Como Plantar Cheiro Verde Em Casa ou Apartamento -Bem Fácil

Kinax

Manter uma horta em casa é muito fácil. Veja Como Plantar Cheiro Verde e tenha sempre tempero fresquinho para preparar suas refeições.

Como Plantar Cheiro Verde em Casa – Salsinha

Como Plantar Cheiro Verde - Salsinha

A salsinha pode ser cultivada em vários tipos de clima, porém, ela se desenvolve melhor em regiões de clima ameno, com temperaturas entre 10°C e 22°C.


Você pode manter o cultivo da salsa sob luz solar ou na sombra, depende muito do clima. Nas regiões quentes, recomenda-se o cultivo em lugares iluminados e fresco, porém, não devem ficar muito exposta diretamente sob a luz solar nas horas quentes.

Antes de entender a maneira correta de Como Plantar Cheiro Verde, mais precisamente a salsinha, conheça 3 tipos da planta que você pode cultivar:

  • Salsa de Folha Lisa: Essa qualidade de salsinha tem um sabor forte e doce. Seu tamanho costuma ser maior que as outras variedades, por isso, precisa de um espaço maior para que se espalhe. Outro fator positivo, é que é mais tolerante ao calor em relação as demais.
  • Salsa de Hamburgo: Essa variedade não é muito comum no Brasil e sim, bastante cultivada na Europa. Ela possui raízes estilo batata doce, as quais são comestíveis. Ela tem um crescimento semelhante as demais espécies, suas folhas são usadas igual as outras salsas e a raiz (batata) é preparada igual vegetais.
  • Salsa de Folha Crespa: Seu sabor é doce e suave, por isso é muito usada em saladas. Seu tamanho é bem menor em relação as outras variedades e tem um crescimento controlado.

Prepare o espaço para fazer o canteiro. O solo deve estar bem drenado e fértil, de preferência com matéria orgânica.

Na sequência lance as sementes no canteiro, porém não junte muito elas. Regue bem e mantenha a umidade da terra, sempre arrancando as plantas invasoras.

Se comprar as mudas já prontas, plante em linhas, com espaçamento de 20 cm uma da outra e a distância entre as mudas de 10 cm aproximadamente.

De 60 a 90 dias pós plantio já pode-se iniciar a colheita da salsinha. Escolha as folhas mais externas inteiras, mas não colha tudo de uma vez, não exceda 1/3 do pé de salsinha na hora da colheita.

Como Plantar Cheiro Verde em Casa – Cebolinha

Como Plantar Cheiro Verde - Cebolinha

O clima ideal para plantar a cebolinha é com temperaturas entre 13°C a 24°C,  porém algumas qualidades são resistentes a baixas e altas temperaturas.

Assim como a salsinha, a cebolinha também possui 3 variedades que podem ser cultivada. Veja quais:


  • Cebolinha Comum:  Essa variedade de cebolinha tem um sabor e odor semelhante a cebola. Ela possui folhas ocas e apossuem uma semelhança com o alho-poró. 
  • Cebolinha Botânica: É uma planta de pequeno porte, seus bulbos são brancos e logos, com folhas verdes, em formato cilíndrico e compridas. Após um período de frio, ela emite flores com cor branca esverdeada e é bem adaptada ao clima quente.
  • Cebolinha Cultivo: Possui uma melhor desenvoltura em solo drenado, pois não é adaptada ao encharcamento. Essa qualidade precisa de luz solar e é tolerante a geadas não muito intensas. Sempre que cortada ela brota com facilidade, por isso, pode ser colhida com frequência. Pode ser cultivada por semente ou touceiras.

Procure fazer o plantio em um local com luminosidade, nem que seja por algumas horas diárias. Para fazer o plantio da cebolinha, prepare o canteiro, trabalhe bem o solo deixando-o bem drenado e com bastante adubo.


Em seguida faça a semeadura, procurando sempre deixar um espaço entre as sementes. Para o plantio de mudas (touceiras formadas por plantas adultas) faça o seguinte:

  • Separe cada planta da touceira;
  • Colha as folhas mais desenvolvidas;
  • Plante cada planta com espaço e na mesma profundidade em que ela estava antes de ser arrancada.
  • As linhas do canteiro devem ter espaçamento de 20 cm uma da outra e a distância entre as touceiras ou sementes de 10 cm aproximadamente.

Faça uma irrigação frequente, mantendo o solo sempre úmido, porém não encharcado. Na hora da colheita, dê a preferência para as folhas compridas, verdes e ocas.

Com uma tesoura limpa e bem afiada, pegue um punhado de folhas e faça o corte deixando cerca de 1 cm e meio de folhas acima do solo, assim elas brotam com facilidade.

Como Plantar Cheiro Verde em Apartamento

Como Plantar Cheiro Verde em Apartamento

Para fazer o plantio de salsinha e cebolinha em seu apartamento, você pode escolher uma jardineira com 30 cm de comprimento, por 20 cm de altura e 20 cm de largura ou uma caixa plástica retangular e até mesmo uma garrafa pet cortada o meio

Em seguida faça a drenagem do vaso, colocando um dos seguintes materiais no fundo:

  • Seixos;
  • Argila expandida;
  • Manta didin;
  • Pedra brita;
  • Cacos de telhas.

Continuando com o preparo, coloque o substrato no vaso, pode misturar com terra se quiser, e adubo orgânico de preferência. Escolha as mudas ou as sementes e plante da seguinte maneira.

  • Faça cova ou as linhas com profundidade de 0,5 a 1,0 cm para o plantio das sementes;
  • Semeie e faça a cobertura com o substrato, porém uma amada fina, somente esfarelado por cima da semente;
  • Para as mudas, posicione-as na cova e ao redor aperte levemente o substratos para ficarem firmes;
  • Após o plantio,faça a irrigação até escorrer água no fundo do vaso. Mantenha sempre úmido, porém não encharcado;;
  • o processo de colheita é o mesmo de quando plantado diretamente em canteiros.

Como Plantar Cheiro Verde em Vaso – Salsinha

Escolha um vaso com no mínimo 25 a 30 centímetros de profundidade e bem largo de diâmetro. Coloque em uma posição que receba uma boa luz solar, porém com sombreamento para os dias muito quentes.

Compre uma terra com bastante matéria orgânica, argilosa e bem drenada, caso queira, adicione esterco de galinha. Faça pequenas covas, coloque a semente e cubra levemente com a terra.

Em seguida, faça a irrigação regular e de maneira que o solo fique úmido, porém, não encharcado e menem molhado por muito tempo. Quando já estiver no ponto de colheita, faça normalmente o corte das folhas.

Como Plantar Cheiro Verde em Vaso

Como Plantar Cheiro verde em Vaso – Cebolinha

o processo de Como Plantar Cheiro Verde em vaso é parecido para as duas qualidades, tanto salsinha quanto cebolinha seguem o mesmo padrão de vaso, adubação e irrigação.


Portanto, para a cebolinha faça o mesmo processo do plantio da salsinha, e plante cada cebola ou a muda a 2,5 cm de profundidade, apontando as raízes para baixo e com um espaçamento entre 4 a 5 cm de um pé para o outro, assim elas ganham espaço para formar raízes. Faça a irrigação normal.

Viu Como Plantar Cheiro Verde é fácil? Portanto arrume as sementes ou as mudas e mãos na terra.