20 Dicas de Bons Modos à Mesa Para Nunca Passar Vergonha

Kinax

Bons Modos à Mesa sempre são necessários. Seja em jantares de casamentos, formaturas, aniversários ou simplesmente em ambientes um pouco mais refinados como restaurantes e clubes, saber como se comportar faz toda diferença. Confira nossas dicas e veja como é simples portar-se bem à mesa.

20 Dicas Práticas de Bons Modos à Mesa

Anote esses Bons Modos à Mesa. Cada um deles faz toda diferença para que você possa lidar da melhor maneira em eventos sociais e profissionais.


Dicas de Bons Modos a Mesa

Talheres Apoiados no Prato

Conversar à mesa mantendo os talheres erguidos ou gesticulando com eles à mão não é algo bem visto nos ambientes mais formais. Por esse motivo, caso não estejam sendo utilizados no momento, os talheres sempre devem estar descansando sobre o prato.

Cortar Carnes Devagar

Uma dica simples de Bons Modos à Mesa é cortar as carnes devagar. Pelo fato de esse alimento ser um pouco mais difícil e algumas vezes conter ossos, para evitar “vexames” é essencial cortá-las vagarosamente, mantendo a faca bem firme à mão.

Cotovelos Fora da Mesa

Os cotovelos sempre devem estar fora da mesa. Somente as mãos ou até a metade do antebraço devem ficar sobre a mesa para movimentação dos talheres, copos e taças.

Guardanapos no Colo

Bons Modos à Mesa envolvem desdobrar o guardanapo e colocá-lo no colo. O guardanapo jamais deve ficar sobre a mesa durante a refeição. Assim que o jantar terminar, o guardanapo pode ser colocado sobre a mesa (ao lado do prato).

Evitar Muitos Ruídos

É preciso evitar ruídos excessivos que são provocados ao raspar os talheres no prato. Para isso, a dica é manter o contato dos talheres com os alimentos (e não tanto com o prato) e também utilizar os talheres de forma mais suave.

Não Ser o Primeiro a Servir-se

Uma dica básica de Bons Modos à Mesa é nunca ser o primeiro a servir-se. Isso demonstra gentileza para com as outras pessoas. Um detalhe importante é servir-se de quantidades pequenas de cada prato servido. Isso também demonstra consideração para com os demais convidados.

Colocar no Talher Pequenas Quantidades de Alimento

Bons Modos a Mesa

Ao colocar menores quantidades de alimento nos talheres (garfo ou colher) fica mais fácil mastigar, evitar engasgos e manter uma certa elegância à mesa, já que fazendo isso você naturalmente comerá menos e mais devagar.

Evitar Conversas Com a Boca Cheia

Por mais que os eventos sociais ou simplesmente estar em um restaurante com amigos e familiares faça as pessoas conversarem mais, é fundamental não fazer isso com a boca cheia. O ideal é esperar terminar de engolir o alimento, descansar os talheres no prato e aí, sim, conversar.

Cortar o Pão Com as Mãos

Uma dica de Bons Modos à Mesa que poucas pessoas conhecem é que o pão deve ser sempre cortado à mão (nunca com os talheres).

Massas Compridas Devem Ser Enroladas

Ao invés de cortar massas compridas como espaguete, por exemplo, elas sempre devem ser enroladas cuidadosamente e depois levadas à boca com certo cuidado para não derramar molho na roupa.


Não Cortar Folhas de Saladas

Nos Bons Modos à Mesa, as folhas (alface, rúcula, agrião etc.) também não devem ser cortadas. A melhor forma é manejar o garfo e a faca para dobrar as folhas com calma, fazer trouxinhas e levá-las à boca.


Chamar o Garçom Discretamente

Seja para pedir algo, solicitar informações ou encerrar a conta, sempre é necessário chamar o garçom de forma discreta, com um leve aceno. Devem ser evitados assobios, gritos ou braços excessivamente levantados.

Não Palitar os Dentes à Mesa

Ao terminar as refeições, caso ocorra algum desconforto nos dentes, é necessário ir ao banheiro para fazer a devida higiene. Jamais usar palitos nos dentes enquanto estiver à mesa. Essa é considerada uma gafe imperdoável.

Segurar a Taça Pela Haste

Bons Modos a Mesa - Segurar a Taça Pela Haste

Bons Modos à Mesa envolvem manusear bem as taças. A regra básica aqui é que todas as taças, sejam elas de água, vinho ou champagne, sejam seguradas pela haste, principalmente no caso de bebidas frescas ou geladas.

Conversar Baixo

Além de evitar falar com a boca cheia, enquanto estiver à mesa é essencial manter um tom de voz mais baixo em respeito às demais pessoas que estão ao redor. Isso vale para festas e no ambiente de restaurantes.

Desligar o Celular

Essa é uma das regras mais recentes de Bons Modos à Mesa. Durante almoços ou jantares, o ideal é manter o celular no silencioso e sempre numa bolsa ou local mais reservado, nunca espalhado pela mesa ou próximo ao prato.

Falar ao celular enquanto estiver à mesa, a não ser que sejam em casos de emergência, é algo impensável. Nada mais desagradável durante as refeições que alguém falando ao celular diante das demais pessoas.

Não se Arrumar à Mesa

Enquanto estiver à mesa, nunca se arrumar nesse espaço. O indicado é ir ao banheiro para fazer ou retocar a maquiagem, ajeitar os cabelos, olhar os dentes, verificar a roupa etc.

Não Fazer Comentários Sobre as Pessoas

Nos eventos sociais e restaurantes, nunca devem ser feitos comentários de outras pessoas enquanto estiver à mesa. Aliás, toda conversa que pode se tornar desagradável para as pessoas ao redor deve ser evitada.

Não Beber em Excesso

Todo exagero à mesa deve ser evitado e isso inclui as bebidas (principalmente as alcoólicas). Procure beber devagar, em pequenos goles e sempre ingira água para evitar que o álcool suba rápido demais.

Copos e taças nunca devem ficar cheios. O recomendado é que o líquido esteja próximo da metade do recipiente. Isso evita derramamentos sobre a mesa ou na roupa.

Moderar na Sobremesa

Bons Modos a Mesa - Sobremesa

A regra de evitar excessos também se aplica às sobremesas. Evite consumir excessivamente os doces servidos, já que a sobremesa geralmente é servida em menores quantidades e precisa ser servida a todos os convidados.


Depois de saber os Bons Modos à Mesa, comece a treinar essas dicas em todas as situações e nunca mais corra o risco de intimidar-se ao ir a eventos sociais e restaurantes mais finos.

Lembre-se: A elegância inicia e acaba com educação e conhecimento sobre boas maneiras. Não com roupas caras e bolsa de marca.

[relfake id="1"]