5 Dicas de Como Organizar a Despensa de Forma Funcional

Kinax

Conheça algumas dicas e sugestões práticas de Como Organizar a Despensa para ter fácil acesso aos produtos sempre que precisar.

Otimizar a maneira como você guarda seus alimentos e produtos na dispensa é fundamental. A ordem também impede você de fazer compras desnecessárias, pois saberá o que tem em casa e o que realmente necessita comprar.


Como Organizar a Despensa

Como Organizar a Despensa

Aprenda a seguir passo a passo de Como Organizar a Despensa corretamente usando algumas regrinhas fáceis para deixar o seu espaço mais prático para o dia a dia.

1 – Limpeza

O primeiro passo de Como Organizar a Despensa é fazer uma limpeza completa. Para isso, retire tudo o que tem dentro dos armários, veja como estão os mantimentos, caso haja alguma coisa estragada jogue no lixo.

Em seguida limpe usando detergente neutro, vinagre ou álcool. Faça uma limpeza completa, retirando gordura e até mesmo “bichinhos” que acabam se acumulando devido a presença dos alimentos, como por exemplo carunhos e traças.

2 – Guardar os Alimentos

Quando for guardar os alimentos, a dica é retirá-los das embalagens (após abertos), pois a durabilidade e o frescor não são o mesmo.

A dica é usar potes de vidro com tampa para armazenar corretamente esses alimentos. Em uma prateleira, guarde tudo o que estiver fechado .

Caso não possua potes de vidro, use recipientes de plástico, porém, evite o uso dos potes escuros e com cores, para não dificultar na hora de identificar o produto.

Procure usar sempre os transparentes, assim, sempre que procurar algo encontrará facilmente.

Uma outra dica de Como organizar a Despensa é identificar todos os potes com o nome dos alimentos.

Coloque também a data de validade de cada produto, assim você não deixará nenhum vencer e danificar a qualidade, consumindo no tempo certo.

3 – Tipo dos Produtos

Para que sua organização seja eficiente separe e arrume cada alimento de acordo com seu grupo e utilidade.  Exemplo:


  • Coloque as farinhas em um local do armário;
  • Arroz, feijão e grãos em outro compartimento;
  • Produtos para o café de manhã em outro lugar;
  • Óleo, azeite podem ficar na frente, ao seu alcance.

Veja Como Organizar a Despensa


Os enlatados devem ficar na prateleira próxima ao chão, assim evita-se acidentes, caso alguma lata caia, não corre o risco de ferir ninguém, ou pelo menos evita uma queda maior.

Aplicando essa técnica, cada vez que for preparar suas refeições você saberá em que lugar está os alimentos, evitando assim de procurar e  tirar de seus devidos lugares.

Quando for as compras, procure fazer o rodízio dos produtos “velhos” com os que foram comprados, colocando sempre os alimentos novos atrás e consumir primeiro o que já estava no armário.

4 – Cestos ou Caixas

Para aproveitar ainda mais os espaços dos eu armário, uma outra superdica de Como organizar a despensa, é usar cestos ou caixas de papelão para guardar os alimentos.

Use caixas e cestos diferentes para cada tipo de alimentos, porém, não se esqueça da ordem, os mais novos embaixo, os alimentos com a data de validade próxima por cima, para que sejam consumidos primeiro e organize de acordo com a categoria de cada um.

5 – Produtos de Higiene e Limpeza

Um lembrete importante de Como Organizar a Despensa, é na hora de guardar os produtos de higiene e limpeza. Guarde-os sempre distantes dos alimentos, porém, o modelo de organização é o mesmo.


Guarde as esponjas e itens pequenos em potes de plástico, os produtos pesados na prateleira de baixo, os produtos para roupas em um compartimento e os produtos para limpar a casa em outro local.

Dicas de Como Organizar a Despensa

Organize sua dispensa de forma funcional, pois este espaço deve ser um local de fácil acesso e prático para a dona de casa. Por isso, siga à risca este modelo de Como Organizar a Despensa, tenha tudo no lugar e fácil de achar.

[relfake id="1"]