13 Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa De Maneira Fácil

Kinax

Você tem um pequeno quintal ou mesmo mora em apartamento e, por isso, acha que não consegue ter Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa? Aí é que você se engana, muitas desses ervas dá para ser plantadas e cultivadas em casa. É uma verdadeira terapia cuidar dessas plantas, além de você tê-las sempre em mãos para usos diversos, seja culinário ou medicinal.

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa – As 13 Mais Cultivadas

A seguir, você confere as Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa preferidas pelas pessoas! Fica sabendo sobre os benefícios que cada uma delas traz e como cuidar delas na sua casa!


Alecrim

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa - Alecrim

Essa é uma das Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa mais usadas na gastronomia. Além disso, tem utilidade medicinal. Trata-se de uma erva de aroma peculiar e agradável, que costuma ser adicionada a receitas salgadas e doces. Também é útil como ingrediente de infusões.

Na sua forma de infusão (chá), o alecrim proporciona diversos benefícios, como:

  • Regula a pressão arterial;
  • Ajuda o tratamento de gripes, resfriados e asma;
  • Ameniza dores musculares;
  • Auxilia na eliminação da retenção de líquidos e toxinas;
  • Reduz cólicas menstruais;
  • Contribui com a eliminação de gases;
  • Estimula a boa digestão;
  • Serve como leve calmante natural;
  • Contribui com a eliminação do mau hálito;
  • Fortalece a circulação do couro cabeludo;
  • Ajuda a tratar a hemorroida; entre outros.

O alecrim é uma das principais Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa. O seu arbusto chega a, no máximo, 1,5 m de altura. Para cultivar em casa, a pequena árvore de alecrim pode ser plantada em jardins ou mesmo vasos, desde que grandes. Para que o arbusto se desenvolva e viva de maneira ideal e saudável ele precisa de:

  • Sol
  • Pouca água
  • Cuidados contra fungos e outros agentes.

Assim, recomenda-se que o pé alecrim seja deixado em locais com alta incidência de luz, preferencialmente, solar. Sim! Essa é uma das Ervas Aromáticas que mais apreciam o calor, o que é ótimo para nós que vivemos em um país quente.

Já as regas não devem ser muito frequentes. Atenção: o excesso de água é um dos principais fatores que fazem as pessoas se frustrarem ao cultivar em casa essa erva, que acaba não sobrevivendo.

Um bom sistema de drenagem já pode ser suficiente para o alecrim em épocas de poucas chuvas ou de frio. Já nas estações mais quentes, regar esse pequeno arbusto 3 vezes na semana já basta!

Um inconveniente é que o alecrim costuma ser alvo de fungos e pragas. Para evitar que esses agentes nocivos acabem com o cultivo em casa da erva, deixe o pé de alecrim em ambientes onde o ar circula livremente, pois isso evita abafamentos.

Agentes naturais que podem ser “salpicados” no arbusto e que evitam o ataque de fungos e pragas são: alho, tomate e pó de café. Deixe tais ingredientes embebidos em água e borrife esse líquido na erva 1 vez por semana.

Cebolinha

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa - Cebolinha

Eis mais uma das Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa mais usadas na cozinha. Serve de ingrediente e tempero para pratos salgados diversos.

É possível cultivar em casa cebolinha, desde que você resida em regiões do Brasil onde o clima é mais ameno, como o Sudeste e o Sul.

A melhor forma de cultivar em casa a cebolinha é em áreas como jardins ou vasos amplos. É importante que o local seja iluminado naturalmente e que se reverse um espaço de cerca de 15 cm de diâmetro para cada muda da erva, que alcança até 30 cm de altura.

A rega é um dos principais fatores que impactam se a cebolinha crescerá e se manterá saudável. Isso porque ela é uma das ervas que mais precisam de irrigação. Assim, as regas devem ser diárias.

Coentro

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa - Coentro

O coentro é outra das Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa, bastante usada como tempero e aromatização de alimentos. Ainda tem uso medicinal, pois ajuda na digestão, em dores articulares e tem propriedades calmantes.

Jardins e vasos são locais aonde podemos cultivar em casa essa erva, já que o coentro chega até 10 cm de altura somente. Trata-se de uma planta que gosta de climas amenos e iluminação moderada.

Já as regas devem ser feitas até 3 vezes por semana. Isso quando o arbusto atingiu a idade adulta (o que leva em torno de 4 meses), sendo que, antes disso, as regas podem ser feitas 2 vezes por semana.

