Como Limpar o Ventilador – Mantenha Seu Aparelho Livre da Poeira

Kinax

Para você que tem o hábito de fazer uma limpeza em seus aparelhos eletrônicos, vamos ensinar Como Limpar o Ventilador e mantê-lo limpo, evitando a proliferação de ácaros e bactérias, que são prejudiciais quem sofre com problemas respiratórios.

Para aplicar as técnicas de Como Limpar o Ventilador, é necessário fazer o seguinte cronograma para a limpeza:


  • Dias de calor, quando se usa bastante o ventilador – Limpeza Quinzenal (A cada 15 dias);
  •  Dias frios, em que se usa pouco – Limpeza Mensal (1 vez por mês).

Dicas de Como Limpar o Ventilador – Limpeza Básica

Como Limpar o Ventilador

Além de evitar os problemas de saúde causados pela poeira, a limpeza também  contribui para a durabilidade do aparelho, pois elimina os resíduos de sujeira que fazem peso contra o motor.

Como Limpar o Ventilador Portátil

Verifique se o ventilador está fora da tomada. Se as grades forem removíveis, retire-as para facilitar a limpeza.

Com um pano umedecido em água com detergente ou sabão neutro, limpe as hélices e o restante das peças.Nos locais onde o pano não alcançar, use um cotonete para limpar.

Na base e no motor, que são partes delicadas, você pode usar uma escova macia parara fazer a limpeza e higienização.

Use um pano seco e limpo para secar, encaixe a grade novamente e ligue o ventilador para ver se está funcionando normalmente.

Usar o Aspirador

Uma dica de Como Limpar o Ventilador é usar um aspirador de pó para dar mais eficiência e praticidade. Desmonte o aparelho, passe o aspirador em todo o ventilador e em seguida finalize usando um pano úmido.


Esponja

Você pode usar uma esponja macia para fazer limpeza. Molhe em água com detergente e água sanitária, passe em toda a superfície empoeirada do ventilador, seque bem  e monte o aparelho.

Como Limpar o Ventilador de Teto

Evite se apoiar nas hélices, pois elas nunca são bem fixas.  A técnica de Como Limpar o Ventilador de teto é a mesma do portátil, pano úmido com água e detergente ou sabão neutro.


Passe o pano em toa a área das hélices, e no suporte que prende o ventilador no teto. Seque com um pano limpo.


Dica: Caso o ventilador possua alguma peça de metal, use polidores para dar brilho e uma aparência bacana.

Como Limpar o Ventilador de Teto

Como Limpar o Ventilador Engordurado

Para limpar o ventilador com gordura acumulada use vinagre e desengordurante. Aplique os produtos com cuidado em toda a superfície suja, esfregue com uma esponja ou escova macia, seque bem antes de ligar.
Dica: Você pode aplicar álcool em gel em todo os eu ventilador. Basta passar um pouco em um pano limpo e seco e passar no ventilador para finalizar a limpeza.

Dicas Para Manter a Limpeza dos Ventiladores

  • Limpar as Pás – Limpe com frequência, se possível uma vez na semana quando usado diariamente. Passe uma flanela com lustra móveis nas pás. Com isso , é criado uma película protetora que dificulta que a poeira se acumule.
  • Ventilador de Teto – Alternar ordem da da rotação deixe um pouco o ventilado na exaustão, para cima. Após um tempo coloque na função ventilação, para baixo. Assim a poeira cairá no chão e não acumula nas pás.
  • Ventiladores de Coluna – Mantenha suspenso no mínimo a 1 metro do chão esse tipo de ventilador, a tendência é acumular menos poeira.
  • Ventiladores Portáteis – Os ventiladores de chão que são usados somente no verão, aconselha-se guardar quando não for usar. Faça a limpeza normal, coloque em um saco plástico e guarde dentro de um armário. Com isso, não acumula sujeira.
  • Óleo – Coloque algumas gotas de óleo lubrificante no sistema giratório do ventilador. Faça isso no mínimo duas vezes ao ano. o óleo serve para proteger a rotação e bom funcionamento do ventilador.

Siga as dicas de Como Limpar o Ventilador e prolongue a durabilidade do seu aparelho, além de arejar o seu lar com um ar de melhor qualidade.