10 Técnicas de Como Limpar Bijuterias e Manter o Aspecto de Novo

Kinax

Saber Como Limpar Bijuterias com dicas caseiras práticas é de fundamental importância, pois com isso, você pode fazer uma limpeza semanal e  evitar que o tempo danifique seus acessórios .

Mantenha suas joias sempre com aspecto de novas, sem aquelas manchas escuras.


10 Técnicas de Como Limpar Bijuterias 

Como Limpar Bijuterias

Veja algumas maneiras de Como Limpar Bijuterias com facilidade é por meio do uso de produtos que você tem na sua casa. O processo é rápido, fácil e deixará suas joias brilhando.

1 – Palha de Aço

Quando sua bijuteria começar a escurecer passe a palha de aço com leveza, assim ela começa a clarear e voltar ao brilho normal. porém, esse truque vale somente para s bijuterias, no caso da prata, se passar a palha de aço ela pode riscar.

2 – Vinagre e Bicarbonato

Essa dica de Como Limpar Bijuterias é infalível. Veja como:

Você Vai Usar:

  • 1 litro de água morna;
  • 2 colheres de vinagre branco;
  • 2 colheres de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de detergente neutro.

Como Limpar:

Em um recipiente coloque a água e misture os demais produtos. Molhe as bijuterias nessa solução, esfregue  com uma escovinha macia e deixe que seque naturalmente.

3 – Sabão em Pó

Essa técnica de Como Limpar Bijuterias também é muito eficiente. Para fazer essa limpeza você vai usar:

Como Limpar:

Coloque a água em uma bacia (pode ser pequena, ou qualquer outro recipiente), adicione o sabão em pó, mergulhe as bijuterias e deixe d emolho por mais ou menos 12 horas. Coloque as joias limpas em cima de uma toalha de rosto e seque com os ecador de cabelo.

Obs.: Procure não colocar de molho nessa solução joias com pérola, pedras, coral e turquesa, para evitar de serem danificadas.

4 – Água e Sabão de Coco

Como Limpar Bijuterias - Sabão de Coco

Esta opção de Como Limpar Bijuterias é especialmente para anéis, cordões e brincos que são feitos de metal. Adicione um pouco de água em uma panela,  coloque um pedaço de sabão de coco, mergulhe os objetos na água e deixe ferver por alguns minutos.

Depois que ferver desligue o fogo, esfregue bem as bijuterias com uma escova de dente e em seguida enxugue bem com uma flanela.

5 – Aspirina

Para este truque de Como Limpar Bijuterias com aspirinas não tem segredo. Coloque as joias em um copo, adicione água, um comprimido de aspirina e deixe d emolho durante 10 minutos. Em seguida enxágue e deixe secar naturalmente.

6 – Cerveja

Em um pano macio derrame bastante cerveja (não pode ser cerveja escura), esfregue suavemente na bijuteria, se necessário deixe de molho por 15 minutos na cerveja, o “gás” vai “afrouxar” a sujeira, e em seguida lave com água e uma escovinha.


7 – Água Sanitária

Um outro produto usado em soluções de Como Limpar Bijuterias é água sanitária. Em meia xícara de água morna misture meia xícara de água sanitária, coloque as bijuterias, deixe de molho por 10 minutos para o produto agir, espere secar naturalmente.


8 – Batom Velho

Essa técnica de Como Limpar Bijuterias é eficaz e muito fácil, permitindo acabar com aquele restinho de batom velho ou que você acabou não gostando da cor e não usou.

Para isso, passe o batom com ou cotonete em toda a biju, espere uns 2 ou 3 minutos e esfregue levemente com uma flanela, retirando assim o excesso de batom da joia.

9 – Pasta de Dente

Como Limpar Bijuterias - Pasta de Dente

Para esse método de Como Limpar bijuterias você vai usar, além da pasta de dente, cotonete e flanela. Para fazer a limpeza, basta aplicar o creme dental com o cotonete em toda a extensão da bijuteria, esperar alguns minutos (2 a 3 minutos) e retirar o excesso usando a flanela.

10 – Ketchup

Embora seja inusitada, essa técnica de Como Limpar Bijuterias funciona mesmo e deixa suas bijus brilhando. Passe o ketchup em toda a joia, seja ela de qualquer material que for, espere agir durante 15 minutos, lave com detergente neutro e deixe secar naturalmente.

Dicas Para Não Escurecer as Bijuterias

Além de aprender Como Limpar Bijuterias, é necessário saber algumas dicas para não deixar que fiquem escuras, afinal, seu esforço deve ser valorizado. Veja algumas técnicas fundamentais para evitar que isso aconteça.

Armazenamento Correto

Procure sempre guardar suas joias corretamente. no caso das bijuterias, é interessante colocar em caixas forrada com algum tipo de tecido macio ou veludo, assim evita que ela entrem em atrito e acabem ficando riscadas, ocasionando assim, em muitos casos as manchas escuras.

Colares Pendurados

Um bom jeito de preservar os colares é guardá-los pendurado, para que eles não fiquem embolados. Coloque alguns ganchos estratégicos na parede e pendure os colares.  para isso na parede e deixe eles ali.

Base e Extra-brilho

Aplique em sua bijuteria base (esmalte) ou extra-brilho, espere secar e aí sim comece usar. Essa dica é importante pois em alguns casos, a joia já escurece no primeiro dia de uso, devido a acidez da pele.

Ao usar a base, a camada do esmalte servirá como proteção entre a p joia e a pele.

Verniz Brilhante

Outro produto que protege suas bijuterias das manchas escuras é o verniz. Você pode usar o acrilex ou o vitral incolor. O verniz bloqueia a oxidação, aumenta a durabilidade da peça e dá mais brilho ás suas joias.

Como Conservar as Bijuterias

Evite Umidade

Por ter um coloração sensível, a bijuteria não deve ser exposta de jeito nenhum á umidade. Se isso acontecer, certamente perderá sua cor, seu brilho e irá descascar. Para isso evite as seguintes atividades com elas:

  • Não deixá-las no banheiro;
  • Não vá na praia com bijuteria (nesse caso a maresia vai oxidar a peça);
  • Não passe perfume quando estiver usando bijuteria ( o álcool vai escurecer a peça, por isso, passe perfume antes de colocar a biju);
  • Não faça tarefas domésticas usando biju;
  • Enfim, evite qualquer tipo de umidade na joia.

Deixe as Peças Naturais “Respirarem”


As joias que são feitas com peças naturais como por exemplo com madeira, corda, sementes, bambu e outros tipos de produtos naturais, devem ficar sempre em lugares arejado e com ventilação. Evite deixá-las totalmente fechadas para não criarem mofo e nem mau cheiro.

Todos seus acessórios merecer serem cuidados. Use essas técnicas de Como Limpar Bijuterias e nunca mais deixe suas com aspecto antigo. Além disso, guarde-os corretamente e faça as técnicas corretas para manter as peças sempre brilhantes e conservadas.