Como Limpar o Carro de Maneira Correta Sem Gastar Dinheiro

1.0
01
Kinax

O primeiro passo de Como Limpar o Carro é apanhar todos os materiais que você irá usar durante a limpeza. Porém, não é qualquer material de limpeza.

Para saber Como Limpar o Carro de maneira correta e sem causar prejuízos, você deve usar materiais adequados e específicos.


Se usar algum sabão, ou qualquer outro químico que não é apropriado, poderá causar danos em seu veículo, como por exemplo arranhar vidros, danificar o estofado dos bancos e até algum problema na lataria.

Portanto, siga as dicas de Como Limpar o Carro corretamente e faça uma higienização segura em seu veículo.

Como Limpar o Carro

Como Limpar o Carro

Primeiramente, passe aspirador de pó em toda a área interna do carro. Nos bancos, no chão, enfim, em todo lugar que acumula sujeira. Depois de feito isso, siga as próximas etapas.

Bancos

Se os assentos do seu carro são feitos de tecido, você não poderá molhar, apenas após a aspiração do pó poderá passar panos secos.

Passe o pano por toda a área do estofado, inclusive nos cantos onde é comum cair sujeira.

Se os estofados forem de couro, você pode usar esponja e detergente neutro para fazer a limpeza. Mas não esqueça de secar bem no final e deixar a janela do carro aberta para que possa ventilar e finalizar a secagem.

Se você quiser, pode comprar produtos específicos para melhorar o cheiro dos bancos.

Como Tirar Mancha do Banco de Carro

Sabe aquelas manchas indesejadas no banco do seu carro? Veja truques eficientes para eliminá-las com segurança e sem danificar o estofado.

Mancha de Caneta

Para remover mancha de tinta de caneta é muito fácil, basta umedecer um pano com vinagre branco e passar na sobre o risco.

Mancha de Gordura

Aplique talco em cima da mancha e deixe agir por alguns minutos. Finalize a limpeza com água quente e sabão neutro.

Chocolate

Para remover manchas de chocolate, coloque uma pedra de gelo em cima da mancha para endurecer o chocolate. Em seguida, remova o remova o restante com água morna e sabão neutro

Painel

Como Limpar o Carro - Painel

Para fazer a limpeza do painel você vai utilizar panos úmidos. Pode usar também, produtos específicos para esse tipo de limpeza, sempre cuidando a maneira de passar o pano para não riscar o painel.

Interior do Carro

Após ter passado o aspirador de pó por todo o interior do veículo, use pano úmido para tirar o restante dos resíduos.

Obs: Nunca lave com água corrente, pois pode acumular no estofado ou em locais difíceis de secar, vindo a causar, como por exemplo o mofo.

Tapetes

Para realizar a limpeza dos tapetes, retire-os do carro e use uma mangueira para lavar. Pode esfregar com uma escova e aplicar detergente ou sabão, para remover a sujeira que está impregnada e difícil de sair. Espere os tapetes secarem para colocar no veículo novamente.

Vidros

Os vidros devem ser limpos por dentro e por fora. Nesse caso, você pode usar produtos próprios para limpeza de vidros. Pode esfregar com um pano ou esponja, porém com o lado amarelo para não riscar. Em seguida enxágue e verifique se não ficou nenhuma mancha.

Porta-Malas

Fazer uma higienização completa no porta-malas é fundamental. Para fazer a limpeza, siga as mesmas dicas anteriores. Aspire o pó de toda a área. Para completar a limpeza, utilize água morna, detergente neutro e um pano, limpando bem a parte plástica e o carpete.

Motor

Uma das dicas mais importante de Como Limpar o Carro é a parte de higienização do motor. Assim como as demais partes do veículo, o motor deve estar bem limpo para evitar a ferrugem.


Porém, essa limpeza deve ser feita 1 vez a cada seis meses. Com o motor frio, use uma mangueira com pressão para fazer a lavagem.


Como Limpar o Carro Por Fora

Como Limpar o Carro Por Fora

Após a limpeza interna é hora de saber Como Limpar o Carro por fora. Com uma mangueira, molhe todo o veículo para que a sujeira amoleça. Em seguida, comece lavando as rodas. Use uma escova para rodas e que alcance todos os cantos.

Em seguida, comece a lavar a lataria. Aplique detergente e esfregue com uma esponja macia, estopa ou espuma, e tome cuidado para não riscar. Faça movimentos circulares em volta da lataria do veículo e conforme for limpando pode enxaguar a parte limpa, para que o detergente e a sujeira não sequem e grudem novamente.

Após fazer toda a lavação, na lateral e em cima do veículo, e enxaguar a parte limpa, faça a limpeza embaixo do veículo.

Com a mangueira, jogue água em toda parte inferior do veículo. Faça isso de vários ângulos, para remover a sujeira exposta na parte de baixo. Em seguida seque o carro usando panos limpos.

Limpe o Carro na Sombra

É de costume das pessoas aproveitar o dia de sol para lavar o seu veículo. Porém, o sol não é recomendável nesse caso, pois assim como a chuva, ele é um inimigo dos veículos.

Se limpar sob o sol escaldante, as altas temperaturas que o carro pode chegar, fará com que apareçam manchas na lataria do veículo, isso ocorre devido o contato dos produtos de limpeza com a água e o calor.  Por isso, lave seu carro em um local com sombra, bem protegido do sol.

Como Manter o Carro Limpo

Depois de saber Como Limpar o Carro e fazer todo o processo de higiene, você deve seguir algumas dicas para mantê-lo limpo por um bom tempo.

Limpe os Pés (Calçados)

Sempre antes de entrar no veículo, verifique a limpeza dos seus calçados. Se estiver com alguma sujeira, procure limpar seus calçados, para evitar a menor quantidade possível de sujeira no seu carro.

Saco de Lixo

O ideal é sempre carregar um saco de lixo dentro do seu carro. Com isso, você evita que toda e qualquer sujeira seja jogada na área interna do veículo.  Mas lembre-se de tirar o lixo todo dia, para não ficar com mau cheiro dentro do carro.

Kit de limpeza

Tenha sempre um pano ou lenço umedecido, para tirar e evitar as manchas no interior do carro.

Como Encerar

Como Encerrar o Carro

Com o veículo seco, sem nada de água empossada, passe a cera quantas vezes forem necessárias. Espere secar e faça o polimento com o auxílio de um pano de microfibra.

Faça movimentos circulares em toda a área encerada e de modo suave para evitar de riscar a lataria.

Manutenção da Pintura

Para deixar seu carro com a pintura protegida, faça uma manutenção periódica.

O primeiro cuidado para não desgastar a tinta, é proteger seu veículo do calor, pois ao entrar em contato lataria e calor, os raios solares retira, o brilho da pintura.

No caso de carro preto, precisa mais cuidado, pois o aquecimento é ainda maior.

Por isso, não deixe seu automóvel muito tempo exposto ao sol. Se não tiver garagem coberta, pode utilizar uma capa protetora para carro, ela irá ajudar a amenizar o contato dos raios solares com a lataria.

Outra dica para cuidar da lataria, é sempre olhar se não ficou algum resto de produto químico, que em contato com o sol possa causar manchas e descascar a pintura.


Uma das artes fundamentais para conservar o veículo é a limpeza. Portanto, o responsável pela vida útil e manutenção do veículo é o próprio dono.

Por isso, as dicas de Como Limpar o Carro devem ser seguidas corretamente para alcançar o resultado almejado, afinal, carro limpo é motivo de orgulho para o proprietário.