Como Impermeabilizar Tecido em Casa e Evitar Manchas Indesejadas

Kinax

A impermeabilização é um método realizado para formar um revestimento protetor em alguns tecidos, impedindo assim,  que eles absorvam líquidos, fungos, poeira, ácaros e bactérias. Veja Como Impermeabilizar tecido de forma caseira e prática.

Como Impermeabilizar Tecido em Casa

Quase nunca é fácil encontrar um tecido impermeabilizado, e geralmente quando se encontra, o preço está “puxado”. mas com alguns produtos você pode fazer esse processo em casa. Veja!


Como Impermeabilizar Tecido Com Termolina

Como Impermeabilizar Tecido

A termolina é uma solução usada para proteger tecidos e pode ser feita em casa. Basta misturar alguns ingredientes e você irá impermeabilizar seus tecidos usando a termolina feita por você. Confira!

Ingredientes:

  • 2 copos de água;
  • 1 copo de cola branca extra;
  • 1 colher de álcool em gel.

Como Fazer:

Coloque a cola dentro de um pote de plástico, insira o álcool em gel – se não tiver, pode colocar uma tampinha de álcool líquido – adicione os dois copos de água e misture até formar uma solução homogênea.

Em seguida, coloque o tecido com a estampa virada para baixo, forre o local – mesa ou bancada – com um plástico e com um pincel, aplique a mistura em todo o tecido. Depois, pendure no varal e deixe de 15 a 20 minutos para secar, de preferência sob o sol.

Se sobrar um pouco de mistura, guarde em uma vasilha fechada e armazene por até 45 dias.

Como Impermeabilizar Tecido Com Papel Contact

Uma outra forma bem simples de Como Impermeabilizar Tecido e deixá-lo totalmente protegido da água, é usar o papel contact.

Materiais Necessários:

  • Papel contact transparente, o suficiente para o tecido;
  • 1 tesoura;
  • Ferro de passar.

Como Fazer:

Primeiro passe os dois lados do tecido que será impermeabilizado. Use o ferro em uma temperatura média e procure deixar o tecido nem lisinho.

Em seguida, corte o papel contact no tamanho do tecido, para isso, use como guia a parte de trás do papel, pois ela é quadriculada e irá ajudar a fazer o corte proporcional.

Separe o papel contact e cole sobre o tecido. Coloque em cima do papel que está no tecido, a parte quadriculada que foi “descolada”, ou separada.  caso prefira, coloque um tecido em cima do papel.

Agora, faça movimentos contínuos com o ferro em toda a superfície do tecido, para que o contact não derreta. Depois desse processo, retire o papel quadriculado ou o pedaço de tecido de cima do contact, vire o tecido do avesso e  passe o ferro novamente, sempre em temperatura média. Após isso, seu tecido estará impermeabilizado.

Como Impermeabilizar Tecido Com Contact

Qualquer uma das duas técnicas apresentadas funcionam, a única diferença entre elas, é que a primeira deixa o tecido brilhante, já o segundo método, em que é usado papel contact,  e com o brilho do tecido ficará mais discreto. Agora fica a seu critério em qual usar, escolha a sua preferida e mãos à obra.


Benefícios da Impermeabilização

Se você se pergunta Como Impermeabilizar Tecido pode fazer a diferença no seu dia a dia, acompanhe os grandes benefícios que ela traz para você.


Evita Manchas

Consumir café, molhos, vinho ou até mesmo o esmalte que derrama ou a graxa que está nas roupas, podem manchar seus estofados, tecidos, almofadas, tapetes, entre outros materiais. Com a impermeabilização, essas substâncias não serão absorvidas, diminuindo o risco de manchar a superfície.

Facilita a Limpeza

A impermeabilização forma um bloqueio nas tramas do tecido, com isso, sempre que você derramar algum líquido ou outro produto, ele não será absorvido, ficando assim por cima do tecido, o que facilita na hora da limpeza.

Ao invés de você ficar fazendo misturas químicas para limpar, apenas um pano úmido resolve o problema e faz a higienização sem agredir o tecido.

Restaura a Beleza do Tecido

Quando se impermeabiliza os tecidos, eles ficam mais bonitos, pois não será necessário usar produtos agressivos para a limpeza, por mais que ela seja profunda, a impermeabilização protege de vários fatores que causam sujeira, com isso, seu tecido poderá ser limpo de maneira simples.

Mantém a Cor Original Dos Tecidos

Ao fazer a impermeabilização em seus tecidos, você garante que eles ficarão sempre bonitos, pois a vivacidade da scores irão permanecer por mais tempo que o normal, além de prolongar a vida útil do material.

Protege Contra o Sol

A luz solar também agride os tecidos, desbotando as cores e enfraquecendo-os. Depois de impermeabilizá-los, a resina criada para esse fim irá proteger do sol, fazendo com que o tecido não perca a cor.

Benefícios da Impermeabilização

Tecidos Que Podem Ser Impermeabilizados

Não basta apenas saber Como Impermeabilizar Tecido, é necessário também,conhecer quais tipos de tecidos podem receber a impermeabilização. A princípio, a maioria dos tecidos podem passar por esse processo, o que deve-se evitar, é os tecidos sintéticos, como por exemplo, PVC, isocouros e poliurteano.

Para saber se um determinado tecido pode ou não ser impermeabilizado, faça um teste rápido simples. Pingue algumas gotas de água em cima dele, se a água for absorvida, está apto a receber a impermeabilização, caso contrário, o tecido não deverá ser impermeabilizado.

Obs.: Não necessariamente só os tecidos podem ser impermeabilizados, sofás, cadeiras, tapetes, entre outros objetos, podem receber essa proteção. Atualmente, existem no mercado, empresas especializadas que fazem esses serviços. Como você pode observar, as vantagens são inúmeras, por isso, vale  a pena o investimento.

Se você for contratar uma empresa para fazer esse serviço, além de buscar um preço acessível, é necessário certificar-se que essa empresa emita um documento atestando a responsabilidade que eles têm sobre seu móvel e garantindo o serviço.

Hoje, existe no mercado produtos industrializados que servem para fazer essa impermeabilização, porém, aconselhamos que você evite de fazer por conta própria, pois esses produtos são inflamáveis, e ao entrar em contato com alguma faísca ou algo que possa gerar fogo, podem causar explosão.


Este tipo de serviço, também não pode ser feito dentro de casa, justamente para evitar esses impactos. Por isso, sempre que alguém especializado for fazer esse trabalho, exija que seja feio em área externa.

Ao fazer a impermeabilização, você está garantindo a conservação e durabilidade dos seus tecidos e objetos por um longo período, sem odores, sem manchas e sem outras sujidades.