Como Fazer Iogurte Caseiro e Econômico e Muito Fácil

Kinax

Quando você aprende Como Fazer Iogurte Caseiro, fica imaginando: “mas como eu pude comprar esse produto por tantos anos?”. Pois é. Foi um desperdício de dinheiro, e olha que nem é um bicho de sete cabeças como muitos pensam. Pelo contrário! É algo econômico e divertido!

Leia o artigo até o final e comece a fabricar seus próprios iogurtes sem muito esforço e dando um gás na sua saúde.


Como Fazer Iogurte Caseiro Econômico

Como Fazer Iogurte Caseiro

A receita básica para o iogurte caseiro requer apenas dois ingredientes: leite e fermentos lácteos. Em outras palavras, você praticamente não faz nada de especial, mas obtém um alimento de qualidade.

Não é preciso experiência nem nível técnico. Até mesmo quem tem “as duas mãos esquerdas” não terá dificuldade nisso. Aprenda agora Como Fazer Iogurte Caseiro de forma econômica, em poucos passos e dê um pouco de alegria para a sua família.

Para 8 frascos de iogurte natural será necessário:

  • 1 litro de leite;
  • 1 sachê de fermentos lácteos (facilmente encontrado em supermercados e lojas especializadas).

A primeira coisa a se fazer, caso o leite tenha estado na geladeira, é aquecê-lo em uma panela, mas sem ferver (mergulhe o dedo: ele não deve queimar). Se o seu leite estiver em temperatura ambiente, você pode pular este passo.

Retire do fogo, despeje em um recipiente e adicione o pacote de fermentos. Misture bem com o batedor. Divida a mistura nos 8 frascos de iogurte, muito limpos e secos.

Tem Como Fazer Iogurte Caseiro sem fermento? Tem sim. Basta substituir por um iogurte natural desses que vendem no mercado.

Nesse momento você já fez a parte difícil. Agora, tudo que precisa é tomar o iogurte.

Existem duas outras opções de preparação: com ou sem o chamado fabricante de iogurte. Confira!

Iogurtes Com Um Fabricante De Iogurte

Coloque o fabricante de iogurte no vasilhame e deixe por:

  • 8h se você usou leite integral;
  • 10h com leite semidesnatado;
  • 12h com leite desnatado.

No final deste tempo, coloque os frascos na geladeira por 4 a 6 horas antes de consumir, mas não deixe muito mais do que isso.

Iogurte Sem Um Fabricante De Iogurte

Existem muitas técnicas para fazer iogurte sem o fabricante de iogurte. Todas dão o mesmo resultado, mas desde que se respeite o tempo de descanso. Estes são os dois métodos mais usados, pois são práticos e confiáveis.

O Método do Forno

Como Fazer Iogurte Caseiro - Formas

Pré-aqueça o forno a 50° C. Coloque os vasilhames com a preparação de iogurte em uma assadeira cheia de água. Desligue o forno e coloque o banho-maria em um local seco e escuro. Deixe de 8 a 12 horas. Quando o tempo finalizar, coloque os potes na geladeira.


O Método Da Panela De Pressão

Aqueça 3 cm de água na sua panela de pressão a 50° C (verifique a temperatura com um termômetro de cozedura). Retire do fogo, coloque no banho-maria, feche a panela e deixe reservado por 8 a 12 horas, mas sem mexer. Terminado o tempo, coloque na geladeira e consuma.


Varie os Sabores do Seu Iogurte

Tem Como Fazer Iogurte Caseiro variando o sabor, sabia? O principal objetivo dos iogurtes caseiros é poder prepará-los para todos os gostos e preferências, pois assim, toda a família consumirá com prazer.

Com Geleia

Coloque uma colher de geleia do sabor desejado no fundo dos frascos antes de despejar a mistura. E proceda como de costume.

Especiarias e Aromas

Baunilha, raspas de limão, canela, café… Tanto faz! Escolha um e infunda o tempero ou aroma no leite fervente. Cubra e deixe por cerca de 10 minutos antes de continuar com a receita como de costume.

Sem Leite de Vaca

Seja por razões médicas ou de sabor, você pode preparar iogurte sem leite de vaca de forma muito simples. Substitua a mesma quantidade por leite de cabra leite de ovelha, leite de soja, leite de amêndoa, leite de coco. É simples e traz o mesmo efeito.

Como Fazer Yakult Caseiro

Os probióticos custam em torno de R$ 8,00 por um suprimento que durará uma semana aproximadamente. Isso se contarmos com o consumo de um frasco por dia. Pensando na economia, por que não fazer a quantidade de embalagens que vem no suprimento de Yakult pelo preço de uma caixa de leite?

O que você precisará:

  • Garrafa térmica ou similar;
  • Funil;
  • 1 litro de leite;
  • 1 embalagem de Yakult;
  • Açúcar.

Modo de preparo:

Esterilize tudo. Aqueça o leite até que ele cozinhe para matar as bactérias já contidas em seu processo de embalagem.

Usando um funil, despeje o leite na garrafa térmica, cubra e deixe esfriar por um tempo. Adicione o Yakult, tampe hermeticamente a garrada e deixe agir por 24 horas.

Despeje o leite fermentado em pequenos recipientes individuais, tampe bem e coloque na geladeira.

Prontinho! Você tem um litro de Yakult feito em sua própria sua própria casa. Ele funciona com outras bebidas probióticas fermentadas também.

E se quiser, adicione açúcar quando for colocar o leite na garrafa térmica para uma bebida de melhor sabor.

Como Fazer Danoninho Caseiro

Como Fazer Iogurte Caseiro- Danoninho

O danoninho caseiro também é fácil e prático de fazer. Para isso, você precisará de:

  • 2 latas de creme de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 envelope de suco de morango em pó;
  • 1 embalagem de iogurte natural.

Modo de preparo:

Bata creme de leite, o leite condensado, iogurte e o suco no liquidificador. Coloque em taças individuais, levando para gelar até que fique firme. Sirva bem geladinho.


Você pode variar o sabor do seu danoninho usando outros sabores de suco, uma vez que o efeito é o mesmo. Utilize outros itens como o suco de uva, limão e laranja. No entanto, tome cuidado com os pós que são muito concentrados, pois podem deixar o sabor forte demais e até desagradável.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam também Como Fazer Iogurte Caseiro.