Como Limpar Cristais e Deixá-los Impecáveis? 5 Dicas Para te Ajudar

Rate this post
Kinax

Você tem taças, decanters, copos ou jarras e quer saber Como Limpar Cristais e tirar aquelas manchinhas e sujeiras que ficam impregnadas no fundo?

Geralmente, as pessoas costumam deixar de molho, lavar com sabão e até buchas impróprias e a sujeira permanece no utensílio.


Realmente, esse tipo de situação não é nada agradável, mas com uma boa limpeza seus cristais podem ficar magníficos.

Como Limpar Cristais – 5 Dicas Úteis Para te Ajudar

Como Limpar Cristais

Pode dizer adeus aos ácaros, sujeiras e poeiras que estão grudadas em seus cristais e te deixando de cabelo em pé para limpar.

Agora você não precisa mais ter dores de cabeça, separamos um miniguia de Como Limpar Cristais. Veja algumas recomendações fantásticas para você usar no seu dia a dia e acabar de vez com o problema.

Cristais Empoeirados? Nunca Mais

Você programou um jantar especial para a família e tem vários cristais guardados no armário de casa que faz tempo que você não usa, mas resolveu usá-los dessa vez para receber seus parentes, porém por eles estarem muito sujos você está sem saber como limpá-los?

Para acabar com isso de vez, use 2 litros de água morna, 1 colher de detergente neutro e uma esponja macia e coloque os cristais na água misturada com o detergente e depois esfregue cuidadosamente a esponja no cristal para tirar as crostas de sujeira ou poeiras impregnadas.

Aos poucos você verá que a sujeira vai saindo e quando estiver completamente limpo, você vai enxaguar bem para não ficar cheiro ou gosto de sabão.

Porém, caso isso aconteça lave novamente e ponha para secar de virado para baixo.

Dica para a dona de casa: se você for lavar taça de cristal não use lava-louça a não ser aquela própria para esse tipo de utensílio.

Acabe Com os Resíduos

Ninguém merece pegar um copo para tomar água e ele estar sujo, não é mesmo? Pior ainda é quando a sujeira já se tornou uma crosta que não sai de jeito nenhum com lavagem normal de água e sabão.

Isso acontece devido ao tempo de uso e também à maneira como você limpa e higieniza seus cristais.

Se você usa copo de cristal no dia a dia ou tem algum outro utensílio que utiliza com frequência, você sabe que sempre acaba ficando um resíduo ou outro por conta disso.

Porém, você pode acabar com esse mal usando água fria e detergente deixando o cristal de molho por alguns minutos.

Lembre-se: você só pode usar detergente e não sabão. O sabão deixa cheiro e pode deixar também gosto.

Se mesmo lavando com detergente você perceber que isso também ocorreu, lave mais uma vez com água abundante e deixe secar naturalmente.


Diga Adeus às Gorduras

Veja Como Limpar Cristais


Chega de passar perrengue por causa das gorduras que ficam acopladas nos cantinhos dos cristais, principalmente se forem aqueles cristais que têm desenhos e formas bem detalhadas, que certamente dificultam um pouco na hora da limpeza.

Muitas pessoas não têm paciência para limpar esse tipo de utensílio e vão lavando do modo mais prático, porém com o tempo acaba ficando em estado de mal uso.

Se o cristal que tem vários detalhes e formas quando sujos já são difíceis de limpar, imagina se tiverem engordurados?

A gordura por si só já é ruim de limpar, ainda quando tem muito detalhes elas fazem questão de se alojarem nos cantinhos para impossibilitar a limpeza.

Mas com uma boa esponja macia e água morna com detergente neutro você consegue solucionar esse problema.

O ideal de Como Limpar Cristais é quando você for lavar o cristal engordurado você  fazer isso com ele dentro da bacia com água e detergente para que na água mesmo a gordura vá se dissolvendo e você consiga tirar as gorduras mais complicadas.

Depois que chegar ao ponto desejado, lave com água normal e seque.

Use Uma Solução Própria Para Limpeza

É comum as donas de casas utilizarem alvejante, cândida, cloro e desinfetante para limpar os cristais porque dá brilho.

Realmente, eles proporcionam mais brilho mesmo, porém estragam que é uma beleza esse tipo de utensílio. Se você faz ou já fez isso, não repita mais se não quer estragar seus cristais.

Qualquer utensílio doméstico feito de cristal precisa ser limpo diariamente para não acumular fungos, ácaros e também bactérias.

No caso de taças, copos, garrafas, jarras e pratos eles precisam ser limpos com água fria e morna e serem colocados longe dos demais utensílios.

Para isso, você pode limpá-los usando soluções próprias para cristais com uma esponja umedecida, um pouco de detergente e vinagre.

Isto para casos mais difíceis em que o cristal está bastante sujo ou encardido.

Você também pode usar, além da esponja, escova macia para limpar os cantinhos que a esponja não alcança. Depois de fazer essa limpeza, finalize com água e seque.

Utilize sempre um material de limpeza que esteja higienizado e em perfeitas condições de uso, o pano molhado, a esponja antiga ou de detergente abrasivo, pode alterar o sabor do alimento e riscar ou manchar a peça.

Como Limpar Cristais – Álcool e Pano

Veja Como Limpar Cristais Com Pano e Álcool

Quem disse que álcool não limpa? Ele é um ótimo aliado do vinagre que também age fortemente na limpeza, principalmente de tapetes.

Uma boa passada de álcool em uma flanela ou pano limpo e em seguida no cristal, já vai servir de grande ajuda.

O álcool por ter um teor forte consegue remover toda a sujeira e gordura de cristais e vidros. Não é à toa que muitas donas de casas e diaristas quando fazem limpeza em vidros, janelas etc., utilizam o álcool.


Ele proporciona uma limpeza impecável e tem um cheiro totalmente agradável que causa bem-estar.

Antes de usar o álcool, utilize o detergente e a esponja normalmente para lavar o cristal. O álcool entra por último para dar o retoque final.