Como Limpar Tábua de Corte – Faça a Higienização Correta

Kinax

Saber Como Limpar Tábua de Corte é fundamental para poder manter a higiene correta desse objeto que é indispensável na cozinha.

Uma limpeza correta deixará suas tábuas livres das bactérias e do mau cheiro, bem como eliminar as manchas que muitas vezes causam má aparência.


Como Limpar Tábua de Corte

O primeiro passo de Como Limpar Tábua de Corte e sempre mantê-la limpa é fazer a limpeza após o uso. Com isso, evita-se que as manchas e odores dos alimentos se impregnem na tábua.

Por isso, sempre que usar lave logo em seguida com água morna, esponja, detergente neutro e deixe secar em pé no escorredor ou sobre a pia.

Como Limpar Tábua de Corte – Plástico

Como Limpar Tábua de Corte

Após o uso, lave bem a tábua esfregando com uma esponja e detergente. Em seguida, coloque de molho em 1 litro de água e uma colher de água sanitária.  Após 30 minutos de molho,  lave novamente com detergente e passe vinagre branco para retirar os resíduos da água sanitária e deixe secar em pé no escorredor de louça.

Como Limpar Tábua de Corte – Madeira

Com o passar do tempo, a madeira apresenta algumas fissuras. Essas rachadura facilitam o abrigo das bactérias, do mofo e bolor. Por isso, a maneira correta de Como Limpar Tábuas de Corte de madeira, é lavá-la com água morna e detergente logo após o uso.

Na sequência, enxágue com água corrente e seque com um papel toalha para tirar o excesso de umidade e deixe secar em um local arejado e ao sol.

Mantenha a tábua de madeira sempre em local seco (quando não estiver usando) e lave sempre antes de usar e evite cortar carne em tábuas de madeira.


Como Limpar Tábua de Corte –  Vidro

Esse tipo de material é mais resistente a odores e manchas. Com isso, torna-se a tábua mais fácil de limpar. Você só precisa esfregar com uma esponja, água e sabão, eliminando assim os resíduos de alimentos e deixar secar no escorredor ou  em pé em cima da pia.


Como Limpar Tábua de Corte – Bambu

O é um material orgânico e não sintético, porém, pelo fato de ser bactericida é bem mais higiênico que a madeira. Para fazer a limpeza desse material, o processo será o mesmo usado na tábua de madeira.

Esfregue bem com uma esponja, água quente e sabão neutro. Deixe secar naturalmente sobre a pia ou no escorredor,. a cada seis meses, caso queira, faça uma aplicação de óleo mineral na superfície.

Como Lavar Tábuas de Corte – Tirar Manchas

Como Limpar Tábua de Corte - Tirar Manchas

Muitas vezes algumas manchas são inevitáveis, pois algum tipo de alimento, principalmente vegetais podem manchar sua tábua. Veja uma dica 100% eficiente para resolver esse problema.

Você vai precisar de:

  • Papel toalha;
  • Água sanitária.

Como Limpar:

Coloque o papel toalha em cima da tábua, despeje água sanitária, espere agir 15 minutos, retire o guardanapo, esfregue a tábua com uma escova , lave com detergente, enxágue e deixe secar.

Dica Extra


Um truque importante de Como Limpar Tábua de Corte é, sempre que for lavar, fazer uma solução com 1/4 de xícara de água oxigenada e 1/4 de xícara de vinagre branco, umedecer bem uma esponja e esfregar em toda a superfície da tábua. Em seguida fazer o enxágue com água quente.

Cuidados

  • Nunca deixe a tábua suja. lave sempre após o uso;
  • Deixe secar bem antes de guardar;
  • Evite cortar alimentos de diferentes tipos na mesma tábua sem antes higienizá-la. Ex.: Não corte carne crua e em seguida legumes;
  • Se possível, tenha uma tábua para cada tipo de alimento, caso contrário, inicie sempre cortando as verduras e legumes;
  • Após o uso, faça uma pasta com bicarbonato de sódio com suco de limão e esfregue sobre a superfície, assim a tábua ficará desinfetada;
  • No caso das tábuas de madeira, bambu e plástico, quando tiver com cheiro ruim ou apresentarem rachaduras fundas, é hora de trocá-las.

Com essas dicas de Como Limpar Tábua de Corte fica fácil a descontaminação dos alimentos e você poderá usar com segurança.