Como Plantar Abacaxi – Aprenda a Cultivar Seu Próprio Plantio

Rate this post
Kinax

Quer saber Como Plantar Abacaxi para fazer deliciosas receitas, sucos ou revender? Essa fruta tropical é provida de muitos benefícios para a saúde e importante aliado para manter o organismo funcionando bem.

Você sabia que plantar abacaxi em casa e acompanhar todo o seu processo serve também como uma verdadeira terapia? Isso mesmo. Então, se você também está procurando um jeito de desestressar, que tal plantar abacaxi?


Que Tal Investir? Aprenda Como Plantar Abacaxi

Como Plantar Abacaxi

Pode ser uma grande fonte de vantagens para quem produzir o fruto pelo fato do abacaxi ser bastante consumido no Brasil e o país ser ótimo para cultivo. Além do mais, é bom também para ser transformado em outros alimentos: polpas, compostas, sucos, sorvetes etc, que gera grande diversidade comercial.

Se você tem a intenção de aprender Como Plantar Abacaxi para ganhar um renda extra, está aí a oportunidade de começar um novo negócio. Ou, se você apenas quer saber para cultivar em sua própria casa, aqui você também vai aprender.

Como Plantar Abacaxi em Casa

Um jeito fácil, prático e muito rentável para você ter sempre abacaxis à sua disposição é fazendo a plantação em sua própria casa. Para começar, você só precisa seguir 5 passos e esperar alguns dias para que o resultado apareça….

Passo 1 – Escolha o Abacaxi Certo

Procure um abacaxi fresco e retire suas folhas – mais conhecidas como coroas – que devem estar verdes e sem nenhuma mancha amarelada ou castanha. Opte pela fruta dourada e firme, madura. Para saber se o abacaxi está maduro demais, basta puxar algumas folhas da coroa, se elas saírem facilmente é um sinal de que a fruta passou do ponto.

Passo 2 – Remova a Coroa

Segure o corpo do abacaxi com uma mão e use a outra para pegar a base das folhas da coroa. O ideal é fazer movimentos de torção para que as folhas saiam por inteiro da base. Caso você tenha dificuldades para fazer isso, corte o topo do abacaxi em torno da raiz.

Passo 3 – Prepare a Coroa

Retire as folhagens menores, próximas à base, para expor o caule e facilitar a brotação. Depois, vire a coroa de cabeça para baixo e deixe secar por uma semana. Este é o tempo necessário para começar o processo de plantação.

Passo 4 – Deixe de Molho

Em um recipiente, coloque o caule por completo na água e coloque alguns palitos no topo do caule da coroa para que eles se mantenham firmes. O recipiente precisa ficar à luz do sol, mas sem exageros e o ideal é trocar a água uma vez por dia para evitar musgos. Depois desse período de uma semana, você verá as raízes brotarem.

Passo 5 – Coloque no Solo

Quando as raízes estiverem grandes, plante-as em um local ensolarado com uma mistura de 30% de adubo e 70% de terra. Essa proporção é perfeita e recomendada para o plantio de abacaxi. Apenas o caule precisa estar enterrado, as folhas não. Procure regar a planta 1 vez por dia, em especial pela manhã.

Dica: o crescimento da fruta começa a acontecer a partir de 6 meses.


Como Plantar Abacaxi em Casa


3 Formas de Como Plantar Abacaxi

Até para plantar abacaxi você vai precisar de um bom planejamento. E para que seja efetivo o resultado que você espera, tem que seguir corretamente e acompanhar, assim como um filho, pois só assim você verá a evolução da plantação.

Entenda Como Adquirir as Sementes

Essa é a primeira coisa a ser feita, porém existem duas formas de fazê-la. A primeira é plantando o abacaxi diretamente no solo, mas este método é mais indicado para cultivos de pequeno porte. Já a segunda maneira é plantando mudas adquiridas em viveiros.

Saber Como Plantar Abacaxi é fácil, o difícil é trabalhar com a plantação, pois é preciso ter grande conhecimento sobre a região e o clima. Para se aprofundar mais neste tema, a Dona Dicas sugere que você faça um curso antes ou contrate um profissional especializado, caso este, seja mesmo seu objetivo de renda.

Saiba Como Escolher o Local Para Plantar

Por ser uma fruta típica de regiões tropicais e subtropicais, o abacaxi precisa ser plantado em locais com temperaturas altas durante o ano todo. Do contrário, ele terá uma adaptação ruim que poderá ser até cara para o produtor. Portanto, quando for escolher o local, opte com um lugar com textura de arenosa e drenada.

Veja Qual é a Melhor Época

Se a intenção é ter uma data certa para começar a plantar, escolha entre o meio e final do verão com mais chuvas para estimular o crescimento da fruta. Agora se você quiser irrigar a plantação, você pode começar a qualquer período do ano.

Quando Colher

Se você plantar a muda em seu lar, caso o abacaxi tenha sido consumido, pode ser que demore até um ano para nascer de novo, mas se você não tiver pressa pode esperar, porque ele acaba servindo até como um ornamento para o seu jardim.

Como Fazer Muda de Abacaxi

Você achava que a fruta servia somente para consumo? Nada disso! Sabia que dá para aproveitar a coroa do abacaxi para decorar seu jardim? Não desperdice nada! Além de saber Como Plantar Abacaxi, veja como fazer sua muda.

Confira aqui o passo a passo:

  1. Pegue um abacaxi maduro e em perfeito estado
  2. Lave ele na água e corte 5 cm abaixo da coroa
  3. Deixe a coroa secar no sol e separe a polpa dela
  4. Mergulhe a coroa em um pote de vidro com 1 cm de água filtrada e deixe agir por duas semanas no sol, mudando a água de 2 em 2 dias.
  5. Depois de 15 dias, coloque-o em um vaso com terra e deixe no sol por 6 horas todos os dias.

Como Plantar Abacaxi - Fazer a Muda

Benefícios Que o Abacaxi Proporciona


É uma fruta bastante recomendada por nutricionistas porque auxilia na dieta. Além de ser um bom alimento digestivo é também benéfico para refinar o sangue e ajudar a emagrecer. Sempre que for consumir a fruta procure comê-la à noite ou ingerir seu suco.

Veja algumas maneiras de aproveitar o abacaxi:

  • Não engorda;
  • É ótimo para o intestino;
  • Possui muita fibra;
  • Ótimo para sobremesa;
  • Perfeito para saborizar a água.