7 Passos de Como Limpar a Calha Sem Complicação

Kinax

Saber Como Limpar a Calha é um item básico para manter sua casa segura e livre de diversos tipos de problemas que podem ser causados pelo entupimento. Confira nosso artigo e veja detalhes de como fazer essa limpeza de um jeito simples.

7 Passos de Como Limpar a Calha

Como Limpar a Calha

Anote cada passo de Como Limpar a Calha e demais cuidados quanto à manutenção para prevenir vários transtornos em sua casa.


1 – Separar os Itens Necessários

O primeiro passo de Como Limpar a Calha é separar os itens necessários. Isso envolve os equipamentos para limpeza e também protetores básicos para garantir a segurança ao limpar.

É necessário providenciar:

  • Luvas de borracha longas (evita contaminações e cortes nas mãos e braços);
  • Escada de longo alcance (preferencialmente de ferro ou alumínio);
  • 1 colher plástica grande (parecida com uma pá de jardim);
  • 1 colher plástica pequena;
  • Sacos de lixo com plástico resistente;
  • 1 mangueira de jardim de longo alcance (preferencialmente de alta pressão);
  • Desentupidores e hastes específicas para limpeza de tubos condutores de calhas. Obs.: esses itens são encontrados em lojas de utilidades domésticas e de materiais de construção.

2 – Acessar o Telhado

Para começar a limpar a calha, é necessário posicionar a escada e contar com a ajuda de uma pessoa para segurá-la com firmeza durante todo o tempo da limpeza.

A escada não deve ser apoiada diretamente na calha, já que isso pode causar danos ou até mesmo quebrar a calha.

3 – Retirar Galhos, Folhas e Sujidades

Veja Como Limpar a Calha

O próximo passo de Como Limpar a Calha é retirar os galhos, folhas, plásticos, areia e demais sujidades das canaletas e próximas à calha com a ajuda das colheres plásticas e também com as mãos.

Essas sujeiras são mais fáceis de serem removidas e devem ser eliminadas para evitar novos entupimentos após a limpeza e deixar o local bem higienizado.

4 – Colocar os Resíduos Sólidos em um Saco

Toda sujeira sólida retirada deve ser colocada em sacos de lixo resistentes e descartada nos locais corretos.

5 – Bater Levemente ao Longo da Calha

A próxima etapa de Como Limpar a Calha, depois de remover as sujeiras, é bater levemente ao longo da calha. Isso permite que o local exato da obstrução seja identificado.

Nas partes da calha onde não há obstrução, o ruído é agudo. Nas partes obstruídas, ao bater levemente na calha é possível notar um som mais baixo (como se fosse um baque).

6 – Limpar os Canos Condutores

Depois de identificar os locais de obstrução ao longo da calha, fica mais fácil realizar a limpeza dos canos condutores. Essa limpeza deve ser feita com o uso dos desentupidores e hastes específicas.

Esses itens devem ser inseridos no interior dos tubos até que todas as obstruções maiores e médias sejam removidas. As obstruções menores e demais sujidades são eliminadas com a mangueira.

7 – Enxaguar a Calha

Como Limpar a Calha - Enxágue


O último passo de Como Limpar a Calha é inserir a mangueira pelo cano condutor e enxaguar a calha.


Isso contribui para eliminar obstruções menores, remover pequenas sujidades e fazer a verificação quanto ao escoamento normal da água.

É importante que a mangueira apresente alta pressão para que a força da água faça a limpeza dos tubos rapidamente, sem muito esforço.

Cuidados ao Limpar a Calha

Além de saber Como Limpar a Calha na prática com essas dicas simples, é importante estar por dentro de alguns cuidados adicionais ao fazer essa limpeza na sua residência.

  • A limpeza na calha nunca deve ser feita em dias chuvosos ou nublados, principalmente quando ocorrer raios e tempestades. Procure sempre limpar as calhas em dias de sol e céu limpo;
  • Antes de subir no telhado, separe previamente tudo o que irá precisar e certifique-se de que a base da escada estará bem segura com a ajuda de uma pessoa que ficará no local o tempo todo, até que você desça e a limpeza esteja concluída;
  • Para evitar entupimentos e obstruções graves, a limpeza da calha deve ser feita com a frequência mínima de 6 meses. Nas regiões com alta incidência de chuva, a calha deve ser limpa a cada 4 meses;
  • No caso dos edifícios, as calhas devem ser limpas apenas por equipes especializadas.

Sinais de Que a Calha Está Suja

Depois de aprender Como Limpar a Calha, é necessário ficar atento aos sinais de que ela está suja ou apresentando entupimentos. Assim que notar esses sinais, deve ser feita uma limpeza na calha conforme o passo a passo acima.

  • Infiltrações na parte interna da casa que podem afetar um ou mais cômodos;
  • Umidade nas paredes e presença de mofo;
  • Pequenas rachaduras na parede.

Como Limpar Calhas.jpg

Problemas Ocorridos Pela Falta de Limpeza

Quando a calha não é limpa no mínimo 2 vezes ao ano, são apresentados diversos tipos de problemas, que são:

Comprometimento da Estrutura da Casa

Quando folhas, areia, galhos e demais sujidades se acumulam nos tubos condutores, no telhado e sobre as calhas, ocorre uma obstrução que dificulta o escoamento da água.

Com isso, o aumento do volume de água pode comprometer a estrutura da casa e trazer sérios problemas principalmente nas paredes.

Infiltração em Lajes e Forros

Quando há obstrução nas calhas, o acúmulo de água também prejudica a estrutura da laje e forro, ocasionando sérios problemas com infiltrações e até mesmo vazamentos em dias chuvosos que comprometem bastante a estrutura do imóvel.

Proliferação de Doenças

A importância de saber Como Limpar a Calha também demonstra os cuidados com a saúde.

Quando a água fica acumulada por tanto tempo e também as sujidades alojadas no tubo, podem causar diversos problemas de saúde, por exemplo, dengue e demais doenças transmitidas por fungos e parasitas.

Todas essas informações demonstram como é importante manter a calha da sua casa limpa e livre de obstruções.

Nos casos de danos na calha e demais ocorrências, o indicado é chamar um profissional para avaliar a estrutura e trocá-la (caso seja necessário).

Reparos

Como Limpar Calhas - Reparos


Como as calhas se desgastam com o tempo e apresenta alguma fissuras, indica-se  fazer um reparo usando fita asfáltica ou betume, caso a fissura seja grande e sem “concerto”, troque a peça da calha danificada.

Depois de aprender Como Limpar a Calha, aplique esse passo a passo na sua casa e evite vários tipos de problemas que podem comprometer a estrutura do seu imóvel.