Como Limpar Fogão e Eliminar as Sujeiras Tão Indesejadas Facilmente

Independente de se você só prepara poucas refeições durante a semana no cooktop ou no fogão, é possível que permaneçam restos de comida sobre a superfície. Estes restos podem encrustar e acabar até danificando o eletrodoméstico. Nesse artigo vamos mostrar Como Limpar Fogão de forma rápida e prática.

Até as donas-de-casa mais dedicadas podem ficar um tanto enlouquecidas com a tarefa aparentemente interminável de manter os fogões limpos, mesmo executando uma limpeza dia após dia.

Uma panela transbordante ou acumulação de óleo pode apresentar uma confusão complicada para tentar remover.

Fogões convencionais são notoriamente difíceis de limpar. Saber Como Limpar Fogão pode poupar dinheiro, pois você não precisará trocar o eletrodoméstico quando este ficar arranhado e danificado. Também te poupará tempo, com certeza.

Como Limpar Fogão

Abaixo, mostraremos algumas formas de fazer uma limpeza total dos fogões sem a necessidade de produtos químicos. São métodos fáceis para fazer suas superfícies brilharem como novas.

No entanto, antes de dar início, consulte o manual do proprietário que acompanha o seu eletrodoméstico.

Como Limpar Fogão Sem Produtos Químicos Abrasivos

Água Fervente

Se não há produtos comerciais disponíveis no momento ao seu alcance, mas é necessário e urgente limpar o fogão com rapidez, tente ferver a água.


Suavemente e com cuidado, vá despejando a água fervendo sobre a superfície imunda. Se você puder deixar “de molho” por aproximadamente 5 a 10 minutos, até esfriar, verá que as sujeiras difíceis simplesmente desaparecerão.

Caso necessário, é possível esfregar as áreas mais grudadas com sabão em barra com o auxílio de uma esponja. Esta é uma solução ecológica e simples de Como Limpar Fogão, pois utiliza elementos completamente naturais e livres de químicas.

Peróxido de Hidrogênio e Bicarbonato

Para ter Como Limpar Fogão e não danificar suas partes, primeiramente, escove o local e descarte quaisquer detritos remanescentes em seu aparelho. Polvilhe a superfície totalmente com bicarbonato e regue com o peróxido.

Perceba que, conforme a sujeira borbulha, vai quebrando as partículas encrustadas. Logo após, simplesmente lave e seque uma vez que as manchas tenham sido amolecidas.

Amônia

Como Limpar Fogão Com Amônia


Enquanto a amônia não se mostra como um produto ideal para a limpeza geral, ela é perfeita para tirar a sujeira dos alimentos cozidos nos queimadores do fogão. Com este método, há menos trabalho para você fazer.

Basta colocar os queimadores removíveis em uma sacola com zíper, adicionar amônia e selar. Deixe ao relento durante toda a noite por conta de possíveis odores. Na manhã seguinte, lave-os e veja como eles brilham.

Mistura de Bicarbonato e Sal

Misture uma colher cheia de bicarbonato com uma colher média de sal. Em seguida, adicione uma colher cheia de água e integre bem a “massa”.

Mergulhe o pano no produto resultante e esfregue. Se necessário, despeje essa mistura e deixe “de molho”. Logo em seguida, retire o excesso que está no fogão com pano limpo.

Uso de Óleo Vegetal ou Azeite

Este método exige que você coloque óleo vegetal ou azeite na superfície do seu fogão. Usando o pano seco, esfregue o óleo nas sujeiras grossas endurecidas.

Em seguida, pulverize tudo com um limpador multiuso. Isso também faz maravilhas no seu eletrodoméstico.

Sabonete e Água

Como Limpar Fogão Com Sabonete

Para este método, remova os queimadores elétricos do fogão. Utilize um pano com uma boa quantidade de detergente suave, juntamente com água, lave todos os resíduos grudados.

Para toda a sujeira que não queira sair, misture uma pasta grossa de partes iguais de bicarbonato e água, aplicando-a no local problemático. Após cerca de 20 minutos, esfregue e enxágue os queimadores. Coloque-os de volta depois de estarem completamente secos.

Bicarbonato e Limão

O limão tem características naturais de eliminação de gordura e o bicarbonato tem propriedades antibacterianas. Ele contém algumas partículas que são extremamente finas e ajudam a remover manchas mais antigas, mas é suave o bastante para não arranhar o vidro.

Basta polvilhar um tanto de bicarbonato na superfície. Em seguida, esfregue-a com uma fatia do limão. Execute a limpeza da área com pano umedecido, pois assim removerá quaisquer restos de partículas de polpa de limão e de bicarbonato.

Sabonete e Bicarbonato

Combine partes iguais de sabonete derretido em banho-maria e bicarbonato em uma tigela pequena. Misture tudo até criar uma consistência de cobertura com uma textura ligeiramente espumosa.

Posteriormente, aplique a mistura para ter Como Limpar Fogão sem estragos. Vá esfregando a superfície com uma esponja e limpe com pano umedecido, lustrando com um seco.

Mantenha os queimadores em uma sacola com zíper por aproximadamente uma hora junto com uma parte do produto feito. Lave, enxugue e coloque-os no lugar.

Vinagre do Tipo Branco

Como Limpar Fogão - vinagre

O vinagre do tipo branco é o limpador natural mais eficiente. Ele é usado para limpar fogões com tampo de vidro, manchados e com sujeira encrustada.

Basta fazer uma mistura com uma parte de vinagre branco para duas partes de água da torneira em um frasco de spray não utilizado. Em seguida, faça uma pulverização da solução no seu tampo de vidro e limpe com pano seco.

A acidez contida no vinagre ajudará na remoção da sujeira. Você também poderá usar essa mistura para cada dia de limpeza e desinfecção em torno de toda a sua cozinha, não só no fogão.

Desengordurante Comercial

Os desengordurantes comerciais funcionam em diversos casos, desde que sejam produtos de qualidade. Para usá-los, é recomendado que se use luvas a fim de evitar reações alérgicas.

Espalhe o produto em toda a superfície do fogão, deixando agir por alguns minutos. Caso necessário, esfregue com uma esponja. Posteriormente, limpe com pano umedecido, lustrando com um seco.

Antes de tentar qualquer um desses métodos, certifique-se de que o fogão esteja frio. Com uma toalha de papel úmida, limpe as migalhas soltas. Seu eletrodoméstico poderá parecer novo outra vez com essas dicas úteis de limpeza.

Como Limpar Fogão - Desengordurante

Lembre-se de limpá-lo após cada uso para evitar ter que fazer uma faxina completa e profunda novamente. O ajuste regular do fogão facilita que os restos de alimentos não grudem.

Certifique-se de continuar a limpar regularmente os queimadores também, a fim de evitar a formação de óleo e danificar seu eletrodoméstico.

Quanto mais houver a demora na limpar a superfície de fogão, mais a sujeira poderá se acumular. Mantê-lo limpo é crítico do ponto de vista estético e prático.

Sem manutenção adequada, as aberturas para a saída de gás e os cantinhos do tampo podem entupir, causando danos.