Como Limpar a Máquina de Sorvete – Dicas de Higienização

Kinax

Para quem quer investir ou já trabalha no ramo de sorveteria, deve conhecer bem as maneiras para fazer com que seu negócio decole. Um dos cuidados mais importantes é saber Como Limpar a Máquina de Sorvete. É dali que vai sair o lucro de seu investimento.


Todos os equipamentos que são usados na produção de alimentos devem ser muito bem limpos, com isso, a eficiência, qualidade e produtividade de seu estabelecimento certamente será um sucesso, pois qualidade e higiene chama cliente.


Como Limpar a Máquina de Sorvete

Aprenda Como Limpar a Máquina de Sorvete

A higienização dos materiais influenciam diretamente nos sorvetes. Portanto, para ter uma uma sobremesa de qualidade é necessário saber muito bem Como Limpar a  Máquina de Sorvete, pois uma máquina suja fará com que o produto perca a consistência, além de aumentar o consumo de energia elétrica.

Esvazie

Retire da câmara de congelamento a mistura que não foi utilizada, abra a máquina e deixe secar o máximo que puder.

Com auxílio de uma luva, remova os resíduos e sobras de sorvete e veja se o caminho está ok para a passagem de água.

Água

Coloque água fria na máquina diversas vezes, até ela sair limpa (água sair limpa). Esquente água até ela chegar a 50° C, e coloque na máquina.

Dissolva detergente neutro em um balde com água quente a 60º C, coloque dentro da câmara de congelamento e feche, para que a mistura fique dentro da máquina.  Ligue a máquina no modo de lavagem, e em seguida enxágue com água limpa e seque.

Desmonte

Remova todas as peças da máquina que são possíveis de desmonte e que fiquem em contato com o sorvete.

Obs.: Leia o manual da máquina para ver se o fabricante sugere alguma outra forma de limpeza.

Deixe de Molho

Com água e detergente neutro, esfregue todas as peças que foram removidas. Em seguida, coloque em uma bacia, dissolva 1 colher de água sanitária com água quente e detergente, e deixe de molho por alguns minutos até a água esfriar.


Em seguida, retire as peças da bacia, enxágue com água limpa e morna, seque com um pano limpo (que não solte pelo e nem fiapos) e deixe finalizar a secagem ao ar livre.


Montagem da Máquina

Antes de montar as peças retiradas, passe uma flanela em toda a a área interna da máquina, até deixá-la bem seca.

Lave bem as mãos, coloque luvas e monte a máquina novamente com auxílio do manual de instruções, para que nenhuma peça fique errada.

Periodicidade de Higienização

Como já antecipamos, a higiene da máquina de sorvete é importante por uma série de benefícios que traz a sua produção e qualidade do sorvete. Por isso, aconselha-se a seguinte periodicidade:

  • Se puder, faça uma limpeza diária;
  • Também é satisfatório a limpeza dia sim dia não;
  • Limpeza cada 3 dias, use dois dias e limpe no terceiro;
  • Limpeza profunda a cada seis meses, porém deve ser feita por profissionais especializados, já que eles possuem os produtos químicos adequados para a higienização completa.

Cuidados na Higiene

Como Limpar a Máquina de Sorvete

Lei sempre o manual de instruções para fazer a limpeza correta. Porém, alguns cuidados básicos são necessários para que as técnicas de Como Limpar a Máquina de Sorvete sejam eficientes.

  • Retirar a máquina da tomada;
  • Remover tudo o que sobrar de produtos na máquina;
  • Retire os tubos da bomba de ar das cubas e coloque água com detergente neutro;
  • Adicione 10 ml de cloro com 5% de concentração para cada 10 litros de água;
  • Drenar as cubas ligando acionando os puxadores, para isso ligar o botão da função limpeza;
  • Desmontar o bloco central e retirar todas as peças e os batedores;
  • Lave todas as peças com detergente neutro, se necessário use escova com cerdas macias para remover o excesso de resíduos, enxágue e seque com um pano limpo;
  • Use uma esponja com detergente neutro para limpar os cilindros e esfregar as cubas, na sequência passe um pano limpo com álcool.

Agora que você já sabe Como Limpar a Máquina de Sorvete, pode manter seu aparelho com a higiene adequada e ter qualidade em sua produção.

[relfake id="1"]