8 Maneiras de Usar o Vinagre na Limpeza – Seu Aliado no Cotidiano

Kinax

Achou que o vinagre só servia para comidas? Não! Há várias Maneiras de Usar o Vinagre na Limpeza e que talvez você não saiba, porque nunca te contaram, mas agora com essas dicas ficará muito mais fácil limpar sua casa e o melhor, economizando. 

A ideia de usar o vinagre na limpeza até parece mito, mas ele é realmente capaz de resolver várias questões de higiene em casa com eficiência e eficácia. Hoje, aqui no blog da Dona Dicas você vai descobrir gratuitamente! Confira!


8 Maneiras de Usar o Vinagre na Limpeza

Maneiras de Usar o Vinagre na Limpeza

Confira oito Maneiras de Usar o Vinagre na Limpeza e o tenha como seu melhor aliado no cotidiano.

1 – Para Limpar Madeiras

Você pode limpar as partes da sua casa que contêm madeiras usando poucos ingredientes para não gastar muito. O vinagre, por exemplo, traz uma série de benefícios tanto econômico quanto de bem-estar e para revitalizar a madeira de casa e mantê-la em bom estado você vai precisar de:

  • 1 litro de água morna
  • 4 colheres de vinagre branco para madeira clara (ou iodo para madeira escura)
  • 2 colheres de azeite ou óleo

Depois de reunir os ingredientes, misture todos eles com um pano limpo e em seguida, deixe o pano imerso no líquido por 10 minutos para usá-lo na limpeza. Assim que o pano estiver bem úmido, passe sobre a madeira até remover toda a sujeira. 

Caso a madeira tenha arranhões, misture igualmente o vinagre branco e o iodo num balde e passe essa mistura em cima dos arranhões até que eles saiam completamente. Lembre-se: o vinagre tem cheiro forte e pode ser diluído em água, porém isso não é uma regra, porque o cheiro dele costuma sair quando misturado com outros produtos.

2 – Para Tirar Mau Cheiro

Não é só bom ar ou removedor que ajuda a tirar o mau cheiro, o vinagre também é  perfeito, pois sua substância é composta por uma química poderosa capaz de tirar o mau cheiro e mofo também. 

Por exemplo: para cheiro forte de cigarro ou mofo no sofá, uma das Maneiras de Usar o Vinagre na Limpeza é colocando pouquíssima água e usando uma escova para limpar. Além disso, é também possível usar o vinagre para lavar ralos de banheiro e eliminar o odor dos pets nas garagens ou quintais.

3 –  Para Limpar Vidros

Maneiras de Usar o Vinagre na Limpeza - vidro

Existem poucos produtos que verdadeiramente deixam os vidros impecáveis como o vinagre. Tido como o mais barato e eficiente, uma das Maneiras de Usar o Vinagre na Limpeza é para remover as gorduras impregnadas e sujeiras mais profundas.

E para isso não há mistério e você só precisa de:

  • 2 colheres de vinagre branco; 
  • 2 litros de água morna;
  • 1 balde;
  • 1 borrifador.

Pegue o vinagre e misture-o dentro do balde com a água morna e em seguida, encha o borrifador, espirre o líquido na superfície do vidro e com um pano que não solte fios (pode ser flanela) faça a limpeza. Veja o resultado que incrível!


4 – Para Limpar o Chuveiro

Sabia que além do detergente, você também pode usar vinagre para limpar o chuveiro? Principalmente para desentupir aqueles furos por onde sai a água… Para limpar é simples, misture meia xícara de vinagre com um quarto de água num balde, remova o bocal do chuveiro e coloque-o na mistura deixando agir por 15 minutos. 


Essa é uma das Maneiras de Usar o Vinagre na Limpeza, que além de baratas é eficiente. E enquanto o bocal estiver de molho, limpe as peças de plástico. Elas precisam ficar de molho por 1 hora em meio litro de vinagre e de água quente.

Outra forma de limpar o chuveiro é removendo o bocal e colocando vinagre em toda a sua extensão, depois inserir o bocal novamente e deixar de molho durante toda a noite. No dia seguinte, é só abrir o chuveiro e deixar a água escorrer por 1 minuto. 

5 –  Para Acabar Com Manchas Difíceis

Sabe aquelas manchas de vinho, ketchup, geleia, molho e chocolate que geralmente são difíceis de tirar? Quando isso acontece, costumamos usar sabonete ou detergente, mas aí, ao invés da sujeira sair ela acaba virando uma verdadeira lambança…

Porém, ao usar o vinagre isso não ocorre por causa da sua substância poderosa que age diretamente no problema. E para acabar com as manchas, você só precisa amornar o vinagre numa panela e usar um pano limpo para fazer a limpeza. 

Quando limpar, esfregue cuidadosamente o pano sobre o local da mancha, depois lave normalmente com água e vá repetindo a ação até sair completamente a mancha do local. Uma outra maneira de usar o vinagre é borrifa-lo sobre a mancha e deixar agir por 15 minutos e depois lavar as peças normalmente. 

6 – Para Limpar Tapetes e Carpetes

Maneiras de Usar o Vinagre na Limpeza - Tapete

Esta é uma solução bem antiga, porém muito eficiente e que dá de 10 a 0 em muitos produtos de limpeza. Tapetes e carpetes costumam aglomerar muita poeira e sujeira e para deixá-los com aparência mais agradável, o vinagre é perfeito!

Basta usar…

  • 1 xícara de vinagre branco;
  • 3,5 litros de água.

E em um balde misturar tudo e imergir a vassoura para esfregar em cima do tapete ou do carpete. Além de remover o ácaro, dará uma nova aparência para um deles. 

Agora, outras maneiras de usar o vinagre na limpeza podem ser: aplicando detergente com vinagre diretamente no tapete ou usando uma esponja para isso e em seguida água para remover o excesso e persistir no processo até sair toda a mancha.

7- Para Deixar o Armário Impecável

Sabe quando as roupas ficam guardadas por muito tempo e quando você tira do armário sobe aquele cheiro horrível de mofo? Muitas vezes isso ocorre por falta de limpeza e uma das Maneiras de usar o Vinagre na Limpeza na limpeza é com água morna e escova.

Para evitar esse problema que acaba até estragando suas roupas, o ideal é esvaziar o armário e deixar uma bacia com vinagre branco de molho por uma noite e no dia seguinte, passar o pano úmido dentro do armário para remover todas as impurezas. 


Já com relação às roupas guardadas que ficam com mau cheiro e amareladas, você pode borrifar vinagre nas partes manchadas e depois colocá-las para lavar. 

8 – Para Clarear Rejuntes

Maneiras de Usar o Vinagre na Limpeza - Rejunte

Passe vinagre e água morna pelas paredes, deixe agir por 2 horas ou então borrife vinagre puro nos rejuntes e deixe agir por 20 minutos e esfregue com uma escova de dente velha para tirar os resíduos. Ao finalizar, deixe de molho por 1 hora e depois lave com água e sabão. Ficará impecável!

[relfake id="1"]