Como Lavar Roupa – As Melhores Dicas e Truques Para Você Não Errar

Kinax

As suas roupas e da sua família merecem um tratamento especial, não acham? Por isso, hoje vamos dar várias dicas e revelar alguns truquezinhos de Como Lavar Roupa sem estragar as peças e lavando bem.

A vida atribulada que levamos hoje em dia muitas vezes nos obriga a executar as tarefas domésticas de forma corrida, sem prestarmos muita atenção no que estamos fazendo. Isso pode ser um desastre em alguns casos.


Nesse artigo, vamos dar algumas orientações básicas para a lavagem de suas vestimentas. Mostraremos um resumo de técnicas de Como Lavar Roupa que, embora possam parecer óbvias, muitas vezes são negligenciadas.

Dicas Simples de Como Lavar Roupa Corretamente

Como Lavar Roupa

Separe as Roupas Por Cores

Cores pastel ou cinza não são brancas. Elas devem ser destinadas a uma lavagem de cores claras. Na lavagem de roupa branca devem ir exclusivamente as peças nesse tom para que não manchem.

Atenção aos Tecidos

Devemos dar uma atenção especial ao tecido que estamos lavando e seguir sempre as instruções da peça. Assim será possível manter as roupas em bom estado pelo maior tempo possível. Algodão não é lavado como seda ou cashmere.

Troque o Alvejante Químico Por Bórax

Alvejante químico, se não usado corretamente, pode deixar manchas amarelas em suas roupas. Em contraste, o bórax é um alvejante eficaz e não é tóxico, assim como o alvejante químico.

Não Lave os Lençóis Juntos Com as Toalhas

O fio que as toalhas emitem podem aderir à lavagem dos lençóis e ser difícil de remover. Além disso, eles também ficarão desconfortáveis ​​na hora de dormir.

Na Máquina de Lavar Roupa

Como Lavar Roupa na Máquina

Use água fria em vez de água quente. A água fria penetra nos tecidos de uma maneira diferente. Dessa forma, você terá Como Lavar Roupa mantendo as cores impecáveis e o branco mais branco. Também tenha em mente que você estará contribuindo para o meio ambiente.

Como Lavar Roupa Branca: Truques da Vovó

E então, aqui estão todos aqueles truques caseiros, usados ​​por nossas mães ou avós e que muitas vezes acabam sendo os mais eficazes. Talvez alguns os conheçam de cor, mas outros irão se surpreender.

Limão

O limão é um poderoso alvejante e bastante utilizado antigamente para ter Como Lavar Roupa Branca sem usar produtos químicos. Embeber as peças com um suco de limão ou dois (dependendo da quantidade vestimentas que temos) ajuda a clarear o branco.

Também é possível colocar meio limão na máquina de lavar dentro de uma meia para obter um efeito similar.

Outros Elementos Que Ajudam a Branquear a Roupa

Embora sejam mais fortes para itens delicados, alguns elementos podem ser utilizados para o branqueamento. Estes são: água oxigenada, amônia, vinagre e bicarbonato.

Podemos usar a mesma técnica, colocando a roupa de molho com qualquer um desses componentes ou adicioná-los à caixa da lavadora. Mas tome cuidado com as quantidades a serem usadas. Não abuse para não danificar os tecidos.

Como Lavar Roupa Brancas

Como Lavar Roupa Preta Sem Danificar Cor e Tecido

Embora a moda mude, há algo que nunca sai de moda: usar roupas pretas. Abaixo, vamos ensinar Como Lavar Roupa preta sem que a cor fique desbotada, coberta de pelos ou aparecendo linhas ou sombras produzidas pelo detergente.

Ordene Por Cor e Peso

Misturar tecidos, cores e itens muito sujos com aqueles que não são, pode ter resultados desastrosos. Roupa preta quando nova provavelmente desbotará cor sobre as peças mais claras.

Lavar itens delicados com tecidos pesados, usando configurações leves, pode danificar as peças finas e fazer um trabalho ruim de limpeza dos tecidos grossos. Portanto, classifique as vestimentas por cor e peso para ver melhores resultados na lavagem de suas roupas pretas.


Evite a Secadora

O calor da secadora pode fazer com que roupas escuras percam a tonalidade, portanto, você deve evitar o uso frequente. Use apenas se você estiver com pressa. Caso contrário, coloque as peças para secar à temperatura ambiente.


