Como Limpar a Máquina de Lavar Louça de Forma Prática e Eficaz

Kinax


A lava – louça é uma amiga da dona de casa na hora de lavar toda a bagunça após as refeições.  Mas você sabe Como Limpar a Máquina de Lavar Louça de maneira correta para não danificar o equipamento?

Trouxemos algumas dicas com um passo a passo para fazer uma limpeza criteriosa, sem deixar resíduos de sujeira e nem restos de alimentos, mantendo assim a máquina sempre em ótimas condições de uso.


Como Limpar a Máquina de Lavar Louça

A limpeza da máquina de lavar louça deve ser feita após a lavagem, evitando assim o acúmulo de resíduos.

Como Limpar a Máquina de Lavar Louça

Lavar a Parte Externa

O primeiro passo de Como Limpar a Máquina de Lavar Louça é retirar da tomada e verificar se ela está suja no final de cada da lavagem.

Retire, se tiver restos de alimentos impedindo a rotação das hélices retire os resíduos e limpe com uma escovinha.

Algumas máquinas contam com um coletor de resíduos, sendo necessário retirar essa sujeira coletada para que não fique cheiro.

Em seguida, faça a limpeza externa usando um pano macio, evitando utilizar produtos abrasivos, como por exemplo esponja de aço, álcool e solventes

Filtros

Após lavar a máquina, limpe os filtros. Para isso, puxe o cesto inferior para fora, retire os filtros e lave com água corrente e uma escova macia, para não danificar. Coloque o cesto novamente na posição que estava.

Elimine os Fungos

Para fazer a higiene e eliminar os fungos, programe a máquina em um ciclo de lavagem na temperatura alta, e dentro do aparelho coloque uma tigela de vidro com vinagre, água e bicarbonato de sódio.

O vinagre ajuda também a remover a gordura e os odores. Em seguida, polvilhe bicarbonado de sódio no chão da máquina e ligue no ciclo rápido, para deixar livre do bolor e de odores.

Limpeza da Hélice

Como Limpar a Máquina de Lavar Louça - Hélice

Gire a trava que fica no meio da hélice em sentido horário e retire puxando para baixo, lavando em água corrente.

Encaixe a hélice novamente, verifique se está bem presa e bem firme, para que não se solte quando for lavar louças.

Limpeza Profunda

Para aplicar as alternativas de Como Limpar a Máquina de Lavar Louça, é necessário fazer uma limpeza completa e profunda.

  • Retire todas as peças removíveis, coloque de molho em uma vasilha com água e duas xícaras de vinagre;
  • Tire os suportes e as prateleiras, umedeça um pano na água com vinagre e limpe todos os resíduos de sujeira que encontrar;
  • Passe um pano úmido na área interna da máquina, caso for preciso, use uma escova macia para limpar os cantos;
  • Após essa limpeza, coloque novamente as peças e verifique se estão todas bem encaixadas.

Agora que você já sabe como fazer, faça disso um habito e limpe sempre que sentir que a maquina começou a ficar com odores indesejáveis, e é claro que eu nem preciso pedir para você drenar essa água da limpeza para utilizar para limpeza de quintal, descarga e etc.


Como Desentupir a Lava – Louça

Se você ão fazer uma limpeza frequente, a máquina acumula gordura e resíduos de sujeira nos filtros, até chegar ao ponto de entupir. Por isso, veja como desentupir caso isso aconteça.


O Que Fazer:

Desligue a máquina da tomada, retire as grades que servem de suporte para as louças e logo abaixo você vai ver um dreno, puxe e veja se o filtro não está entupido. Retire todos os resíduos que impedem a passagem da água.

Se o dreno estiver entupido, o que pode acontecer, misture vinagre e bicarbonato de sódio e despeje no cano do dreno, deixando agir durante 15 minutos. Em seguida coloque água quente, para que junto com o bicarbonato, derreta a sujeira acumulada.

Como Limpar a Máquina de Lavar Louça - Desentupir

O Que Não Colocar na Máquina

Talheres de Prata, Marfim ou Madeira

A prata oxida muito fácil, por isso é um material delicado para colocar na lava-louça. Já no caso do marfim ou da madeira, se colocados na máquina podem soltar o cabo.

Copo de Cristal

por ser um material frágil, esse tipo de copo dever ser lavado a mão e não colocar na máquina, pois podem quebrar. Os cristais que tem alguns detalhes decorativos podemos e desgastar ou serem removidos com o tempo.

Cerâmicas Pintadas a Mão e de Louça de Barro

Esse material se lavado na máquina pode desbotar ou a tinta sair de uma só vez, por isso evite colocar esse tipo de louça na lavadora. O barro por sua vez pode ficar mais frágil.

Plástico Não Resistente a Alta Temperatura

Quando for lavar algum material de plástico na lavadora veja primeiro se ele pode ser lavado na máquina. Se tiver o símbolo indicando que sim pode colocar para lavar, caso contrário evite, pois é sinal que ele pode se deformar com o calor.

Dicas Para Conservar a Máquina

Para que sua máquina tenha uma vida útil com mais tempo, além das dicas de Como Limpar a Máquina de Lavar Louça, alguns cuidados são necessários para manter o produto 100% funcionando.

Como Conservar a Máquina de Lavar Louça - Hélice

  • A instalação deve ser feita em local seco, longe de áreas sujeitas a chuva e raios solares;
  • Não instale a máquina em suportes na parede
  • Coloque a máquina em um local com área plana e bem nivelada para que todos os pés fiquem bem apoiados;
  • Não coloque em cima de carpetes;
  • Arrume a louça sempre do fundo para a frente;
  • Respeite as divisões dos cesto na hora de organizar a louça, com isso a lavagem terá eficiência e a máquina estará sempre conservada;
  • Cuidado para não deixar as louças em contato uma com a outra para não danificarem e deixar livre a passagem de água;
  • Copos e xícaras devem ser colocados na parte superior do cesto;
  • Panelas ficam de boca para baixo e no cesto inferior;
  • Coloque as facas, garfos e outros objetos de ponta sempre com o cabo para cima;
  • Nunca desobedeça o que está no manual, para sua segurança e bom uso da máquina siga sempre as risca as informações.

Agora que você sabe Como Limpar a Máquina de Lavar  Louça do jeito certo, poderá facilitar na hora da limpeza da cozinha e manter seu equipamento co uma longa vida útil. É só tomar os cuidados necessários.