Como Limpar Ouro – Joias Brilhando Como Novas

Kinax

Poder comprar uma joia de ouro é muito bom. Abrir a caixa e ver a peça brilhando é melhor ainda. Porém, às vezes, pelo fato de usar muito, ela acaba pegando uma cor esverdeada ou perder o brilho. Por isso, vamos te ensinar Como Limpar Ouro e joias semi douradas, pois, essas peças merecem um cuidado especial para estarem sempre brilhando.

Como a proposta do ouro é sempre estar reluzindo, é necessário esses cuidados de limpeza para que ele chame a atenção quando usado, afinal, traz elegância e harmoniza muito bem os looks de qualquer pessoa.


Como Limpar Ouro em Casa

Como Limpar Ouro – Métodos Naturais

Essas são as formas mais práticas de Como Limpar Ouro e fazer a manutenção das suas joias para que elas nunca percam o brilho e nem fiquem com aquelas manchas que se acumulam naturalmente. E o melhor, gastando pouco e usando produtos que você tem aí na sua casa.

Detergente de Coco

Sabia que tem Como Limpar Ouro com detergente? Sim! qualquer detergente usado para lavar louça pode ser aplicado, mas, recomendamos usar o de coco, pois ele é mais neutro que os demais.

Molhe um pano limpo – de preferência flanela – aplique detergente e esfregue na peça delicadamente. Após esse processo, enxágue em água corrente para remover o detergente.

Creme Dental

Como Limpar Ouro – Creme Dental

A pasta de dente funciona muito bem em joias de prata, mas, também é uma excelente opção de Como Limpar Ouro ou joias de banho dourado. Para fazer a limpeza é muito simples, basta passar creme dental na peça que será limpa e esfregar com a flanela, como se estivesse polindo. 

Na sequência, enxágue em água corrente para remover os resíduos da pasta de dente. Depois, seque bem a peça. Com esses procedimentos, suas joias de ouro irão ficar brilhando.

Batom

Pode parecer curiosa e estranha, mas esta dica de Como Limpar Ouro funciona e com muita eficiência, principalmente para fazer o polimento e recuperar o brilho de alianças. Cubra toda a joia com batom e esfregue com um algodão, tato na parte externa quanto interna. 

Depois, remova todo o excesso com uma algodão limpo ou flanela. Logo notará que o efeito opaco e embaçado foi afastado da sua joia. Obs.: Esse método não é muito indicado para joias com gravações e detalhes, já que o batom pode impregnar e você sentir dificuldade para removê-lo destas áreas.

Bicarbonato de Sódio

Como Limpar Ouro - Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato é um excelente produto para remover as manchas e o aspecto opaco das alianças, além de devolver o brilho. É bem simples o processo de limpeza.

Coloque em uma bacia pequena 3 colheres de sal, 3 colheres de bicarbonato de sódio, 1 litro de água, coloque um pedaço de papel alumínio nessa solução e mergulhe a aliança dentro. Deixe por 10 minutos e depois seque com um flanela.


Amônia

Embora esse seja um método eficaz de Como Limpar Ouro, não recomenda-se usá-lo com frequência, já que a amônia pode escurecer e danificar as joias. Para a limpeza, faça a seguinte mistura:


Uma parte de amônia para cada seis partes de água. Controle a quantidade usando uma medida. Em seguida, mergulhe as peças na mistura e deixe agir por no máximo um minuto – não mais que isso – remova a joia, enxágue e seque com um pano de polimento.

Água Quente

Como Limpar Ouro - Àgua Quente

Essa é uma das formas mais simples de Como Limpar Ouro em casa. Coloque água em uma panela,o suficiente para cobrir toda a peça, em seguida, coloque as joias dentro e deixe ferver.

Depois que a sujeira se soltar, remova joias da água, com cuidado para não se queimar, seque com uma flanela. Fique atento para que as peças fiquem sempre submersas, para não danificá-las. Esse truque é recomendado somente para joias sem pedras.

Borracha Escolar

Outra técnica de Como Limpar Ouro e dar brilho é o uso da borracha escolar, principalmente em alianças. Não existe uma borracha específica, pode ser qualquer uma – desde que esteja limpa – esfregue sobre a peça como se estivesse apagando a sujeira presente na joia. Após alguns minutos a peça estará brilhando e sem riscos.

Como Limpar Ouro Branco

Como Limpar Ouro Branco

A composição do ouro branco é uma liga feita com ouro puro e outros metais, como prata, platina, e depois coberto por um banho de ródio – que é um elemento químico de número atômico 45.

Para essa limpeza, dilua um pouco de detergente neutro em água morna, molhe uma esponja macia e esfregue com delicadeza nas peça. Em seguida, seque com uma toalha limpa e que não risca.

Dica: Essa técnica também pode ser usada para limpar joias folheadas a ouro.

Como Limpar Ouro Com Pedras

As joias que possuem pedras coladas em sua superfície não podem ser colocada na água. Por isso, use a seguinte técnica:


Passe um pano limpo, macio e umedecido com água e detergente sobre a peça, na sequência pegue outro pano limpo e úmido – apenas com água – e remova todo o resíduo de detergente que ficou sobre as pedras. Faça esse processo com muita delicadeza, já que essas joias são frágeis e custam caro.

Dicas e Cuidados

Como Limpar Ouro - Cuidados
  • Nunca use alvejantes e nenhum tipo de produto com cloro, pois elas podem ficar desbotadas;
  • Para remover algum tipo de gordura presente em sua joia, você mergulhá-la em um pouco de álcool;
  • Outra opção, é procurar um profissional para fazer o polimento, caso você se sinta insegura (o) de fazer em casa;
  • Para evitar os arranhões, guarde as joias dentro de sua própria bolsa de pano – geralmente quando são compradas vem tipo uma bolsinha de pano para guardá-las;
  • Se o saquinho for guardado em gavetas, ou caso não tenha, coloque sempre junto um pedaço de giz. Ele absorve a umidade do local, evitando que as joias fiquem manchadas;
  • Quando for dormir, enrole os anéis, pulseiras, brincos e colares em um pedaço de papel higiênico ou guardanapo. Essa técnica faz com que o ácido úrico produzido pelo corpo não interfira no brilho das joias.

Depois de seguir todas essas dicas de Como Limpar Ouro, é hora de fazer a limpeza da sua joia. Além de obter o resultado esperado, suas peça irão ficar com mais brilho.