Como Organizar Armário de Cozinha e Facilitar a Vida

Você tem problemas com a bagunça em seus armários? Você não sabe qual é a melhor maneira de aproveitar ao máximo o espaço disponível e arrumar seus produtos e utensílios? Você gostaria de aprender alguns truques que tornarão a sua vida mais fácil? Continue lendo e saiba Como Organizar Armário De Cozinha e se livrar de vez da bagunça.

Como Organizar Armário de Cozinha e Deixar Tudo Impecável

Como Organizar Armário de Cozinha

Existem algumas considerações básicas que podem ser seguidas, uma vez que assim, haverá melhor limpeza e aproveitamento dos espaços para acondicionamento dos alimentos e utensílios de sua cozinha. São elas:

  • Esvazie e limpe o gabinete;
  • Classifique por zonas;
  • Classifique por tamanhos;
  • Ilumine as áreas em que a visão é complexa;
  • Tire proveito das portas dos seus armários;
  • Tire proveito das áreas superiores dos gabinetes;
  • Instale os separadores.

É normal que, com o uso diário dos armários, o fim comum seja a desorganização, algo completamente desordenado. Mas, tomar um pouco de cuidado e seguir um padrão de ordem, pode te fazer tirar vantagem de mais espaço. Além disso, você sempre saberá onde cada objeto está localizado.

Siga estes passos simples e obtenha os armários de cozinha mais limpos e ordenados que você possa imaginar.


Esvazie e Limpe o Armário

Às vezes, quando há muito caos, é melhor esvaziar, limpar e reordenar as coisas. Essa é uma forma eficaz de Como Organizar Armário De Cozinha sem perder tempo.

Remova todos os objetos ou alimentos contidos no seu armário, deixe-os completamente vazios. Em seguida, limpe-os cuidadosamente para remover possíveis impurezas ou restos de alimentos.

Para isso, use um pano úmido. Depois, seque bem a área, pois assim não gerará umidade dentro do gabinete. Isso que pode acabar danificando a madeira, o aço ou até mesmo seus alimentos.

Se você também quiser proteger a superfície, pode colocar nela um protetor plástico ou um tecido que respeite o material do móvel, mas sem perder a funcionalidade.

Ordenar Por Zonas

Sempre que você organizar os armários ou gavetas na cozinha, terá que direcionar essa ação. Para fazer isso, você deve se basear na frequência de uso que tem a cada objeto. Desta forma, é possível separar os utensílios por zonas.


  • Uma zona A ou a mais usada, será destinada aos utensílios que você usa diariamente;
  • A zona B, em vez disso, será para aqueles objetos ou alimentos que você usa com menos frequência e não diariamente;
  • E a zona C será reservada para aquelas coisas que você usa raramente.

Seguindo essas diretrizes, você sempre terá em mãos o que usa de maneira quase sistemática. Ao contrario, os objetos que você não usa muito não serão tão acessíveis.

Ordenar Por Tamanhos

Saiba Como Organizar o Armário da Cozinha

Como Organizar Armário De Cozinha ordenando tudo por tamanho? É simples! Seguindo uma ordenação: do maior para o menor.  Coloque sua louça desta maneira para evitar uma sensação de caos e desequilíbrio.

Aplique essa mesma lógica com panelas e frigideiras, mas com atenção. Coloque algumas dentro de outras deixando a maior na área inferior e abrigando as outras de dimensões menores. Esta será uma boa maneira de economizar espaço e ter tudo bem organizado.

Ilumine as Áreas Em Que a Visão é Complexa

Outra maneira de tornar nossos gabinetes mais ordenados é iluminá-los internamente. Às vezes não vemos os cantos e recantos e, de repente, “perdemos” certas ferramentas dentro do caos para nunca mais encontrá-las.

A introdução de uma luz interior em um armário, além de melhorar a visibilidade, nos torna mais conscientes de certos cantos que não observamos ou aproveitamos antes.

Aproveite as Portas Dos Seus Armários

Não sabe onde colocar as especiarias que você usa para cozinhar, mas precisa de um lugar específico? Há espaços reservados muito simples para acondicioná-los: dentro das portas de seus armários. Além de aplicar uma forma fácil de Como Organizar Armário De Cozinha, ainda deixará todas as especiarias próximas umas às outras.

Você também pode instalar algumas barras internas para pendurar utensílios, panos ou luvas. Desta forma, eles não estrão visíveis, mas serão muito fáceis de encontrar.

Outra ideia é colocar uma placa de cortiça dentro de uma das portas para pendurar receitas, suprimentos de supermercado ou alguns utensílios leves. Assim, as receitas não serão perdidas e você estará ciente de todas as ofertas que mais a beneficiam.

Se o seu problema são as tampas dos potes e panelas, pois agora não tem mais com o que se preocupar. Você também pode colocá-los dentro de suas portas e tê-los muito mais organizados.

Existe uma cola chamada Sugru que permite gerar formas moldadas por você mesmo nas quais pode segurar seus objetos.

É muito fácil de usar e tem Como Organizar Armário De Cozinha desta forma pendurando suas tampas facilmente. Você também pode incluir uma placa magnética ou uma barra, uma vez que irá magnetizar esses utensílios.

Aproveite as Áreas Superiores Dos Gabinetes

Organizar o Armário da Cozinha

Se você tem um armário muito alto e acha que poderia tirar proveito de sua área superior, coloque alguns ganchos e pendure panelas, frigideiras, alimentos ou utensílios de cozinha.

Instale os Separadores

Colocar espaçadores em algumas áreas nos permitirá um acesso mais fácil a alguns objetos e os tornará perfeitamente organizados.

Se os seus armários forem muito grandes, você pode incluir algumas caixas abertas para diferenciar áreas e objetos separados.

Você vê que as opções são muitas, muito simples e práticas. Temos certeza de que esses truques mudarão a sua forma de lidar com a arrumação no dia a dia.

Gostou dessas dicas? Experimente aplicar essas formas de Como Organizar Armário De Cozinha e mantenha tudo organizado!