Como Remover Fita Dupla Face Sem Complicação

Kinax

Como Remover Fita Dupla Face – Essa fita é muito útil para ter em casa, mas removê-la de algumas superfícies pode ser um pouco complicado. Abaixo, você irá aprender algumas dicas para fazer essa remoção com facilidade.

Hoje em dia é comum fixar objetos em diferentes superfícies de nossa casa ou ambiente de trabalho. E para isso, utiliza-se muito a fita dupla face, que é uma das melhores alternativas, devido à sua fácil aplicação e custo benefício.


Neste artigo, vamos te ensinar, Como Remover Fita Dupla Face, além da maneira correta de utilizá-la.

Como Remover Fita Dupla Face - Colar

O Que é Fita Dupla Face?

A fita dupla face é foi criada há mais de 50 anos, e é feita com espuma adesiva e plástico. Dentre suas principais características, estão:

  • Fácil aplicação;
  • Simples remoção;
  • Excelente fixação;
  • Facilidade em substituir parafusos e pregos.

Como Aplicar a Fita Dupla Face

Embora seja uma fita resistente, é fundamental utilizá-la adequadamente para garantir a fixação efetiva. Saiba a maneira correta:

É necessário certificar-se que a superfície onde a fita será fixada esteja completamente limpa, sem nenhuma sujeira, resíduo, umidade e/ou poeira. Para garantir a limpeza, passe um pano com álcool antes de fazer a fixação;

Importante: A fita dupla face deve ser aplicada apenas em superfícies lisas, para garantir sua fixação completa e segura.

Depois que a superfície estiver limpa, corte a fita no tamanho desejado – use uma tesoura – sempre levando em consideração o tamanho do objeto que será fixado.

Dica: Use sempre mais de um pedaço de fita , para garantir a fixação do objeto.

Em seguida, aperte a fita com o polegar sobre o objeto que vai ser fixado, garantindo um bom contato entre a fita e o material e eliminando a entrada de ar.

Depois, com auxílio de uma faca ou da unha, remova a película protetora da face e aperte o objeto com a fita sobre a superfície em que o objeto vai ser fixado.

Como Remover Fita Dupla Face da Parede

A técnica de Como Remover Fita Dupla Face é muito simples. Confira!

Remova primeiro uma ponta da fita da superfície, na sequência desenrole o restante com a ponta do dedo.

Caso esteja difícil de fazer a remoção, use um pedaço de nylon, para retirar a cola da fita entre o objeto e a superfície.

Porém, ao usar esta técnica (do fio de nylon) a fita irá rasgar, sendo necessário fazer uma limpeza com álcool.

Confira alguns outros métodos de Como Remover Fita Dupla Face, e também, produtos que podem ser utilizados para a remoção, porém, depende da superfícies.

Secador de Cabelo

Como Remover Fita Dupla Face Com Secador

Use o secador de cabelo para aquecer a fita colada. Depois de aquecida, as pontas da fita irão se descolar com facilidade. Use uma faca ou a ponta da unha para fazer a remoção.

Atenção: Não aplique essa técnica em vidro, para não correr o risco de trincar com o calor.


Gelo

Aplique gelo sobre a fita, deixe agir por dois minutos. A cola irá se soltar e você vai conseguir tirar a fita sem danificar a pintura da superfície. 


Água, Vinagre e Detergente

Prepare uma mistura com 1 copo de água, um pouco de vinagre a algumas gotas de detergente. Em seguida, passe sobre a fita grudada usando uma esponja.

Óleo de Cozinha

O óleo de cozinha é mais um dos recursos de Como Remover Fita Dupla Face, esse muito recomendado para  o uso em plástico.

Aplique algumas gotas sobre a fita, espere agir por alguns minutos, e na sequência use uma esponja para auxiliar na remoção.

Você também pode utilizar o óleo em vidros, mas será necessário fazer uma limpeza com álcool, evitando manchas.

Acetona

Despeje um pouco de acetona em cima da fita colada e aguarde o produto evaporar. A fita irá se soltar com facilidade.

Cuidado: Evite aplicar a acetona em superfícies sensíveis, como plástico, papel e locais com tinta.

Álcool Isopropílico

Como Remover Fita Dupla Face Com Álcool

Esse método de Como Remover Fita Dupla Face pode ser usado em qualquer tipo de superfície. Aplique o álcool em um pano de limpeza ou algodão e passe sobre a superfície.

Essa técnica é indicada para vidros ou plástico, já que o álcool evita manchas.

Esponja Melanina

Experimente usar uma esponja de melamima para remover os resíduos. Mergulhe a esponja, também conhecida como “esponja mágica”, na água e esfregue o local afetado até remover todos os resíduos.

Como trata-se de um material levemente abrasivo, ele é inadequado para superfícies de vidro ou madeira extremamente polida. Utilize a buchinha sem medo em paredes e portas, mas saiba que a pintura pode desbotar um pouco.

A esponja de melamima pode ser comprada na seção de produtos de limpeza em supermercados e na internet.

Fita Crepe

Outra técnica de Como Remover Fita Dupla Face é utilizar fita crepe, ou até mesmo uma fita comum.

Corte um pedaço da fita crepe e aperte sobre a dupla face, segurando firme os cantos. Depois, puxe lentamente a fita crepe. A dupla face deverá sair junto.

Dicas
  • Caso não tenha secador de cabelo, para remover a fita dupla face de superfícies pequenas, deixe o objeto no sol.
  • Sempre use óleo com cautela, para não desgastar superfícies a nem algum tipo de pintura.

Como Remover Mancha de Fita Adesiva

Se a superfície que estiver manchada for azulejo, confira algumas dicas que podem ajudar na hora de remover aquele “grude” pegajosos e que acumula sujeira,d eixando a superfície feia.

  • Água;
  • Detergente neutro;
  • Vinagre de cidra ou limão;
  • 1 escova macia;
  • 1 pano de flanela ou uma esponja.

Como Limpar:

Misture a água com o detergente, o vinagre e passe com a esponja ou pano sobre a superfície, esfregando com cuidado até remover o adesivo. Depois, faça uma limpeza normal no local.


Se o adesivo estiver grudado em aço inoxidável, primeiro você precisa remover com os dedos tudo o que conseguir. Depois, limpe a superfície com água quente e detergente.

Pode usar também, álcool etílico o acetona – tudo embebido em um algodão.