Como Lavar Travesseiro – Deixe Seu Companheiro de Sono Impecável

Kinax

Sabia que os travesseiros também sujam e precisam de uma higienização? Aprenda Como Lavar Travesseiro para livrá-los da poeira, dos ácaros e umidade do suor.

Como Lavar Travesseiro

Com o tempo, se não forem lavados, os travesseiros podem ganhar um tom amarelado.


Por isso, saber Como Lavar Travesseiro da forma correta, é fundamental, para manter sempre limpo o local onde você descansa a cabeça, e o melhor, se lavado com frequência, não acumula aquele mau cheiro causado pelo suor transpirado da sua cabeça enquanto você dorme.

Como Lavar Travesseiro

1º Passo de Como Lavar Travesseiro

Retire a fronha e observe se não tem nenhum dano no travesseiro, como algum rasgado ou pequenos furos. Caso apresente esses defeitos, evite colocar na máquina de lavar e desfaça-se dele.

Olhe também  etiqueta do produto, para ver se é recomendado lavá-lo na máquina. Se tiver restrições, evite fazer essa lavagem.

Como Lavar Travesseiro na Máquina

Coloque apenas dois travesseiros por vez na máquina e na posição vertical. Coloque água fria e programe o ciclo de lavagem no suave.

Aplique sabão líquido, uma quantidade razoável, um pouco a mais do usado para outras roupas, assim, toda a extensão do travesseiro vai absorver o produto, gerando eficiência na limpeza.

Hora de Secar

Para secar o travesseiro é proibido usar secadora e não deve torcê-lo. Portanto, para fazer a secagem, centrifugue na posição vertical para retirar o excesso de água.

Retire da centrífuga, coloque na posição horizontal em local ventilado e bem arejado. Evite exposição ao sol, pois o calor dos raios solares facilitam a proliferação dos fungos, ácaros e bactérias e também deixam a capa amarelada.

Lavagem a Mão

Os travesseiros que devem ser lavados na mão são aqueles com a estrutura e o formato delicado, não podem ser colocados na máquina.

Como Lavar Travesseiro na Mão

Travesseiros anatômicos, de fibras ou molas:  

  • Molhe o travesseiro no tanque ou em um balde;
  • Passe detergente neutro ou sabão líquido neutro e esfregue bem;
  • Enxágue, aperte para retirar o excesso de água e coloque para secar em local ventilado.

Os travesseiros de látex, espuma comum e viscoelástico não recomenda-se lavar, apenas higienizar a capa removível deles. Se não tiver capa, limpe usando uma esponja com sabão neutro e o mínimo de água possível.

Travesseiros de pena não podem ser molhados de jeito nenhum. O indicado é mandar fazer uma limpeza a seco em uma lavanderia especializada e de confiança.


Como Lavar Travesseiro na Mão


Branqueador Caseiro Para Travesseiros

Alguns produtos caseiros é uma das soluções de Como Lavar Travesseiro e tirar o amarelado. Os ingredientes são econômicos e terão muita eficiência na hora de branquear seus travesseiros.

Ingredientes:

  • 3 litros de água;
  • 1 xícara de água oxigenada;
  • meia xícara de suco de limão espremido na hora.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e mexa até que fiquem bem misturados. Em seguida é só misturar essa solução com os seguintes produtos para fazer a lavagem:

  • 1 xícara de sabão lava roupa;
  • 1 xícara de detergente para louça;
  • 1 xícara do branqueador caseiro feito acima;
  • Meia xícara de bórax;
  • Água quente.

Como Lavar:

Coloque os travesseiros na máquina, dois por vez, mas antes, verifique se eles podem ser lavados na máquina. Programe para dois enxágues, aplique a mistura e deixe que a máquina finalize o restante.

Como Lavar Travesseiro Com Bicarbonato de Sódio

Para fazer essa lavagem use os seguintes produtos:

  • Detergente para roupa;
  • Meia xícara de bicarbonato de sódio;
  • Óleo essencial de lavanda.

Como Lavar:

Programe a máquina para uma lavagem pesada, e adicione todos os ingredientes na máquina, junto com os travesseiros. Faça a lavagem normal, centrifugue e deixe secar à sombra, em local fresco e arejado.

Obs.: Todas as vezes que lavar seus travesseiros verifique se estão completamente secos antes de usar, se tiver umidade cancele o uso até secar bem, evitando assim a proliferação de fungos e ácaros.

Como Lavar Travesseiro - Branqueador Caseiro

Dica de Especialista

Os fisioterapeutas e médicos sugerem a troca de travesseiros a cada dois anos, já que eles possuem um prazo de validade.


Devido o travesseiro ser um esconderijo ideal para os ácaros e micro-organismos, que se alimentam das secreções eliminadas durante o sono, a lavagem às vezes não seja a solução, e sim, o descarte. verifique antes se realmente vale a pena lavar.

Se seu travesseiro ainda passar por uma lavagem, aproveite as dicas de Como Lavar Travesseiro e mantenha seu companheiro de sono impecável por mais algum tempo.