Como Tirar Cheiro de Urina do Colchão, Sofá, Tapete e Roupas

Kinax

Aprender Como Tirar Cheiro de Urina de diversos locais é algo bem simples. Inclusive, você pode fazer isso usando ingredientes caseiros e baratos. Confira nosso post e veja as melhores alternativas.

Dicas de Como Tirar Cheiro de Urina de Uma Forma Fácil

Anote os ingredientes de Como Tirar Cheiro de Urina e o passo a passo que vamos ensinar para cada situação.


Como Tirar Cheiro de Urina do Colchão

Como Tirar Cheiro de Urina do Colchão

Itens Necessários

  • Uma boa quantidade de papel toalha;
  • De 2 a 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 1 copo americano de água morna;
  • Meio copo americano de vinagre branco;
  • 1 frasco borrifador.

Como Fazer:

Colocar as folhas de papel toalha sobre o colchão e absorver bem o excesso (ou resquício) de urina. Espalhar o bicarbonato de sódio por toda região do colchão que foi afetada pela urina.

Deixar o bicarbonato de sódio agindo por 1 hora e meia. Remover o bicarbonato com a ajuda de um aspirador, papel toalha ou um pano bem seco. No frasco borrifador, colocar a água morna e o vinagre branco.

Borrifar essa mistura no local e deixar agindo por meia hora.

O ideal é que o colchão fique secando em um local bem arejado e com luz solar. Para acelerar o processo de secagem, basta usar um secador, lembrando de manter uma distância de 20 cm do tecido do colchão (para não queimar).

Como Tirar Cheiro de Urina do Sofá

Dica 1

Itens Necessários:

  • 1 litro de água morna;
  • 250 ml de vinagre branco;
  • 2 panos bem limpos;
  • 1 frasco borrifador.

Como Fazer:

No frasco borrifador, colocar a água morna e o vinagre branco. Borrifar essa mistura em um pano e passar pelo tecido do sofá afetado pela urina. Esse procedimento deve ser feito de 2 a 5 vezes (dependendo da intensidade do cheiro).

Passar o outro pano limpo e seco para remover o excesso do líquido. Deixar o sofá secando naturalmente. Lembre de manter o local bem arejado e, se possível, recebendo luz solar.

Dica 2

Itens Necessários:

  • 1 litro de água morna;
  • 1 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 1 frasco borrifador;
  • 1 pano seco e limpo;
  • 1 escova de limpeza com cerdas macias.

Como Fazer:

No frasco borrifador, colocar a água morna e o bicarbonato de sódio. Misturar bem. Borrifar o líquido em toda região do sofá atingida pela urina. Logo depois, passar a escova de limpeza no local de forma cuidadosa para não prejudicar o tecido do sofá.

Deixar essa mistura agindo por 2 minutos. Depois, com o pano seco e limpo, retirar essa mistura o máximo que puder. Deixar o sofá secando naturalmente, mantendo o local bem arejado e com luz do sol.

Como Tirar Cheiro de Urina do Tapete

Como Tirar Cheiro de Urina do Tapete

Itens Necessários:


  • Meia xícara (chá) de álcool;
  • Meia xícara (chá) de vinagre de álcool;
  • 1 frasco borrifador;
  • 1 pano bem limpo e seco.

Como Fazer:


Colocar no frasco borrifador o álcool e o vinagre. Borrifar o líquido sobre o tapete, por todo local onde estava a urina. Esse procedimento deve ser feito 3 vezes.

Passar o pano bem limpo e seco sobre o tapete e deixar secando (preferencialmente ao sol e em um local arejado).

Você também pode aumentar as quantidades de álcool e vinagre e fazer a limpeza em todo o tapete. Sobretudo para quem tem crianças pequenas ou animais de estimação em casa, o ideal é que essa limpeza seja realizada no mínimo 2 vezes por semana.

Como Tirar Cheiro de Urina da Roupa

A dica de Como Tirar Cheiro de Urina da roupa vai muito além de lavá-la da forma tradicional. Para higienizar bem as roupas é necessário usar alguns produtos que eliminam totalmente o mau cheiro.

Itens necessários:

  • 1 frasco borrifador;
  • 1 xícaras (chá) de água quente;
  • 1 xícara (chá) de vinagre branco.

Como Fazer:

Misturar a água quente com o vinagre no frasco borrifador. Borrifar o líquido na roupa até que a região afetada pela urina seja bem umedecida.

Colocar a roupa para lavar normalmente na máquina, utilizando o sabão em pó de costume e, posteriormente, fazer o enxágue com amaciante. Colocar a roupa secando em um local bem ventilado.

Para tirar o cheiro de urina da roupa também é recomendado fazer uma mistura simples contendo sabão em pó e bicarbonato de sódio. Essa mistura deve ser preparada (e usada) principalmente quando há grande incidência de roupas com urina que precisam ser lavadas.

Essas dicas de Como Tirar Cheiro de Urina também valem para roupas de cama, toalhas e banho e panos usados para remover o excesso de urina presente em sofás, tapetes, colchão etc.

Como Evitar o Cheiro de Urina Em Todos Esses Locais?

Além de saber Como Tirar Cheiro de Urina do colchão, sofá, tapete e roupas, anote essas dicas simples para evitar que esse problema ocorra. Isso vai facilitar bastante sua rotina de limpeza.

Impermeabilizar Colchões, Sofás e Almofadas

Para evitar que a urina não atinja os tecidos de colchões, sofás e almofadas, uma das melhores alternativas é fazer uma impermeabilização, geralmente com uso de determinados métodos e produtos.

Essa impermeabilização é ainda mais indicada para pessoas que tem crianças pequenas em casa, idosos que necessitam usar fraldas e também animais domésticos (gatos e cachorros).

Colocar Uma Capa Plástica no Colchão

Como Evitar o Cheiro de Urina

Proteger o colchão com uma capa plástica adequada também é uma solução simples para evitar o cheiro de urina provocado pela presença desse líquido no tecido.

A capa plástica facilita bastante a higienização do colchão com os mais diversos tipos de produtos (bicarbonato de sódio, vinagre branco, álcool, detergente, água etc.).

Usar Fraldas de Qualidade


No caso de bebês e crianças bem pequenas é fundamental usar fraldas de qualidade, já que elas evitam constantes vazamentos de urina de sujam demais as roupas.

Aplique essas dicas de Como Tirar Cheiro de Urina de diversos locais e veja os resultados positivos na prática. Isso vai facilitar bastante sua rotina de limpeza e vai deixar sua casa ainda mais agradável, livre de qualquer cheiro.