Aprenda Como Fazer Vinagre de Maçã em Casa e Economize

Kinax

Os incríveis benefícios para a saúde do vinagre nós já os conhecemos, mas você sabe Como Fazer Vinagre de Maçã em Casa? É fácil, é econômico e você só precisa de sobras de maçãs. Parece simples, não? Pois é bem simples. Confira!

Como Fazer Vinagre de Maçã em Casa e Economizar

Como Fazer Vinagre de Maçã em Casa

Antes de explicarmos as receitas, é bom ressaltar que, de início, fazer 1 litro é mais do que o suficiente, uma vez que, com a prática é possível ir aumentando a quantidade gradativamente. Isso não te deixará correr o risco de fazer algo errado.


Receita 1

Ingredientes:

  • Cascas de maçã ou talos de maçã;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 230 ml de água.

Modo de fazer:

Descasque as maçãs. Encha um jarro de vidro com cascas, miolos e pedaços de maçãs não utilizados. Adicione o açúcar e misture bem na água, pois é necessário que se dissolva por completo.

Coloque a água no recipiente das maças até cobri-las completamente, mas não deixe que chegue até o topo. Cubra tudo com um pano de prato ou qualquer outro tecido, amarrando as laterais com qualquer tipo de elástico.

Deixe o recipiente em um local quente e escuro por cerca de 2 semanas, uma vez que esses elementos são imprescindíveis para a fermentação.

Mexa a mistura a cada 3 a 4 dias, se desejar. Se uma espuma acastanhada / acinzentada se desenvolver por cima, simplesmente remova-a.

Após duas semanas, filtre o líquido. Os resíduos da fruta devem ser removidos. Neste ponto, o vinagre geralmente tem um cheiro agradável de cidra de maçã, mas ainda falta seu sabor característico.

Coloque o líquido filtrado em reserva por 2 a 4 semanas. Pronto! Você já aprendeu uma das técnicas de Como Fazer Vinagre de Maçã em Casa.

Quando te dissemos que era fácil, não era uma piada, pois essa funcionalidade realmente existe! Você saberá que o vinagre de maçã está pronto quando ele estiver com o cheiro único e gosto de vinagre.

Se este não for o caso, deixe o recipiente parado por mais um tempo. Quando estiver satisfeito com o sabor, feche-o bem e guarde-o na geladeira por quanto tempo quiser. Não se preocupe, não vai perecer!

Observação:

Se um filme gelatinoso se desenvolver na superfície do seu vinagre, parabéns, pois significa que você criou uma “mãe de vinagre”. Esta mãe pode ser usada como base para reavivar a fabricação de futuros frascos que queira.

Você pode removê-la e armazená-la separadamente, mas recomenda-se deixá-la flutuar no frasco de vinagre. É possível usar seu produto caseiro como faria com o que se compra na loja.

Utilize para cozinhar, limpar e tudo o mais. Inclusive como ingrediente de emagrecimento, é bastante eficaz.


Receita 2

Aprenda Como Fazer Vinagre de Maçã em Casa


Uma maneira bem simples e fácil de como fazer vinagre de maçã caseiro é usando levedura.

Ingredientes:

  • 2 grandes maçãs orgânicas;
  • 1 litro de água;
  • 100 ml de mel orgânico (ou 100g de açúcar);
  • Levedura de vinho biológico.

Modo de fazer:

Antes de tudo, alguns itens a ressaltar:

  • Você também precisa de um grande jarro de vidro para fermentação e outros frascos para acondicionar o vinagre.
  • A quantidade de mel depende do teor natural de açúcar da maçã: quanto mais ácida e menos doce a maçã, mais mel você precisará. Talvez não seja necessário colocar todo o mel.
  • Levedura de vinho é usada para acelerar a fermentação, mas não é obrigatória. No entanto, vai adiantar consideravelmente o processo.

Primeiro começamos transformando as maçãs em purê, adicionando água e passando-as ao liquidificador.

O mel é derretido em água morna. O purê de maçã, o mel e o fermento de vinho são despejados no jarro. Resta apenas fechá-lo hermeticamente, mantendo afastado da luz, mas o mais quente possível. Considera-se que a fermentação é melhor a 29 ° C.

Misture a preparação diariamente por 10 dias. Após esse período, o purê fica um pouco no fundo do recipiente. Use um bom coador para extrair o suco filtrado, para ser armazenado em frascos de vidro.

Mantenha estes frascos por 60 dias sob as mesmas condições. Isso transformará o álcool em ácido acético. O vinagre de maçã, em seguida, estará perfeito para ser consumido.

Para preservá-lo, usa-se garrafas de vidro com rolhas. Se o consumo for rápido, poderá ser acondicionado em frascos de tampa simples.

Como Fazer Uma Mãe de Vinagre de Maçã?

Mãe de Vinagre de Maçã

Uma mãe de vinagre (mycoderma aceti) é um biofilme produzido por uma colônia de bactérias acéticas durante a acescência. Através dela é possível saber Como Fazer Vinagre de Maçã em Casa com mais facilidade.

Comece enchendo uma jarra com 4/5 de cidra orgânica e 1/5 de vinagre de cidra orgânico.

Cubra o topo da jarra com um pano limpo e tornando-a “hermético”, envolvendo o tecido com elásticos. Isso evitará a entrada de insetos e deixará o ar acelerar o trabalho de fermentação.

Após 3 a 4 semanas começará a formar uma mãe (filme) na superfície. É um bom sinal que o processo está envolvido. Deixe a mãe fermentar e “amadurecer” até que a camada fique mais espessa. Isso pode demorar de 9 semanas para mais.


Em seguida, pegue um pedaço de mãe e uma pequena quantidade de vinagre e comece outro lote com um pouco mais de suco de maçã (orgânico) do que o da receita inicial (cidra / vinagre).

Viu a facilidade aplicada em Como Fazer Vinagre de Maçã em Casa e também a mãe de vinagre? Não se esqueça de compartilhar o post também!

Add Comment