Saiba Como Fazer Queijo e Aproveite os Benefícios Dessa Iguaria

Kinax

Saber Como Fazer Queijo não é algo difícil, porém, é necessário saber alguns critérios importantes para garantir a boa qualidade do seu queijo.

O queijo é uma das iguarias mais consumidas do Brasil e combina com diversos pratos. No sanduíche, lasanha, risoto, sopa, macarrão, ou como aperitivo, o queijo é indispensável.


Portanto, aprenda passo a passo Como Fazer Queijo em casa.

Como Fazer Queijo de Coalho

Como Fazer Queijo

Hoje em dia, as pessoas se preocupam muito com o que estão comendo. E o mais importante, é saber como esses alimentos são produzidos.

Mas se você saber Como Fazer Queijo em casa, não precisa se preocupar com isso, pois conhece a procedência. Portanto vamos às receitas.

Ingredientes:

  • 10 l leite – Obs: Não pode ser de caixinha;
  • 7 ml de coalho;
  • 2 litros de água morna;
  • 1 Colher bem cheia de sopa de sal.

Utensílios Para o Preparo:

  • Uma pá de cozinha ou colher com cabo grande;
  • Dois panos de prato, finos, grandes e limpo;
  • Uma vasilha com tampa com capacidade para 15 litros;
  • Uma vasilha com capacidade para 10 litros;
  • Um escorredor de macarrão;
  • Forma de queijo;
  • Assadeira de alumínio.

Modo de Preparo:

A primeira etapa de Como Fazer Queijo é coar o leite no pano limpo e na vasilha com capacidade para 15 litros.

Em seguida acrescente o coalho no leite e mexa por bastante tempo, até que esses dois ingredientes fiquem bem misturados.

Tampe o recipiente e deixe a mistura descansar por 10 minutos ou até que se forme uma coalhada lisa e firme.

Após o leite coalhado, mexa bem para que a coalhada seja separada do soro. Para que isso ocorra de forma melhor e com mais facilidade, utilize a água morna e mexa novamente, deixando a mistura descansar por cerca de 5 minutos. Após tempo, a coalhada irá descer e o soro irá subir.

Após esse processo, retire o soro com uma caneca, porém, deixe um pouco de soro no recipiente junto com a coalhada. Acrescente o sal e misture.

Em seguida, coloque toda a mistura na vasilha de 10 litros, utilizando o escorredor de macarrão, e coando em um pano bem limpo.

Colocar na Forma

Após toda a mistura ser coada no escorredor de macarrão e no pano de louça, coloque a forma de queijo, na assadeira, e despeje a coalhada na forma, pressionando forte com as mãos modelando para deixar o queijo uniforme dos dois lados. Deixando assim, o queijo bem moldado e consistente.

Leve o queijo a geladeira e deixe resfriar por 12 horas. Durante esse processo, é possível que saia um pouco de soro, esse, deve ser escorrido em seguida. Feito isso, o queijo está pronto.

Como Fazer Queijo Minas Frescal

Como Fazer Queijo Minas

Esse é o queijo mais apreciado no Brasil. Portanto, para saber Como Fazer Queijo minas frescal, basta você seguir passo a passo a receita abaixo que não tem erro.

Ingredientes:

  • 5 l de leite pasteurizado ou leite direto da vaca, porém, deve ser pasteurizado. Obs: Não pode ser de caixinha;
  • 3 ml de cloreto de cálcio;
  • 1,5 ml de coagulante (dissolva em 3 colheres de água);
  • 100 g de sal.

Utensílios:


  • 1 Termômetro para laticínios;
  • 1 Panela grande, capacidade de 7 litros;
  • 1 Faca;
  • 2 Formas para queijo.

Modo de Preparo:


Coloque o leite em uma panela, o sal e aqueça até atingir 36º. Por isso o termômetro, para que você controle a temperatura certa.

Após o aquecimento, desligue o fogo, adicione o cloreto de cálcio e mexa por 30 segundos. Depois acrescente o coagulante e mexa por mais 30 segundos.

Após colocar todos os ingredientes, deixe o leite descansar por 40 minutos. Após esse tempo, verifique se formou uma coalhada lisa e firme. Se a coalhada começar a desgrudar da panela, significa que esse é ponto ideal para cortá-la.

Com a faca, faça cortes paralelos e cruzados, com uma distância de mais ou menos três centímetros entre um corte e outro.

Após o corte, deixe em repouso por 5 minutos e comece mexer por toda a extensão e profundidade da panela.

O Ponto do queijo ocorre após 20 a 30 minutos que devem ser contados a partir do momento do corte. Quando atingir o ponto, a massa apresenta-se consistente e desgruda facilmente do fundo da panela.

Retire a massa da panela, coloque na forma e deixe repousar por 10 minutos, virando com frequência, para dar forma ao queijo. Experimente a massa para saber como está de sal. Se achar necessário, pode acrescentar sal a gosto. Coloque o queijo na geladeira.

Obs: A receita rende 2 queijos com aproximadamente 500 gramas (meio quilo cada).

Queijo Minas Temperado

Caso queira temperar o queijo, antes de colocar na forma, misture na massa orégano, pimenta calabreza, pimenta do reino, ervas de Provence, conforme sua preferência.

Queijo Cremoso

Para fazer o queijo cremoso você vai usar os seguintes ingredientes:

  •  250 ml de leite integral;
  • 2 colheres de maizena;
  • 2 colheres de manteiga sem sal;
  • 50 g de queijo parmesão ralado;
  • 50 g de mussarela;
  • 100 ml de creme de leite.

Modo de Fazer:

Em uma panela coloque o leite, a maizena e a manteiga. Leve ao fogo e deixe esquentar bem. Antes de iniciar a fervura, adicione 50 gramas de queijo parmesão ralado, 50 gramas de queijo mussarela. Deixe cozinhar por 1 minuto e desligue o fogo. Coloque toda a mistura no liquidificador, acrescente o creme de leite, bata tudo até ficar bem cremoso.

Coloque em um recipiente fechado e guarde na geladeira por 6 horas antes de consumir. O queijo cremoso deve ser no consumido em 1 semana.

Obs: Não congelar devido a maizena que vai na mistura.

Queijo Cottage Com Limão (Ricota)

Como Fazer Queijo Cotagge

Também conhecido como ricota, esse alimento é rico em proteínas, além de ser o mais magro dos queijos, ele não precisa ser curado, não é salgado e seus índices de cálcio e proteínas são bem melhores que os demais.

Além disso, possui um baixo teor de sódio e gordura. Aprenda Como Fazer Queijo cotagge e o inclua em sua dieta.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral;
  • 90 ml de suco de limão.

Modo de preparo:

Em uma panela aqueça o leite em uma temperatura de 80 a 90 graus, até que fique morno. Acrescente o suco de limão fresco e continue aquecendo em fogo baixo por 5 minutos, retire do fogo e misture até que o leite comece a coalhar. Caso queira dar um sabor a mais, pode acrescentar ervas de sua preferência, como orégano e salsinha. Deixe esfriar.

Em seguida despeje em uma peneira forrada por um pano limpo e bem fino. Deixe descansar por uma hora e está pronto para o consumo.


O queijo é um alimento muito saboroso e apreciado por pessoas de todas as faixas etárias, pois protege os ossos, dentes, diminui o risco de hipertensão e é bom para o funcionamento do sistema imunológico.

Portanto, agora que você já sabe Como Fazer Queijo, aproveite para inventar essa iguaria em sua casa e utilizar seus benefícios para a saúde.