Como Reaproveitar o Material Escolar e Economizar o Ano Todo

Kinax

Dicas simples de Como Reaproveitar o Material Escolar vão fazer você economizar muito na compra desses itens no decorrer do ano e ainda incentivar seus filhos no cuidado com os materiais no dia a dia. Confira os detalhes no nosso post.

Dicas de Como Reaproveitar o Material Escolar no Dia a Dia

Como Reaproveitar o Material Escolar

Anote todas as dicas de Como Reaproveitar o Material Escolar e as mantenha em um local acessível para sempre consultar e recapitular as regrinhas também com seus filhos.


Optar Pelo Fichário

A primeira dica de Como Reaproveitar o Material Escolar e economizar é optar pelo uso de um fichário ao invés de vários cadernos. Ao usar fichário, basta colocar novas folhas e ir descartando (ou arquivando) as usadas à medida que as matérias vão finalizando.

O fichário pode ser usado no ano seguinte e também pode ser personalizado de acordo com o gosto do estudante.

Escolher Cadernos Menores

Escolher cadernos menores é uma forma de evitar que eles fiquem com muitas folhas sobrando ou até mesmo pela metade.

Cadernos com menos quantidades de folhas geralmente são utilizados até o final e são mais práticos no dia a dia.

Personalizar os Cadernos Começados

Uma forma de Como Reaproveitar o Material Escolar é dar vida nova aos cadernos já começados. Para isso, basta remover as folhas já usadas, deixar somente as brancas e fazer algumas colagens na capa, com adesivos criativos, por exemplo.

Essa é uma excelente dica de reaproveitar o material do ano anterior e evitar desperdício.

Limpar as Borrachas Com Álcool

Para deixar as borrachas escolares como novas a melhor alternativa é limpá-las com álcool ou com uma mistura simples de água morna com bicarbonato de sódio.


Dessa maneira é possível usar as borrachas por muito mais tempo.


Optar Pela Lapiseira

Uma dica ótima de Como Reaproveitar o Material Escolar é optar por usar lapiseira ao invés de lápis. Além de durar muito mais, os grafites da lapiseira rendem bastante (ao contrário do lápis).

Usar Lápis Decorados

No caso de quem prefere usar lápis a dica é optar por aqueles decorados e mais atrativos. Principalmente no caso das crianças, o uso desses lápis evita que elas desperdicem tanto ou que os apontem de forma exagerada.

Customizar a Mochila

Como Reaproveitar o Material Escolar - Estojo e Mochila

Fazer pequenos reparos e uma customização na mochila é uma ideia excelente para reaproveitar esse item (que é um dos mais caros) para o próximo ano.

Consertar zippers, pequenas costuras, alças etc. é suficiente para fazer a mochila durar mais. Além disso, fazer customizações com bordados, bottons, tachinhas, spikes, tecidos, pinturas etc. dá vida nova e muito mais estilo às mochilas.

Reutilizar Estojos

Os estojos antigos podem ser reutilizados também com uma customização simples. Estojos mais velhos devem ser aproveitados para guardar lápis de cor, giz de cera, canetinhas etc., deixando os estojos mais novos para canetas, lápis, borrachas e demais materiais.


Uma dica aqui é comprar estojos feitos com materiais sintéticos que facilitam a limpeza e conservação. Os estojos em tecido de pano são descartados com maior frequência, o que acaba em desperdício.

Anotou as dicas de Como Reaproveitar o Material Escolar? Coloque-as em prática quanto antes e economize muito dinheiro na compra desses itens.