6 Opções de Como Fazer Manteiga Caseira – Prática e Saudável

Kinax

O modo de Como Fazer Manteiga em casa é mais fácil do que você pensa. Os ingredientes são simples e o modo de preparo é rápido e prático.

6 Receitas Especiais de Como Fazer Manteiga Em Casa

Como Fazer Manteiga

Saiba Como Fazer Manteiga caseira a seu gosto, se preferir pode adicionar ervas finas a seu gosto. Acompanhe 6 receitas fáceis e práticas.


Como Fazer Manteiga Com Leite

Coloque 2 litros de leite numa panela e deixe na geladeira por 12 horas. Após esse tempo, com uma colher retire a nata que se forma sobre o leite e coloque em um pote com tampa.

Continue fazendo esse processo por alguns dias até juntar mais ou menos meio litro de nata. Coloque em uma garrafa de vidro esterilizada, tampe e agite bem. Faça isso a cada 1 hora.


Quando a manteiga começar a formar “caroços” tipo coalho retire da garrafa passando em uma peneira.

Em seguida, molhe as mãos em água fria, pegue a manteiga e modele como preferir, retirando todo o excesso de soro. Coloque em um pote e deixe na geladeira para endurecer.

Como Fazer Manteiga Com Nata

Ingredientes:

  • 3 a 4 xícaras de nata;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Bate na batedeira até ficar consistente e virar um chantilly. Bata mais um pouco até que se forme um líquido amarelo e a mais consistente.

Retire o soro, se preferir coloque sal, bata por mais 2 minutos, coloque na geladeira, espere gelar e sirva como preferir. A dica é passar no pão ou torrada.

Como Fazer Manteiga Caseira

Ingredientes:

  • 600 ml de creme de leite;
  • Sal a gosto;
  • Papel manteiga.

Modo de Preparo:

Como Fazer Manteiga de Creme de Leite

Bata o creme de leite no liquidificador até ficar pastoso. Passe em uma peneira forrada com um pano limpo ou em um coador de café (limpo) para sair todo o excesso de soro.

Coloque o sal a gosto, dobre o papel manteiga no meio e na diagonal duas vezes, formando um triângulo pontiagudo e em seguida recorte na ponta, para ter um papel redondo.

Coloque a manteiga no meio e amasse bem para modelar. Coloque na geladeira para proteger e consuma em até um mês. . Se quiser leve em pote fechado à geladeira e consuma em até um mês.

Dica: Caso queira adicione ervas de sua preferência.

Como Fazer Manteiga Com Creme de Leite

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Coloque o creme de leite na batedeira e bata em velocidade baixa até virar um chantilly. Obs.: Procure bater todo o creme por igual. Quando o creme ficar bem denso ele irá virar manteiga.

Depois de 5 minutos batendo o creme de leite separa a parte líquida e se transforma em uma massa firme e amarela. Passe a manteiga por uma peneira forrada com um pano de prato limpo.


Junte as pontas do pano e mergulhe (pano bem fechado) em uma bacia com água e gelo, até retirar todo o excesso de “soro” (líquido).


Seque a manteiga com papel toalha, coloque em uma vasilha, modele do seu jeito e deixe na geladeira até endurecer, tempere com o sal (opcional) e em seguida pode servir.

Manteiga Light

Coloque 250 gramas de manteiga sem sal em uma panela e ferva em fogo baixo para derreter. Quando formar duas espuma espere alguns minutos e retire do fogo e deixe esfriar.

Em seguida coe, despeje em um vidro e coloque no freezer para endurecer. Mantenha fora da geladeira e consuma dentro de alguns dias.

Como Fazer Manteiga Ghee

Como Fazer Manteiga Ghee

Coloque dois tabletes de de manteiga sem sal numa panela e aqueça em fogo baixo. Quando derreter retire com muito cuidado a espuma branca que se forma.

Espere esfriar e tire todas as impurezas. Vai ficar um soro branco no fundo da panela, porém nãos e preocupe é a lactose. Deixe apenas o líquido amarelo para o uso, pois é a clarificação da manteiga.

Coloque em um pote tampado e conserve na geladeira.

Como Fazer Manteiga Clarificada

Esse tipo de manteiga muitos cozinheiros usam para deixar omeletes e preparações salteadas na manteiga com estilo de comida de restaurante. O benefício da manteiga clarificada é que os sólidos do leite e a água são completamente separados de sua gordura.

Como Fazer:

O processo é bem simples, derreta um tablete de manteiga sem sal em uma panela com o fundo grosso e no fogo baixo,  sem deixar ferver. Retire as espumas que se irão se formar por cima, tire do fogo e espere esfriar.

Quando tiver fria, remova com uma concha a manteiga que já vai estar clarificada e coloque me um pote de vidro com tampa e conserve na geladeira. Use a manteiga clarificada para fazer legumes e carnes salteadas.

Manteiga de Amendoim

Ingredientes:

  • 200 g de amendoim torrado sem pele;
  • 1 pedaço pequeno de rapadura;
  • 1 pitada de sal;
  • 3 colheres de óleo de gergelim.

Como Fazer:

Coloque todos os ingredientes em um processador e deixe a mistura se transformar. Primeiro vai virar uma farofa e em seguida uma pasta. Essa pasta é a sua manteiga de amendoim, que pode ser passa na bolachinha integral, brigadeiro, etc.

Como Fazer Manteiga de Coco

Como Fazer Manteiga de Coco

Engana-se quem pensa que manteiga só é feita de derivados de leite. Veja Como Fazer Manteiga de coco e reinvente.

De início, você vai usar 250 g de coco ralado seco integral, para não ficar um manteiga engordurada. Bata no liquidificador até que o óleo de coco se soltar das fibras e criar uma pasta cremosa. essa quantia de coco ralado resulta em 200 ml de manteiga.

Será necessário bater em média uns 25 minutos, por isso use um liquidificador forte. Devido ao calor gerado pelas Lâminas do liquidificador a mistura ficará mais líquida do que o produto final, porém, assim que esfriar sua manteiga ficará sólida.

Após esse processo, coloque e um recipiente, tampe e leve a geladeira para esfriar. Durante o inverno a manteiga de coco pode ser conservada fora da geladeira, mas no verão deve ficar sob refrigeração.

Sugestão de Uso:

Após ver Como Fazer Manteiga utilizando coco, é hora de saborear. Ela pode servir de acompanhamento com:

  • Torradas;
  • Pães;
  • Waffles;
  • Panquecas;
  • Tapiocas;
  • Smoothies;
  • Salada de frutas;
  • Granola;
  • Café.

Saber Como Fazer Manteiga tem suas vantagens, pois é feita com produtos frescos, menos processada e mais saudável que a industrializada. Aproveite!