As Melhores Técnicas de Como Limpar Pincéis de Maquiagem

Kinax

Seja com produtos de farmácia, ou com receitas caseiras, aprenda Como Limpar Pincéis de Maquiagem e deixá-los sempre limpos e livres das bactérias.

Antes de aprender as técnicas de Como Limpar Pincéis de Maquiagem é necessário entender o por que é necessário essa limpeza e com qual a periodicidade que deve ser feita a higienização.


Por Que Lavar o Pincel de Maquiagem?

Como Limpar Pincéis de Maquiagem

A lavagem é importante devido ao acúmulo de impurezas que se acumulam no pincel, como por exemplo bactérias e fungos. Esses micro-organismos podem provocar dermatite de contato.

O excesso de resíduos acumulados nos pincéis podem mudar o resultado final de sua maquiagem, deixando um aspecto borrado.

Além de ser uma questão de higiene, fazer a limpeza correta dos pincéis prolonga o tempo de uso.

Quando Lavar?

Se os pincéis são usado diariamente, recomenda-se lavar a cada duas semanas, pois eles acumulam bactérias e fungos devido a umidade.

Os pincéis que são usados para passar sombras e pós, devem ser lavados uma vez por mês. Porém, é necessário verificar o estado deles um dia antes do uso, se necessário faça a limpeza para que ele seque a tempo.

Conheça Seu Pincel

Para saber Como Limpar Pincéis de Maquiagem corretamente, você deve conhecer seu produto. É necessário saber se eles são feitos de cerdas naturais ou fios sintéticos.

Os pincéis feitos de cerdas naturais necessitam de cuidado para que não fiquem ressecados, por isso, sempre após a lavagem é necessário aplicar condicionador.

Já o pincéis feitos de fios sintéticos podem ser limpos com alguns produtos químicos mais fortes. Veja a diferença entre eles:

  • Cerdas Naturais: Elas são feitas de pelos de animais, por isso, são macias e bem maleáveis. A sua estrutura é igual um fio de cabelo.
  • Cerdas Sintéticas: Elas são firmes e durinhas, a cerda é lisinha.

Como Limpar Pincéis de Maquiagem

Essas técnicas de Como Limpar Pincéis de Maquiagem são fáceis e práticas, porém, todas as que envolvem água merecem cuidados. Sempre que for usar solução em água, não molhe as junções de metal e cabos dos pincéis.

Água e Sabonete Líquido

Como Limpar Pincéis de Maquiagem Com Sabonete Líquido

Coloque água quente em um recipiente e sabonete líquido. Coloque o pincel na solução, faça movimentos leves em forma de pinceladas. Quando ele não soltar mais resíduos de sujeira, seque com um guardanapo e coloque um pouco de condicionador.

Quando o pincel absolver o creme, enxágue com água fria e modele com os dedos, devolvendo a forma original do pincel.

Shampoo Neutro de Bebê e Água

Coloque um pouco de shampoo neutro de bebê nas mãos e esfregue o pincel em água corrente. Quando sair todo o resíduo de sujeira, modele as cerdas usando os dedos e deixe secar naturalmente por 24 horas em cima de uma toalha.

O shampoo neutro de bebê é o preferido das mulheres para fazer essa limpeza, pois ele não danifica as cerdas dos pincéis, sejam elas sintéticas ou naturais.

Azeite de oliva

Essa tática de Como Limpar Pincéis de Maquiagem é infalível, porém, é indicada para pincéis pequenos.


Para fazer a limpeza, coloque o pincel em um pote com azeite de oliva e faça movimentos rápidos. Em seguida, passe as cerdas em um papel toalha e verifique se está limpo.


Micro-Ondas, Água e Detergente 

Coloque água em um copo até a metade, acrescente um pouco de detergente, coloque o pincel ou a esponjinha de maquiagem dentro do copo, coloque no micro-ondas por 1 minuto, espere esfriar e use normalmente.

Água, Detergente e Esponja

Aplique uma gota de detergente em uma esponja

macia, pressione nas cerdas do pincel até a sujeira sair, enxágue com água corrente e seque com um guardanapo.

Shampoo Neutro e Tapete 

Uma técnica de Como Limpar Pincéis de Maquiagem menos trabalhosa do que usar as mãos para esfregar as cerdas, é um tapete.

Para fazer essa limpeza, adicione um pouco de shampoo em um pote, coloque o tapete em cima da pia, molhe o pincel no shampoo neutro e esfregue as cerdas no tapete. Quando já estiverem limpinhas enxágue e seque em um papel toalha.

Sabonete em Barra

Como Limpar Pincéis de Maquiagem Com Sabonete

Em um sabonete em barra neutro, esfregue as cerdas do pincel até que saia toda a sujeira. Caso queira, pode umedecer a cerda para acelerar a limpeza.

Quando tiver removido toda a sujeira, enxágue e deixe secar naturalmente em cima  de um papel toalha.

Como Limpar Pincéis de Maquiagem Com Produtos de Farmácia

Existem alguns produtos adquiridos em farmácias que são próprios para fazer a limpeza de seus pincéis.

Demaquilante Líquido

Aplique um pouco do demaquilante em um papel toalha, pincele em movimentos vai e vem até que toda a sujeira das cerdas seja removida. Deixe secar naturalmente.

Você pode usar também lenços removedores no lugar de papel toalha, basta repetir o mesmo processo com o demaquilante usando um lenço, até retirar toda a sujeira do pincel.

Em seguida, use um lenço seco para tirar o excesso de química que ficou no pincel. Deve-se tomar cuidado com os lenços, já que eles são úmidos e senão retirar o excesso do pincel, pode prejudicar na hora de aplicar a maquiagem.

Secagem

Na hora da pressa, é comum as pessoas usar o secador de cabelo para secar os pincéis ou colocar no sol, porém, essa técnica é completamente errada, pois o calor resseca os fios.


O ideal é remodelar as cerdas com os dedos, e deixar secar naturalmente em cima de uma toalha ou de um papel toalha em posição horizontal e em um local arejado.

Cuidados

Como Limpar Pincéis de Maquiagem - Cuidados

  • Para não danificar as cerdas dos pincéis, evite deixá-los em pé, com as cerdas para baixo.
  • Gurde em local seco;
  • Evite guardar no banheiro, já que é um local úmido;
  • Espere o pince secar por completo para depois guardar, nunca guarde úmido para não criar mofo;
  • Guarde em estojos específicos, eles protegem contra a sujeira, contra a poeira e contra as bactérias;
  • Utilize caixas próprias para maquiagem, mantendo os pincéis sempre com a capinha protetora nas cerdas;
  • Não empreste seus pincéis para outras pessoas, isso evita contaminações de bactérias ou alguma possível doença de pele.

Portanto, use as técnicas corretas de Como Limpar Pincéis de Maquiagem e faça a limpeza adequada. Não permita que seu pincel acumule resíduos, pois pode se tornar ineficaz ao espalhar a maquiagem e deixá-la desproporcional.