Veja Como Lavar Potes de Plástico, Deixar Sem Mancha e Sem Odor

Kinax

Além de prático, os potes de plásticos são a opção mais barata para armazenar a sobras de comida, porém é um material mais difícil de limpar. Acompanhe algumas soluções de Como Lavar Potes de Plástico e tenha mais facilidade na hora de lavar.

Como Lavar Potes de Plástico

Os potes de plástico são laváveis e resistentes, com isso não quebram com facilidade. Mas dependendo o que é guardado dentro deles as manchas e gordura sempre ficam.  Veja Como Lavar Potes de Plástico de forma eficiente para não deixar eles mancharem.


Lavagem Básica

Como Lavar Potes de Plástico

O primeiro passo de Como Lavar Potes de Plástico é fazer uma limpeza básica, lavando e retirando os resíduos que estiverem grudados.

Para começar essa lavagem, faça uma mistura com 1 colher de vinagre para cada garrafa de detergente para louça. Em seguida, pegue a esponja com o lado amarelo, aplique detergente e lave com água morna todos os potes.

Em seguida, enxágue com água limpa e seque com um pano limpo e seco, para que as bactérias não tenham chance de proliferação.

Como Lavar Potes Plásticos Engordurados

Tampe a pia, encha com água quente e deixe os potes de molho. Aplique detergente na esponja, e com o lado amarelo esfregue os potes por dentro.

Na sequência, enxágue com água mona e finalize com água fria, secando com um papel toalha e depois finalize o processo de secagem no sol.

Remover as Manchas

A técnica mais eficaz de Como Lavar Potes de Plástico e remover as manchas, é usar os truques a seguir:

Cloro

Prepare uma solução na pia com:

  • 2 partes de água para 1 parte de cloro;

Depois de preparada a solução, coloque os potes de molho durante 1 hora e lave com água quente e detergente com vinagre, secando em seguida com um pano limpo.

Quando o assunto é remover as manchas dos potes de plástico, o vinagre branco resolve. Misture água e vinagre branco, em proporções iguais, e deixe os potes de molho da noite para o dia, ou como preferir, caso queira deixar durante o dia.

Após todo esse tempo de molho, lave os potes com água, sabão e seque normalmente com um pano limpo.

Limão

Como Lavar Potes de Plástico - tirar Mancha

O limão é uma ótima solução para retirar as manchas dos potes. Para isso, corte o limão ao meio e esfregue no pote, onde está a mancha. Em seguida, lave com água e sabão.

Água Sanitária

A solução de Como Lavar Potes de Plástico usando água sanitária é muito fácil de fazer. Misture:

  • 1 litro de água;
  • Meia xícara de água sanitária.

Como Aplicar:

Mergulhe os potes nessa solução e deixe de molho durante meia hora. Em seguida, lave normalmente.

Bicarbonato de Sódio

Faça a seguinte mistura:

  •  1 colher de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de água fria.

Após misturar bem esses dois ingredientes, passe dentro do pote, dando uma atenção especial na área manchada, e espere secar.

Quando a solução secar na mancha, coloque o pote em uma vasilha com água e água sanitária, deixando de molho durante 8 a 10 horas. Na sequência lave normalmente.

Como Clarear Potes de Plástico

Saiba agora Como Lavar Potes de Plástico e deixá-los claros. Portanto, se os vasilhames estiverem manchados ou amarelados, é só aplicar as soluções seguintes que seus potes irão voltar ao tom original.


Água Oxigenada

Por ser uma grande aliada no clareamento,a água oxigenada vai lhe proporcionar excelentes resultados.De início limpe os potes com com detergente e pano úmido, para retirar o excesso de pó e sujeira.


Em seguida, após fazer toda a limpeza da vasilha, sem deixar resíduos de sujeira  nem espuma, coloque em um recipiente, cubra com água oxigenada e deixe exposto ao sol durante 6 horas.

Após esse período a água oxigenada vai evaporar e o plástico vai ficar branquinho. Se necessário repita o processo por mais vezes, virando o pote de hora em hora.

Como Tirar Odores Dos Potes de Plástico

Como Lavar Potes de Plástico - Remover o Odor

Para acabar com os odores fortes dos potes, algumas misturas vão facilitar. Confira como:

Vinagre e Bicarbonato

Se o odor do plástico estiver muito forte, coloque dentro do pote vinagre com bicarbonato de sódio. Use a seguinte medida:

  • 1 colher de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de vinagre branco;
  • 300 ml de água.

Papel de Jornal

Coloque uma bola de papel de jornal dentro dos seus potes e guarde. O carbono age como um desodorizante. Você pode colocar também alguns grãos de café no meio do papel, já que esse grão neutraliza os odores fortes.

Bicarbonato de Sódio

Faça uma misture de uma colher de bicarbonato de sódio para cada meio litro de água morna.  Aplique a mistura nos potes e deixe agir por algumas horas dentro dos recipientes. Em seguida lave com água e detergente neutro.

Repolho

Coloque dentro dos potes pedaços grossos de repolho, tampe e deixe repousar por 12 horas. Esse vegetal elimina as substâncias que provocam o mau cheiro. Em seguida lave normalmente com água e detergente neutro.

Sal

Uma maneira de evitar o cheiro de molho e comida nos potes é colocar sal dentro do recipiente e deixar fechado por 12 horas antes do uso, senão for usar após esse tempo, pode deixar o sal dentro até o dia do uso.

Quando for usar retire o sal e enxágue com água morna.  Além de tirar o odor de comida, o sal age como um antibacteriano, combatendo os germes.

Como Lavar Potes de Plástico - Remover o Cheiro

Cuidados Básicos Com os Potes de Plástico


Após aplicar as técnicas de Como Lavar Potes de Plástico e retirar o odor, é necessário manter um cuidado básico e diário com os vasilhames.

  • Sempre que for guardar alimentos passe um pouco de spray de cozinha antiaderente de óleo de canola, para impedir que as manchas fiquem no pote após a retirada dos alimentos;
  • Lave o pote logo após o seu uso com água morna e detergente;
  • Não lave os potes com esponja de aço ou esponja áspera, pois desgasta a superfície e compromete a durabilidade do material;
  • Evite guardar potes úmidos, isso facilita o crescimento das bactérias e o mau cheiro.
  • Sempre que deixar alimentos com gordura por muito tempo nos potes, lave sempre que esvaziar, usando água quente e sabão, para eliminar o excesso de óleo;
  • Evite o usar corantes quando for preparar os alimentos, em contato com o plástico mancha facilmente;
  • Procure comprar sempre potes de qualidade.
  • Sempre que um pote apresentar rachadura ou você não conseguir remover as manchas, de tão impregnadas que estão, desfaça-se dessa vasilha. Isso porque, ao usá-los, os resíduos do material podem ser liberados na comida e prejudicar sua saúde.

Dicas Para Fazer Melhor Uso dos Potes

  • Não transporte bebidas com gás, pois a pressão pode fazer com que a tampa abra e vaze todo o líquido;
  • Guarde os potes sem a tampa, evitando assim que eles fiquem com cheiro ruim;

Após muito tempo de uso os potes de plástico tem o hábito de ficarem amarelados, manchados de restos de comida ou com odores,por isso, coloque essas dicas de Como Lavar Potes de Plástico e deixe suas vasilhas em plenas condições de uso.