Como Limpar a Assadeira de Forma Prática e Segura – 6 Dicas Preciosas

Kinax

Sabe aquele assado delicioso que você faz mas o refratário que usou ficou queimado? Veja Como Limpar a Assadeira de uma forma prática, segura e usando produtos naturais, que deixam o trabalho de limpeza menos difícil.

Como Limpar a Assadeira

O primeiro passo de Como Limpar a Assadeira é passar um papel toalha em toda a superfície interna para remover o excesso de gordura e restos de alimentos.


Porém, se tiver algum resíduo queimado e que não saia de imediato, o conselho é não forçar, pois pode acabar riscando o material da assadeira. Deixe essa etapa para fazer depois.

Antes, veja o que você pode usar para fazer essa limpeza de maneira natural:

Como Limpar a Assadeira – 6 Dicas Preciosas

Confira as dicas de Como Limpar a Assadeira de uma maneira prática e sem danificar seu utensílio.

1 – Bicarbonato de Sódio

Faça uma solução com água fervente e 1 xícara de bicarbonato de sódio, pode ser em uma bacia grande, que caiba a assadeira ou até mesmo na pia.

Deixe a assadeira de molho por 1 ou 2 horas, conforme a necessidade, até desgrudar os resíduos de sujeira.

Depois, com uma esponja, use o lado amarelo, remova as crostas de gordura e restos de alimentos. Em seguida, lave com detergente até ficar bem limpinha.

Se necessário, repita mais de uma vez o processo, até não ficar nenhum indício de sujeira. Outra dica, para que a gordura se solte mais depressa, é esquenta um pouco a assadeira com a água e bicarbonato, porém não deixe ferver.

2 -Detergente

Essa técnica de Como Limpar a Assadeira com detergente é válida mais para os materiais de alumínio, por serem mais fácil de ser lavada.

Para isso, deixe de molho com água morna e detergente por alguns minutos, e quando a gordura começar a desgrudar, esfregue com uma esponja e mais um pouco de detergente.

Obs.: Não use palha de aço e nem saponáceo, para que sua assadeira não perca o brilho.


3 – Vinagre Branco

Como Limpar a Assadeira - Vinagre


Esse truque serve para utensílios de alumínio e inox. Coloque água na assadeira, 5 colheres de vinagre branco, leve a assadeira em fogo médio e deixe ferver.

Depois que esfriar, esfregue com uma esponja e detergente neutro.

4 – Suco de Limão

Outra dica de Como Limpar a Assadeira de inox, é espremer dois limões dentro do utensílio e deixe alguns minutos de molho.

Com isso, o ácido do limão ajuda a remover as manchas e desgrudar os resíduos de gordura. Na sequência, lave normalmente com uma esponja macia e detergente.

5 – Como Limpar a Assadeira Com Molho de Tomate

Se sua assadeira for de cerâmica, grudou molho e queimou, a solução é simples.

Coloque 3 colheres de molho de tomate dentro do refratário queimado, encha de água e deixe ferver em fogo médio, sempre mexendo com uma colher para que o grude se solte.

Espere esfriar, jogue a água e lave com esponja e detergente. Evite usar palha de aço para não riscar o utensílio.

6 – Solução Mais Potente

Se a sujeira estiver muito “presa” e não sair com facilidade, faça uma solução combinando todos os produtos usado nas etapas anteriores.

Coloque na assadeira:

  • 1 litro de água;
  • 1 colher de bicarbonato
  • 2 colheres de vinagre branco
  • Suco de 1 limão.

Em seguida deixe ferver por alguns minutos, espere esfriar e lave normalmente com esponja e detergente.

Veja Como Limpar a Assadeira

Como Manter as Assadeiras Limpas

O ideal, para evitar que os alimentos grudem e fiquem difíceis de serem removidos, é forrar a assadeira com papel alumínio, papel manteiga – dependendo o que for assar – e também, já é possível encontrar em supermercados, forros reutilizáveis para assadeiras, esses, por sua vez, são bem eficazes.

Cuidados Com as Assadeiras Antiaderentes


Para esse tipo de material, existem alguns cuidados básicos, porém necessários. Veja:

  • Não lavar na máquina de lavar louças;
  • Sempre que for mexer alguma coisa nela, use utensílios de silicone, nylon ou de bambu;
  • Não lavar com esponja de aço, use sempre uma esponja macia.

Agora você já pode fazer seus assados no forno e limpar a assadeira sem drama. Invista nessas técnicas caseiras, porém que são eficientes.