Endro

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa - Endro

Umas das poucas Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa da qual se estrai as folhas e as sementes para o uso culinário, o endro é confundido, as vezes, com a erva doce pelo seu sabor suave.

Para fins medicinais, a infusão da erva é usada desde a antiguidade. O endro tem propriedades digestivas e antiespasmódicas,

É mais apropriado que as mudas de endro sejam plantadas diretamente no solo, pois elas apreciam crescer de maneira rastejante. Portanto, vasos não são as melhores opções para se cultivar essa planta.

Atenção ao excesso de água, que pode apodrecer a erva. O endro precisa, em especial, de um solo bem drenado com regas moderadas, de 2 vezes por semana.

É uma erva que costuma ser alvo de ataques de insetos e outros agentes. Assim, providencie um pesticida natural e mantenha o cultivo do endro protegido, aplicando essa os produtos naturais, como já mencionados, 1 vez na semana.

Erva Doce

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa - Erva Doce

Uma das Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa mais usadas no mundo todo, em especial, para infusões, possui diversas propriedades medicinais. A erva doce é um potente eliminador de retenção de líquidos e toxinas e um calmante natural.

Além disso, tem um sabor único e costuma ser consumida em forma de chás ou sucos, isoladamente ou com outros ingredientes. Também é usada em receitas, sobretudo, de doces e sobremesas.

A melhor maneira de cultivar em casa essa erva é em solo, pois ela cresce de forma horizontal. É importante manter o solo drenado e deixar as mudas em locais com iluminação solar direta;

Pelo seu sabor naturalmente adocicado, a erva cidreira atrai insetos. Nesse caso, vale apostar frequentemente na proteção natural da planta.

Hortelã Pimenta

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa - Hortelã Pimenta

Você conhece a hortelã pimenta? Pode até não ser umas das Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa mais conhecidas, mas ela é um excelente ingrediente para aromatizar alimentos e bebidas, devido ao seu sabor marcante e peculiar.

Tem excelentes benefícios também para a saúde. A hortelã pimenta ajuda a tratar problemas diversos estomacais, inflamações e dores musculares, dores de cabeça e enjoos.


Para cultivar o hortelã pimenta  você vai precisa plantar, primeiramente, o espécime bem ao lado de outros tipos de hortelã. Você pode optar, por exemplo, pelo hortelã verde (um dos mais comuns) ou o hortelã limão.


O arbusto do hortelã pimenta é baixo e a planta não é invasiva, portanto pode ser plantada em vasos médios mesmo.

Hortelã Verde

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa - Hortelã Verde

É um dos tipos de Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa mais comuns no Brasil e de fácil plantio. Traz benefícios diversos, como ajuda na digestão, descongestionante nasal em caso de gripes e resfriados, aromatização de receitas em geral, infusões saborosas, etc.

Apenas um vaso com terra drenada e próximo da iluminação solar é suficiente para o arbusto do hortelã verde dar folhas saudáveis e comestíveis. Não requer muitos cuidados trabalhosos.

Apenas pulverize semanalmente ou quinzenalmente o pé com inseticidas naturais e adube a terra a cada mês, com casca de ovos, por exemplo. As regas podem ser feitas 1 vez na semana nas épocas úmidas e de 2 a 3 no clima seco.

Apenas evite deixar o arbusto sob a luz solar direta no verão, o dia todo, pois as folhas do hortelã verde podem queimar.

Manjericão

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa - Manjericão

Uma das Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa mais requisitadas para a gastronomia. O manjericão é muito usado para dar um toque especial de saber a pizzas e molhos.

Além disso, em forma de infusão ou macerado, o manjericão é um bom aliado para tratamentos diversos. Faz bem, por exemplo, para ajudar na cicatrização de aftas, reduzir a tosse e dores na garganta.

A erva é uma planta que não vive bem sem o sol, portanto, o melhor local é cultivar o manjericão em áreas abertas, com a incidência da luz solar. Já o solo deve ser fértil e drenado.

As regas devem ser regulares, mas sem exagero. Regar os arbustos pequeninos de manjericão 2 vezes na semana já é o suficiente.

Em tempos muito frios, que estão sujeitos até a geadas, o ideal é cobrir os pés de manjericão com um plástico para proteção.

Manjerona

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa - Manjerona

A manjerona é uma planta conhecida pelos seus efeitos medicinais. Ela ajuda na digestão, tem ação contra inflamações diversas, contém a diarreia e ainda tem efeitos tranquilizantes. Tem uso culinário também, dando um sabor parecido com o do manjericão aos pratos.

