Aprenda Como Fazer Sabão de Coco da Maneira Mais Fácil

Kinax

Apostamos que poucas pessoas sabem Como Fazer Sabão de Coco. Exatamente! Você pode fazer esse tipo de sabão na sua casa.

Continue com a gente e confira algumas formas de Como Fazer Sabão de Coco!


Como Fazer Sabão de Coco Líquido

Como Fazer Sabão de Coco Líquido

Que tal aprendermos uma receita de sabão de coco líquido para lavar roupas ou mesmo colocar na máquina de lavar, no lugar dos sabões convencionais?

Ingredientes:

  • 3 litros de água;
  • 2 colheres de sopa de óleo mineral;
  • 1 barra de sabão de coco de 200 g;
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Modo de Preparo:

Rale o sabão de coco e coloque em um recipiente grande que possa ir ao fogo. Adicione 1 litro de água e deixa que ela ferve. Espere até que as lascas do sabão de coco derretam por completo.

Adicione o óleo mineral e mexa para misturar. Depois, coloque o bicarbonato de sódio e misture. Em seguida, tire do fogo e deixe essa mistura repousar por 1 hora.

Depois dessa pausa, você verá que se formou uma película por cima, o que é normal e não precisa ser retirada. Reserve.

Esquente mais 1 litro de água, até amornar. Coloque ela no recipiente onde está o sabão de coco derretido e os demais ingredientes. Misture bem.

A película da qual falamos deverá se desfazer. Se isso não ocorrer, coe o sabão de coco líquido que estamos preparando.

Agora, adiciona mais 1 litro de água, dessa vez, fria. Misture bem. Está pronto o sabão de coco líquido para lavar roupas ou outras coisas, feito em casa.

Sabão de Coco em Barra Turbinado

Agora uma receita de Como Fazer Sabão de Coco em barra. Vamos lá?

Ingredientes:

  • 1 barra de sabão de coco pronto;
  • 2 litros de água;
  • 2 colheres de açúcar;
  • 100 ml de vinagre;
  • 2 colheres de sopa de sal.

Modo de Preparo:

Comece ralando toda a barra do sabão de coco. Coloque a água para ferver e acrescente as lascas do sabão. Mexa bem, até que os pedaços do sabão de coco se dissolvam.

Retire a mistura do fogo e coloque o sal, o vinagre e o açúcar. Mexa bem, até obter um creme denso e homogêneo.

Despeje a pasta de sabão de coco em formas ou caixas de suco vazias, para dar o formato do produto. Aguarde até que a pasta de sabão endureça.

Assim que o sabão de coco estiver como um sabão em barra, desenforme. O sabão de coco turbinado que fizemos está pronto para usar!

Sabão de Coco Com Óleo de Coco

Como Fazer Sabão de Coco

Receita prática e que rende bastante. Confira a seguir.

Ingredientes:

  • 100 ml de álcool;
  • 5 litros de óleo de coco;
  • 1,8 litros de soda cáustica líquida;
  • 500 g de bicarbonato de sódio;
  • 2 e ½ litros de água.

Modo de Preparo:

Primeiro, coloque luvas de proteção, pois iremos manipular soda cáustica. Em um balde de metal, coloque um pouco de água quente e a 1 litro soda cáustica. Misture bem. Reserve.

Em outro recipiente, acrescente o óleo de coco com a soda cáustica que sobrou. Mexa até dissolver e misturar. Agora, adiciona, à mistura acima, o bicarbonato de sódio e misture bem. Depois, coloque o álcool e mistura bem.


Misture o conteúdo dos dois baldes. Coloque o sabão em formas e espere que ele endureça. Depois de endurecido, desenforme ou corte em barras. Esse sabão é excelente para lavar louças com gordura, chão, paredes ou mesmo roupas.


Sabão de Coco Com Óleo de Cozinha

Vamos a mais uma receita de Como Fazer Sabão de Coco em casa?

Ingredientes:

  • 2 cocos frescos ralados;
  • 2 litros de óleo de cozinha;
  • 700 ml de água;
  • 500 ml de soda cáustica escamada;
  • 130 ml de álcool.

Modo de Preparo:

Rale os cocos frescos e coloque os pedaços com a água no liquidificador. Bata até obter um líquido homogêneo e grosso.

Coloque essa mistura em uma panela e leve-a em fogo baixo. Vá mexendo para não queimar o sabão. Quando a mistura ferver, retire-a do fogo e reserve.

Providencie outra panela e esquente o óleo. Reserve. Agora, proteja as suas mãos com luvas resistentes e adicione a soda cáustica e misture. Coloque a mistura em um balde com mais um pouco de água. Misture bem.

Deixe repousar até que tudo que foi para a mistura esteja dissolvido. Agora, adicione o óleo aquecido. Misture bem.

Despeje o sabão em formas ou caixas de suco vazias e espere que o sabão endureça. Esse processo pode levar até 1 dia todo. Quando o sabão de coco estiver endurecido, retire das formas e pode usá-lo!

Sabão de Coco Com Sebo

Veja Como Fazer Sabão de Coco

Boa receita também para lavar roupas, paredes, azulejos, pisos, etc. A receita rende cerca de 20 barras médias de sabão de coco.

Ingredientes:

  • 3 litros de água;
  • 3 litros de sebo de boi derretido;
  • 1 kg de soda cáustica em escamas;
  • 3 litros de óleo;
  • 50 ml de essência de coco;
  • 4 litros de álcool de posto (etanol).

Modo de Fazer:

Em um recipiente plástico, coloque 3 litros de água e, aos poucos, vá adicionando a soda cáustica e mexendo. Proteja as suas mãos com luvas de borracha. Deixe esses ingredientes bem misturados, até que a soda se dissolva por completo.

Acrescente à mistura acima o sebo líquido morno. Mexa bem novamente, misturando tudo que já está no recipiente. Agora acrescente na mistura o óleo morno. Adicione, em seguida, a essência de coco. Aguarde e mistura esfriar, o que levará uns 15 minutos.

Quando a mistura começar a talhar, despeje o álcool aos poucos e vá mexendo. Leve tudo ao forno e deixe esquentar por uns 5 minutos, não deixe ferver.

Despeje a mistura morna em formas. Deixe que ela endureça, o que deverá demorar umas 12 horas. Depois desse período desenforme o sabão.

Mas Para Que Serve o Sabão de Coco?

Para Que Serve Sabão de Coco

Trata-se de um dos sabões mais eficientes para lavar roupas. Além disso, pode ser usado na faxina, para limpar paredes e o chão. Alguns deles, aqueles que não possuem muita soda cáustica também podem ser utilizados para lavar louças.

Atenção!

Por fim, agora que você já sabe diversas formas de Como Fazer Sabão de Coco, saiba que ele deve ser usado apenas nas roupas e outros locais, já mencionados. Pode-se lavar as mãos também com ele.


No entanto, não use as receitas que sabão que ensinamos para tomar banho. Elas são muito agressivas para a pele, podendo causar alergias ou até mesmo queimaduras, devido à presença da soda cáustica, além de deixar a pele ressecada.

Sabia que Você Mesma pode Fazer o seu Sabão de Coco? Fique por Aqui e Aprenda Várias Receitas desse Sabão.