Aprenda Como Fazer Pão Caseiro Passo a Passo! Receita Fácil e Gostosa

Kinax

Delicioso e prático. Sabia que tem Como Fazer Pão Caseiro de forma fácil e rápida para servir como lanche para toda a família?

Aprenda Como Fazer Pão Caseiro Gostoso e Sem Queimar

Como Fazer Pão Caseiro

Para saber Como Fazer Pão Caseiro não precisa mais de quatro ingredientes básicos e econômicos que compõem a dispensa de qualquer casa:


  • Farinha;
  • Água;
  • Sal;
  • Fermento.

Mais adaptada ao seu próprio estilo de cozinhar, esta receita simples vai te fazer arrasar no lanche. Se você não acertar na primeira vez, não se desespere! Paciência e prática levam à perfeição!

Ingredientes:

  • 500 gramas de farinha de trigo;
  • 15 gramas de fermento seco ou fresco;
  • 300 ml de água quente (morna);
  • 10 gramas de sal.

Passo A Passo: Como Fazer Pão Caseiro

Misturar

Despeje o fermento sobre a água e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, coloque a farinha em uma tigela e polvilhe o sal sobre ela.

Abra um buraco no centro da farinha e despeje pouco a pouco a preparação de água e fermento. Misture tudo em uma direção circular com a ajuda de suas mãos, até que os ingredientes estejam unificados e a mistura seja separada das paredes da tigela.

Gradue a consistência que a massa está adquirindo, adicionando apenas um pouco de farinha se estiver muito úmida ou um pouco de água se estiver muito seca. O ponto ideal será aquele que você obterá quando a massa tiver uma textura macia que não grude nas mãos.

Amassar

Prepare uma superfície lisa com farinha polvilhada. Estenda sua massa usando uma mão que a segure firmemente, enquanto a outra a alarga para um lado. Alongue-a dessa maneira e, em seguida, dobre sobre si mesma, de modo que ela permaneça como um caroço no qual você possa repetir a mesma operação.

Estique, dobre, estique, dobre sistematicamente por cerca de 15 minutos. O resultado deve ser uma massa homogênea e suave.

Fermentação

Pegue a massa e faça uma bola uniforme, introduzindo novamente na tigela, desta vez lavada, bem seca e untada com azeite. Cubra com filme transparente. Deixe descansar em um lugar quente por uma hora e espere a magia do fermento agir neste momento, fazendo a massa crescer duas vezes o seu tamanho.

Verifique se o processo é suficiente, apertando a superfície da bola com o dedo indicador. A massa vai afundar e deve retornar lentamente ao seu estado original.


Uma vez feito isso, uma segunda rodada de amassamento e fermentação começa. Nesta oportunidade, sove pressionando sutilmente a bola com a palma da mão em uma direção circular e dobrando as bordas em direção ao centro. Vire e repita. Em seguida, deixe fermentar por mais uma hora, desta vez, já na assadeira colocada em um lugar quente. Cubra com um pano limpo.


Assar

Saiba Como Fazer Pão Caseiro - Assar

Coloque uma nova forma com o conteúdo de um copo de água na base do forno e pré-aqueça a 250° C. Antes de introduzir a forma onde a massa repousa, trace uma ou várias incisões rasas em sua superfície.

Insira no forno e, após os primeiros 20 minutos de cozimento, retire a forma com água da base do forno, abaixe a temperatura para 200° C e deixe assar por mais 20 minutos. Depois desse tempo, bata na superfície do pão com os dedos e verifique se soa oco. Você sim, ele está pronto para sair do forno!

Mil e Uma Maneiras de Como Fazer Pão Caseiro

Aprender Como Fazer Pão Caseiro será tão satisfatório que, após o primeiro cozimento, você certamente desejará experimentar mais pães com sabores.

Experimente estas três grandes receitas para preparar irresistíveis pães salgados ou doces. E para os requisitos de “zero glúten”, experimente a receita de como fazer pão sem glúten.

Então… Longa vida (mais ainda) ao bom pão!

Pão Caseiro Com Salame

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha comum;
  • 50 gramas de fermento fresco;
  • Água morna;
  • 100 gramas de salame;
  • ½ xícara de óleo;
  • 1 colher de chá de sal fino;
  • 1 colher de chá de açúcar.

Como Fazer Pão Caseiro - Pão de Salame

Passo a passo:

Faça uma “coroa” com a farinha. Coloque dentro o sal, o fermento, o açúcar e um pouco de água. Aguarde a fermentação por 5 minutos.

Adicione o óleo e a água. Misture tudo lentamente para formar uma massa lisa. Abra e coloque o salame cortado. Volte a “prender” a massa e deixe crescer por 30 minutos.


Corte a massa do tamanho que você quer o pão e faça cortes rasos. Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C e deixe assar por 30 minutos ou até que doure.

Gostou de aprender Como Fazer Pão Caseiro? Que tal compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam as receitas? Aproveite você também e faça aquele pão caseiro para o lanche e agrade toda a família

[relfake id="1"]

Add Comment