentro de imóvel pequeno e urbano não é tão complicado quanto parece.


Você não precisa de grandes extensões de terra ou grandes investimentos de dinheiro para criar um cantinho especial assim. Apenas uma varanda ou um terraço bastam. Não serão gastos muitos materiais, o que torna economicamente viável. De resto, é preciso somente seguir as coordenadas de Como Fazer Horta Em Apartamento que lhe daremos logo abaixo.

Passo A Passo De Como Fazer Horta Em Apartamento

Saiba Como Fazer Horta Em Apartamento

Passo 1 – Escolha o Lugar

Um terraço, janela ou varanda pode se tornar um lugar perfeito para cultivar plantas e hortaliças. O mais aconselhável é que a horta esteja localizada em uma zona iluminada, orientada para o sul. Isso dará a possibilidade de aproveitar o máximo de horas de sol (8 a 10 horas de luz). O espaço também deve ser protegido de chuva e muita umidade.

Passo 2 – Escolha o Que Plantar

O que será possível plantar nesse espaço? Quando se decide plantar algo pela primeira vez e não se sabe Como Fazer Horta Em Apartamento, esta pode ser uma dúvida recorrente. No início, é aconselhável começar com colheitas fáceis que não causem muitos problemas ou que sejam necessários cuidados extremos.

Essas darão melhores resultados àquelas culturas que não são afetadas por doenças e pragas graves. Dê preferência para as que têm um ciclo curto, pois elas podem ser cultivadas durante quase todo o ano e são fáceis de manusear. Espécies como acelga, alface, rabanete, alho e cebola possuem todos esses requisitos.

Passo 3 – Escolha os Recipientes

Dependendo das dimensões da sua varanda, terraço ou pátio, você terá que escolher um tipo diferente de vaso ou recipiente para plantar. Entre 7 e 15 centímetros de profundidade pode ser plantado quase tudo:

  • Cenoura;
  • Tomate;
  • Feijão;
  • Ervilhas;
  • Rabanetes;
  • Pepino;
  • Manjericão;
  • Hortelã e etc.

Como Fazer Horta Em Apartamento


Essas raízes não exigem muito volume, mas requerem o mínimo. Precisam apenas de água suficiente, como também de ar e nutrientes. As panelas de barro, embora mais pesadas, são melhores que as de plástico porque respeitam a temperatura da terra. Na verdade, o que realmente importa é que sua horta tenha um bom sistema de drenagem.


Passo 4 – A Semeadura

Um dos ensinamentos básicos sobre Como Fazer Horta Em Apartamento é o ato de semear. Existem duas maneiras básicas: plantar diretamente na terra ou plantar em pequenos recipientes e depois ir trocando conforme o crescimento.

Existem vegetais como rabanete, cenoura ou nabo que não podem ser transplantados e devem ser plantados diretamente. Outros vegetais, como alface, cebola ou tomate, embora possam ser semeados de forma direta, é aconselhável transplantar a muda.

Passo 5 – O Transplante

A coisa mais importante durante o transplante não é estragar as raízes da hortaliça ou do vegetal e fazer um buraco grande o suficiente. O próximo passo é pressionar levemente o substrato ao redor da planta transplantada e depois irrigar bem.

Passo 6 – O Substrato

Um bom substrato garantirá o sucesso da horta. O mais recomendado é o composto, um substrato 100% orgânico que contém uma mistura de restos florestais e esterco.

Você pode até mesmo fazer seu próprio composto em casa. Entre suas vantagens, destaca-se a capacidade de armazenar água e nutrientes que a terra possui. Isso é algo fundamental, pois nas hortas de apartamento as plantas têm pouca profundidade de substrato para as raízes procurarem por alimentos.

Além disso, o substrato orgânico pesa até três vezes menos que o solo normal e, portanto, pesa muito menos na mesa e no chão.

Passo 7 – Como Administrar o Adubo

 Como Fazer Horta Em Apartamento - Adubo

Não tem Como Fazer Horta Em Apartamento sem alguns cuidados posteriores. As plantas se alimentam dos nutrientes minerais que estão no substrato e são extraídos pelas suas raízes.

Os mais importantes são fósforo, nitrogênio, potássio, magnésio, manganês, boro, cobre, molibdênio e ferro. No início, não será necessário adicionar nenhum fertilizante, mas, com o tempo, os nutrientes irão se esgotar e mais adubo terá que ser adicionado.

Recomenda-se adubar pelo menos duas vezes por ano.

Passo 8 – Como Regar

A irrigação é uma das chaves para o sucesso da sua horta em casa. Para regar com precisão, recomenda-se o uso dos irrigadores pequenos manuais. A frequência da irrigação depende da época do ano e do número de vegetais e hortaliças plantadas. Por exemplo, no verão, é necessário regar duas ou três vezes por dia. No entanto, fique atento para não cometer excessos.

Passo 9 – Controle De Pragas

A horta deve ser observada sempre para detectar possíveis pragas o mais rápido possível. Para combatê-las, não é aconselhável usar tratamentos químicos, pois são geralmente tóxicos. Isso, claro, além de não respeitarem o meio ambiente.


Algumas das pragas mais comuns são: afídeos, larvas desfolhadoras ou oídio. Dê preferência para métodos caseiros de eliminar esse incômodo, pois assim estará cuidando de suas plantinhas naturalmente.

Gostou de aprender Como Fazer Horta Em Apartamento? Se sim, compartilhe o artigo em suas redes sociais. Assim, mais pessoas poderão se interessar.