O arbusto da manjerona, porém, é um pouco mais alto do que o do manjericão. Pode chegar a 60 cm de altura.

O clima quente ou ameno é o melhor para o cultivo caseiro dessa erva aromática. No frio, como se faz com o manjericão, é bom proteger o arbusto.

Também aprecia a luminosidade. É recomendado deixar a planta algumas horas sob a luz natural.

Um solo fértil e bem drenado também é importante para cultivar um saudável pé de manjerona. Se possível, adube o solo com produtos orgânicos.

 As regas devem ser moderadas. Mantenha o solo úmido, essa é a medida! Nada de água a mais nem a menos, certo?

Orégano

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa - Orégano

Uma das Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa mais usadas no Brasil, como tempero. O orégano é tão comum, que muita gente não se preocupa em cultivar em casa, mas compra-lo em qualquer local que venda temperos ou alimentos.,

Mas é uma atividade prazerosa cultivar orégano, além de obter o tempero direto do pé, não acha?

Além do uso culinário consagrado. O orégano tem propriedades medicinais, como redução de cólicas menstruais, eliminação de gases e adstringente para a pele (em forma de compressa norma).

A altura do arbusto do orégano varia de acordo com a sua subespécie. Ele vai de 20 a 80 cm. Convém buscar informações antes de adquirir uma muda e optar por aquele que deseja.

O solo deve ser fértil e drenado sem exageros. Como a planta não é rastejante, pode ser plantada em vasos.

O clima preferido pela erva é o ameno ou quente. A luz solar também é importante. Assim, é uma boa opção para o cultivo caseiro no Brasil.

Salsa

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa - Salsa

Mais uma das Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa que é muito usado no dia a dia, na culinária. Além disso, é uma erva que faz bem à saúde, pois tem vitamina A, B, C e C; antioxidantes; ferro e ácido fólico.

Para cultivar a salsa em casa, a muda deve ser plantada em jardins ou vasos grandes. O diferencial da salsa é que ela vive bem nos mais diferentes climas, por isso, é tão comum em, praticamente, o mundo todo.

A planta pode ser mantida ao ar livre ou em ambientes mais reservados, desde que receba luminosidade natural em parte do dia. O solo deve ficar úmido, mas nunca encharcado. As regas devem ser feitas moderadamente, conforme a terra comece a se tornar mais seca.

Sálvia

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa - Sálvia

A sálvia é uma erva com excelentes propriedades medicinais. A infusão da planta ou o seu extrato seco (em cápsulas) é usada para melhorar a irritabilidade e a ansiedade, aliviar os incômodos da menopausa, ajuda no controle da diabetes e no tratamento de problemas gástricos. Também pode ser usada para chás e como ingredientes em pratos salgados ou doces.

A melhor forma de cultivar essa erva em casa é providenciar sementes e um vaso. O arbusto da sálvia é pequeno e ele pode, até mesmo, ser cultivado em varandas de apartamentos.

A sálvia aprecia o clima ameno, mas se sente bem em temperaturas  mais quentes, desde que não fique o dia todo exposta diretamente à luz solar ou sem irrigação. O ideal é sempre deixar o solo úmido e regar, em dias mais quentes, 2 vezes na semana.

Um problema comum dessa erva é que ela tem facilidade de ser atacada por mofos. Não coloque a sua plantação a perder! Sempre deixe o vaso em locais ventilados e aplique produtos específicos para manter o mofo longe de plantas e use de acordo com as instruções do fabricante, para não intoxicar a planta por excesso de cuidado.

Stevia

Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa - Stevia

A stevia tem como principal função adoçar naturalmente os alimentos, sendo uma ótima opção para diabéticos e para quem segue dietas com restrição de açúcares. Além disso, é uma das Ervas Aromáticas Para Cultivar Em Casa que está em alta.

A melhor maneira de ter uma plantação de stevia em casa é providenciando um vaso com pedras por cima da terra. Essa planta gosta de crescer em meio a cascalhos. O solo necessita ser adubado, pois a stevia tem necessidades especiais de nutrição.


Os adubos podem ser comprados ou feitos em casa, como com casca de ovos e caldo de legumes. Além disso,vale saber que essa erva gosta de sol e precisa ficar mais de 6 horas diárias em exposição solar ou luz natural.

Importante também proteger com plásticos ou mantas térmicas a plantação, em dias e noites muito frias. O solo deve ficar sempre úmidos e nos dias quentes, as regas devem ser realizadas até 3 vezes na semana. Observe a terra e irrigue-a sempre que sentir que ela irá secar.

[relfake id="1"]