Como Limpar Almofadas De Um Jeito Prático – Dicas Caseiras Infalíveis

Kinax

Aprender Como Limpar Almofadas de uma maneira simples é essencial para facilitar a rotina doméstica, deixar a sala e quartos sempre impecáveis com almofadas bem limpinhas. Para saber quais são essas dicas com um passo a passo fácil, confira nosso artigo.

Dicas de Como Limpar Almofadas

Anote cada dica de Como Limpar Almofadas e veja na prática os ótimos resultados.


Almofadas em Tecido de Pano

Como Limpar Almofadas

Como Limpar Almofadas de tecido de pano torna-se prático com as opções a seguir, sendo necessários apenas ingredientes caseiros e baratos.

Opção 1

1 – Passar bem o aspirador de pó por cada almofada.

2 – Preparar uma mistura com meio copo americano de água com 3 gotas de detergente neutro.

3 – Molhar uma esponja nova nessa mistura (apenas a parte amarela) e torcê-la, de forma que a esponja fique apenas úmida (não muito molhada) e sem espuma em exagero.

4 – Passar a parte amarela da esponja nas almofadas de forma suave, esfregando com um pouquinho mais de força em locais com pequenas sujidades. Repetir o processo.

5 – Umedecer novamente a esponja apenas com água, torcer, deixá-la úmida e passar novamente nas almofadas. Colocar as almofadas em um local bem ventilado (sem sol) para secar mais rápido.

Opção 2

1 – Passar o aspirador de pó por cada almofada ou chacoalhá-las bem, de forma que todo o pó e sujidades soltas sejam removidas.

2 – Fazer uma mistura com 500 ml de água e 1 colher (sopa) de sabão de coco, de forma que o sabão fique totalmente dissolvido na água.

3 – Molhar uma esponja nova nessa mistura (somente a parte amarela) e torcê-la bem, fazendo com que a esponja fique apenas úmida (não encharcada) e sem muita espuma.

4 – Esfregar suavemente a parte amarela da esponja nas almofadas, colocando um pouco mais de força somente nos locais com sujeiras mais difíceis. Repetir o processo uma ou duas vezes.

5 – Molhar novamente a esponja somente com água, torcer, deixá-la úmida e passar novamente nas almofadas. Colocar as almofadas em um local bem ventilado (sem sol) para secar.

Opção 3

1 – Chacoalhar bem as almofadas para que todo pó e sujidades soltas sejam removidas.

2 – Fazer uma mistura com 1 copo americano de água e 1 colher (sopa) de amaciante (com aroma suave). Dissolver todo o amaciante na água de forma que o líquido não fique muito grosso.

3 – Molhar uma esponja macia nessa mistura, torcê-la bem para que fique apenas úmida e passar suavemente por cada almofada. Repetir esse processo mais uma vez.

4 – Para finalizar, enxaguar a esponja, torcer bem e deixar úmida apenas com a água pura. Passar novamente pelas almofadas e deixá-las secando em um local ventilado.

Almofadas em Couro e Tecidos Parecidos

Como Limpar Almofadas de Couro

As dicas de Como Limpar Almofadas são ainda mais simples para aquelas com tecidos em couro, sintéticos ou semelhantes. Vejamos as opções de limpeza.

Opção 1


1 – Limpar bem as almofadas com um pano seco e macio.


2 – Preparar uma mistura com 1 copo americano de água e 1 colher (chá) rasa de detergente neutro.

3 – Molhar um pano limpo nessa mistura, torcer e passá-lo, úmido, por cada almofada de forma suave. Esfregar com um pouco de força somente em locais com a presença de sujeiras ou manchas. Repetir o processo mais uma vez.

4 – Enxaguar o pano, de forma que ele fique úmido somente com água pura. Passar pelas almofadas até que a espuma do detergente seja totalmente removida.

5 – Finalizar a limpeza passando um pano limpo, seco e macio nas almofadas.

Opção 2

1 – Limpar bem as almofadas com um pano macio e seco, removendo o pó e sujidades soltas.

2 – Preparar uma mistura com 1 copo americano de água com 1 colher (sopa) de álcool.

3 – Molhar um pano limpo e macio no líquido, torcer e passar pelas almofadas sem esfregar com força. Além de deixá-las sem manchas ou sujeira, o álcool elimina bactérias e vírus que podem afetar o tecido. Repetir o processo mais uma ou duas vezes.

4 – Enxaguar bem o pano com água pura e finalizar o processo passando somente o pano úmido com água nas almofadas.

5 – Deixar secando em um local arejado.

Como Lavar Almofadas?

Veja Como Limpar Almofadas

Além de aprender Como Limpar Almofadas no dia a dia, nos casos de capas de almofadas, que podem ser facilmente removidas para lavagem, para realizar uma limpeza mais profunda, basta seguir as dicas abaixo.

Sabão de Coco Com Bicarbonato de Sódio

A primeira dica de Como Limpar Almofadas por meio da lavagem é preparar uma mistura de sabão de coco em pó com bicarbonato de sódio e utilizá-la no processo de lavagem no lugar do sabão em pó convencional.

O bicarbonato de sódio age como um potente higienizador, ajudando também na remoção de manchas. O sabão de coco, além de higienizar, protege o tecido e contribui para a maciez.

No caso de capas de almofadas que possuem cores claras, recomenda-se adicionar ao processo de lavagem meio copo americano de álcool.

Bicarbonato de Sódio e Vinagre Branco

Também no caso de cores brancas ou claras, outra opção para fazer a lavagem das capas de almofadas é colocar no processo de lavagem um pouco de bicarbonato de sódio e 1 copo americano de vinagre branco ou de maçã.

Essa mistura é perfeita para remover manchas e tirar aquele aspecto amarelado dos tecidos de cores mais claras. O vinagre contribui para que o tecido fique mais macio.

Além dessas dicas de Como Limpar Almofadas e lavá-las, é importante manter o tecido do sofá também sempre bem limpo, livre de pó, sujidades ou manchas de mofo, já que quando o sofá está sujo, as almofadas automaticamente ficarão sujas também.

Ao menos uma vez por semana também é recomendado colocar as almofadas em um local bem arejado para evitar a presença de mofo ou demais sujidades no tecido, principalmente aqueles de pano.

No caso de almofadas com capa, é necessário tirá-las e lavar. Conforme o tecido pode-se colocar na máquina, mas alguns, os mais frágeis, devem ser lavados à mão, leia sempre a etiqueta. Depois, deixe secar na sombra.


Não lave na máquina as almofadas que tem a capa embutida, pois podem deformar.

Depois de saber Como Limpar Almofadas, compartilhe essas dicas com mais pessoas que também precisam facilitar a limpeza doméstica no dia a dia e ganhar tempo para outras atividades.