Como Lavar Frutas e Verduras – Faça a Higiene Correta

Kinax

Saber Como Lavar Frutas e Verduras é essencial e deve fazer parte da rotina da família, pois protege todos das doenças e contaminação química.

Portanto, se você não sabe ou tem alguma dúvida de  Como Lavar Frutas e Verduras corretamente, aprenda passo a passo como fazer a higienização para diminuir a quantidade de agrotóxicos e de micro organismos que estão alojados no alimento.


Como Lavar Frutas e Verduras – Diminua o Risco de Contaminação

Como Lavar frutas e Verduras

Aprenda com detalhes os passos básicos de Como Lavar Frutas e Verduras  e faça a higiene ideal para diminuir os ricos de se contaminar com as bactérias ou sofrer algum efeito colateral decorrente do agrotóxico.

Lave Bem as Mãos

Antes de iniciar o processo para lavar as frutas e verduras, você deve lavar bem as mãos com água morna e sabão, para eliminar os germes e bactérias da pele.

Na sequência, os utensílios que serão usados para a higienização também devem estar limpos. Por isso, limpe bem a tábua onde os alimentos serão apoiados, para fazer a remoção das partes estragadas ou machucadas, limpe o balcão, a tábua de corte e a faca que será usada.

A importância de manter o local higienizado, é que, ao descascar ou cortar os produtos, as bactérias que estão vagando no ar podem atingir seu alimento. Com tudo limpo o risco disso ocorrer é menor.

 Para iniciar o processo, corte as partes danificadas dos produtos, pois essas áreas danificadas colaboram para a entrada dos patógenos nos alimentos.

Lave os alimentos com água corrente, esfregando-os com uma esponja limpa ou escovinha, esse primeiro passo de Como Lavar Frutas e Verduras é para remover a sujeira a olho nu.

Obs.: Reserve a esponja e a escova somente para esse uso. Não utilize para outros fins.


Em seguida, dilua em uma bacia 1 colher de água sanitária em 1 litro de água e deixe as frutas com casca de molho durante 15 minutos.



Lave as frutas e verduras separadas, para evitar a contaminação cruzada, que é a transferência de microrganismos de um alimento contaminado para outro produto que não esteja contaminado.

As verduras com folhas, assim como as frutas, também devem ficar de molho por 15 minutos em água clorada. Se não tiver produtos à base de cloro, use 1 colher de água sanitária para cada litro de água.

Solução Com Bicarbonato de Sódio

Outra solução de Como Lavar Frutas e Verduras é o uso de bicarbonato de sódio, produto esse com grande utilidade para eliminar resíduos de sujeira e bactérias dos alimentos.

No caso de alimentos com uma dimensão maior, como por exemplo: pimentão,maçã, pera, entre outros, faça um “creme” de bicarbonato para higienizar.

Para isso, coloque 1 colher rasa de bicarbonato, a mesma quantia de água (1 colher rasa) misture bem até formar uma pasta e passe nas frutas e vegetais.

Para higienizar frutas menores, como por exemplo uva, morango, amora, entre outras, dilua em uma bacia 1 colher de bicarbonato para cada litro de água e deixe 15 minutos de molho. Enxágue bem e seque se necessário.

Solução Com Vinagre

Coloque em uma bacia 1 xícara de vinagre para 2 xícara de água.  Deixe as frutas e verduras de molho durante meia hora e logo em seguida enxágue com água fria.

Como Lavar frutas e Verduras Corretamente

Como Secar os Alimentos

Após aplicar as soluções de Como Lavar Frutas e Verduras, é hora de secar os alimentos higienizados. Para isso use utensílios como papel toalha ou papel vegetal.

Outra opção, é deixar secar naturalmente ou usar uma centrífuga própria para escorrer frutas e legumes.

Siga as concentrações recomendadas e tenha em sua mesa sempre alimentos saudáveis e bem higienizados.