Cuidados Que Você Precisa Ter Para Não Riscar Pavimentos Em Madeira

Kinax

Um soalho em madeira possui uma beleza inigualável, mas existe uma série de cuidados a ter para não riscar pavimentos em madeira. Aprenda várias formas de proteger e manter o seu pavimento com a beleza que ele possui no momento da sua colocação.

Cuidados Para Não Riscar Pavimentos Em Madeira

Cuidados Para Não Riscar Pavimentos Em Madeira

È sempre muito complicado manter o aspeto natural dos pavimentos em madeira, pois são muito susceptíveis a riscos e a outras agressões. Porém existem algumas formas de evitar estragar o seu pavimento:


  • Evite andar no pavimento com o calçado que usa no exterior, pequenas pedras poderão vir agarradas à sola e danificar o soalho.
  • Aspire o seu pavimento de madeira com regularidade, utilizando escovas próprias para evitar danos na limpeza.
  • Encere ou envernize pelo menos uma vez por ano, o seu pavimento irá manter a sua beleza e além disso era ficar mais protegido.
  • Use tapetes nas zonas mais utilizadas de forma a evitar um desgaste maior do que nas outras áreas.
  • Utilize feltros protetores nos pés dos móveis e tapetes de poliuretano por baixo de cadeiras com rodas;
  • Levante os móveis em vez de arrastar quando está a efetuar limpezas ou a reposicionar os móveis.

Estas são alguns dos cuidados a ter com o um pavimento em madeira, se pretender que este se mantenha protegido e conserve a sua beleza natural.

Como Limpar Um Pavimento Em Madeira

Como Limpar Um Pavimento Em Madeira

Saber como limpar um pavimento em madeira é meio caminho andado para manter a sua beleza e proteção.


Existem muitos produtos no supermercado que são ótimas escolhas para a manutenção de um pavimento em madeira, mas é importante saber quais e como os deve utilizar.


Poeiras

Para a limpeza normal do pó ou de poeiras, frequentemente utilizamos os métodos normais, mas devemos ter sempre muito cuidado, pois trata-se de uma superfície sensível. Utilize uma vassoura própria para a limpeza do pó, com o pano ligeiramente húmido, para atrair melhor a sujidade. No caso de usar o aspirador, tenha atenção à escova!

A manutenção regular da limpeza de poeiras é fundamental, evita que as partículas possam provocar riscos (no caso de ter dimensões que possam danificar) além de manter a higiene da divisão.

Manchas Difíceis

Há uma lista infindável de manchas difíceis de retirar que poderão acontecer no seu pavimento de madeira. Abaixo deixamos uma lista com as situações mais recorrentes e com as respetivas soluções:

  • Para manchas provocadas por vinho, sumo ou café, utilize uma solução com metade água e metade álcool, molhe um pano, esprema bem para ficar apenas húmido e passe sobre a mancha;
  • Manchas de tinta de caneta e verniz das unhas removem-se facilmente com álcool ou acetona;
  • Para manchas de gordura, aplique um desengordurante e passe um pano húmido para limpar.

O Que Não Deve Utilizar Para a Limpeza De Um Pavimento Em Madeira


Evite utilizar determinados produtos de limpeza no seu pavimento de madeira, pois corre um sério risco de o danificar. Entre esses produtos, salientamos:

  • Amoníaco;
  • Esfregões;
  • Produtos com óleo.

Fonte: http://limpezasdomesticas.com