Quando utilizar a secadora, faça em um ciclo curto e em baixa temperatura, tanto quanto possível para ter Como Lavar Roupa preta e secar evitando maus tratos excessivos e calor.

Use um Detergente Especializado

Use detergentes feitos especificamente para lavar roupas pretas com água fria. Essa combinação é ótima para ajudar a neutralizar o cloro encontrado na água da torneira, o que causa a descoloração das peças escuras. Use uma pequena quantidade de detergente, pois muito sabão pode deixar um resíduo riscado.

Vire as Roupas ao Avesso

Este passo não demora muito, mas fará uma grande diferença em preservar a cor e a qualidade de suas roupas.  Virar as peças do avesso, evita a agitação e a fricção entre os tecidos.

O movimento da lavagem provoca o atrito dos tecidos quebrando as fibras das vestimentas. Isso também ajudará a roupa a não ficar presa com botões ou zíperes.

Evite o Sol

Para ter Como Lavar Roupa preta com segurança, use uma secagem à sombra, uma vez que o sol tende a descolorir as peças mais escuras.

Como Lavar Roupa Colorida e Manter Sempre Com Aparência de Nova

Como Lavar Roupas Coloridas

Você sabe como lavar roupas coloridas? Você quer manter as cores brilhantes em suas peças? Vamos de dar algumas dicas dos deuses!

Escolha o Sabão Certo

Primeiro de tudo, é essencial que você avalie o tipo de sabão que vai usar.  Escolha um que seja capaz de auxiliar na remoção da sujeira profunda das fibras do tecido, removendo a opacidade e restaurando o brilho das peças.

É importante que você sempre leia os rótulos dos produtos para saber as proporções exatas que tem que colocar na máquina de lavar.

Use um Saco de Rede ou Fronha

Para lavar roupas íntimas ou materiais delicados, como seda, coloque-as dentro de uma capa para proteger dos danos que a máquina de lavar pode causar. Ou, se possível e melhor for, lave à mão.

Adicione o Amaciante

Produtos como o amaciantes de roupas ajudam notavelmente a manter as peças macias e em boas condições. Apenas evite seu uso caso tenha colocado vestimentas cujo material é absorvente.

Sempre leia o rótulo do produto e a etiqueta da roupa primeiramente para confirmar que o uso de amaciante é recomendado para aquele tecido específico.

Como Lavar Roupa de Algodão, Lã e Acrílico

Algodão

Roupas de algodão praticamente não têm problemas para lavar, mas nem sempre são lavadas corretamente. Leia a etiqueta da peça para verificar a composição do tecido.

As peças com 100% algodão são muito resistentes à lavagem a altas temperaturas e podem ser colocadas na máquina de lavar. Eles admitem água fria ou quente e secagem em centrifugas. Mas tome cuidado, pois se a temperatura da água estiver muito alta, as vestimentas tenderão a encolher e perder a cor.

Se a composição é uma mistura de algodão com outro tecido, deve ser lavado levando em conta o componente com a lavagem mais exigente. Os itens mais comuns de algodão são toalhas de mesa, roupa de cama, toalhas, panos de prato, camisolas, camisas infantis, etc.

É um tecido natural e precisa de certos cuidados. As peças podem ser lavadas na máquina, no programa especial para lã onde a centrífuga não é usada. A água deve estar morna, com um sabão especial e sem amaciante.

Para lavar à mão, esfregue suavemente em uma preparação de água com sabão e sem apertar. Enxágue com água limpa na mesma temperatura da lavagem. Na última água, coloque algumas gotas de vinagre para fixar a cor e deixar a lã mais macia.

Acrílico

Veja Como Lavar Roupas

Devido ao tipo de tecido, ele tende a ser impregnado com odores diferentes, portanto devem ser lavados com maior frequência. As peças aceitam muito bem a lavagem na máquina e também podem ser lavadas a seco.


Para a lavagem correta, deve-se utilizar a água morna (não superior a 35ºC) e um amaciante no último enxágue. As roupas podem ser colocadas na secadora, à baixa temperatura e em um programa curto.

Gostou desses truques de Como Lavar Roupa corretamente? Ah, uma última dica: se você tem uma peça que não sabe lavar, deve deixar nas mãos dos profissionais em uma lavanderia. Essa é a melhor solução para cuidar de suas roupas.

[relfake id="1"]