Como Limpar Utensílios de Silicone da Forma Correta e Sem Danificar

Kinax

Hoje o vamos ensinar algumas dicas de Como Limpar Utensílios de Silicone com facilidade, já que esses produtos estão em alta na cozinha, pois não arranham as panelas nem as assadeiras.

Como Limpar Utensílios de Silicone

Como Limpar Utensílios de Silicone

Confira algumas dicas e truques para você higienizar corretamente seus utensílios de cozinha de silicone.


Limpeza Diária

Para fazer a limpeza diária, lave com água corrente e detergente neutro logo após o uso, evitando assim que restos de alimentos e gordura sequem na superfície.

Para não arranhar os utensílios, lave com uma esponja macia. Se não conseguir remover todos os resíduos, deixe de molho durante 10 minutos em água morna e detergente.

Água Quente e Desengordurante

Para quem usa esses utensílios com frequência, precisa fazer uma limpeza profunda no mínimo uma vez na semana.

Esquente uma boa quantidade de água, coloque em uma bacia, dilua desengordurante, misture e coloque todos os utensílios de molho por 1 hora. Em seguida, esfregue com uma esponja, lave e enxágue em água corrente até eliminar a gordura e o desengordurante.

Bicarbonato de Sódio

Para os utensílios com manchas resistentes e difíceis de sair, coloque bicarbonato de sódio sobre a mancha e um pouco de água para fazer uma pasta. Espere essa solução secar, enxágue bem e enxugue.

Obs.: Não deixe sob exposição solar, pois a mancha pode se alastrar ainda mais.


Formas e Assadeiras

Saber Como Limpar Utensílios de Silicone como formas e assadeiras é essencial.  Às vezes, só a água morna não resolve, é necessário fazer um determinado esforço, porém precisa de cuidados.  Por isso, evite usar produtos abrasivos, para que eles não risquem o utensílio no decorrer do tempo.


Você pode lavar seus utensílios na máquina  de lavar louças ou na mão. Caso opte pela lavagem manual, esfregue sempre com uma esponja macia, desengordurante e água morna e esfregar a oleosidade com um pano de louça para poder remover os resíduos das fendas.

Se a sujeira estiver difícil de ser removida, aplique bicarbonato de sódio sobre o local onde os resíduos estão impregnados, esfregue com um pano e deixe a solução agir por uma hora.

Após o tempo programado, finalize a limpeza com água morna para remover o excesso da pasta, enxágue, seque e guarde em local seco e arejado.

Como Limpar Utensílios de Silicone - Assadeira

Como Limpar Utensílios de Silicone – Remover Manchas Difíceis

Para fazer a remoção de algumas manchas difíceis, você pode optar por esquentar seus utensílios


Para isso, coloque o material pré-aquecido no forno a 180°C, deixe durante 10 minutos, quando esquentar e as manchas que estão presas se soltarem, é só fazer limpeza normal com detergente ou desengordurante.

Como Limpar Utensílios de Silicone  – Cuidados

Essas dicas são essenciais, pois ajudam a evitar a contaminação dos alimentos.

  • Lavar os utensílios logo após o uso;
  • Esperar secar completamente para guardar, se forem armazenados úmidos, pode mofar e atrair bactérias;
  • Faça uma limpeza profunda com frequência.
  • Ao usar o material de silicone, unte com algum tipo de desmoldante ou vaselina líquida. porém aplique bem pouquinho;
  • Não use ferramentas pontiagudas no material.
[relfake id="1"]